ICVA mostra alta de 4,9% nas vendas para o Dia dos Namorados 2024
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho de 2024, cresceram 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023.
O Varejo presencial cresceu 4,1% na data comemorativa.
Já o e-commerce apresentou um aumento ainda maior nas vendas, com alta de 15,5% no faturamento.
Óticas & Joalherias foi o segmento que mais cresceu no período, com variação de 19,1%.
Outros setores que apresentaram desempenho positivo foram:
- Móveis, Eletro & Depto: alta de 12,3%
- Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 9,6%
- Turismo & Transporte: alta de 6,5%
- Supermercados & Hipermercados: alta de 5%
- Varejo Alimentício Especializado: alta de 4,3%
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado:
“No ano passado, houve um feriado bem próximo ao Dia dos Namorados, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirma.
Sul e Nordeste se destacam nas vendas
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5%, respectivamente.
Na sequência, estão:
- Norte: alta de 4,4%
- Centro-Oeste: alta de 3,8%
- Sudeste: alta de 3,7%.
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento.
A maior variação entre os estados foi do Rio Grande do Sul, com 11,4%. Em seguida, as principais altas foram:
- Pará: alta de 6,4%
- Bahia: alta de 5,3%
- Rio de Janeiro: alta de 5%
- Distrito Federal: alta de 4,9%
- Minas Gerais: alta de 4,3%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
Veja também: