Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como administrar as finanças da empresa com um plano de contas

Publicado por Equipe Cielo

Entenda como administrar e controlar finanças da sua empresa de maneira autônoma e eficiente, evitando futuros problemas

O especialista em marketing digital Bruno Ávila explica a função e a necessidade de fazer um plano de contas e estar de olho nos números.
Quanto tempo você dedica para controlar as finanças da sua empresa? Em palestra em Uberlândia (MG), durante o projeto o especialista em marketing digital e youtuber falou sobre a importância de se fazer um plano de contas para saber de onde veio e para onde vai cada centavo da sua empresa.

Confira os melhores momentos da palestra “Como fazer o controle financeiro do seu negócio?” e veja o vídeo na íntegra, para anotar as dicas e garantir a saúde da sua empresa.

 

Faça um plano de contas

A primeira coisa: Não misture o seu dinheiro com o dinheiro da empresa. Encare que, mesmo você sendo dono do negócio, você também é funcionário dele e precisa receber um salário. “Se a empresa ganhou R$ 100 mil, não foi você que ganhou, foi o empreendimento. E a empresa precisa de caixa, para fazer ações, para fazer investimentos internos. Esse salário, claro, é você que decide e esse pagamento deve sair do lucro – e precisa estar previsto nas despesas mensais da empresa“, explica Bruno Ávila.
Centenas de empresas milionárias fecham porque não fazem o controle financeiro. E, para isso, você pode muito bem usar um software ou mesmo um caderno – o importante é começar essa gestão de finanças.
O especialista em empreendedorismo indica os quatro pontos essenciais para o seu plano de gastos:

  1. Receita

É todo o dinheiro que entrou – vendas por boleto, cartões de crédito e débito, transferências.

  1. Despesas fixas e variáveis

Fixo: tudo o que você precisa pagar mensalmente, como aluguel, luz, colaboradores e até papel higiênico. Tudo o que já é previsto, mesmo que os valores sofram pequenas oscilações.
Variáveis: trocas de equipamentos por desgaste, contratação de pessoas para datas específicas etc. Esses gastos devem ser controlados, mas podem surgir fora do planejamento do mês.

  1. Investimentos na empresa

Compra e atualização de equipamentos em busca de melhorias para a empresa. Aqui também entram os investimentos em ações e fundos para aumentar o caixa da empresa.

  1. Movimentação não operacional

É aquilo que não influencia na operação da empresa, quando você pega um empréstimo, por exemplo.

Controle de finanças diário

“É maravilhoso saber quando e quanto sua empresa vai ganhar e, como funcionário da empresa, saber prazos e valores para você receber o salário. Quando você faz o controle financeiro direito, consegue planejar os próximos passos da sua vida pessoal e também da sua empresa”, finaliza. Com um plano mais realista e baseado nos dados da sua realidade, é possível pensar no futuro do seu negócio com os pés no chão.
 

Confira 5 motivos para empreender pela internet e entenda como é fácil vender no WhatsApp.

Dificuldades para controlar as finanças da sua empresa? Dá uma olhada nestas dicas que preparamos para você.

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288