O Dia Nacional dos Animais é celebrado em 14 de março e, para quem tem pet shop, é uma oportunidade incrível para aquecer as vendas!
E não é para menos: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil tem cerca de 140 milhões de bichinhos de estimação, o que faz do país o terceiro maior do mundo em população de pets.
Esse dado mostra bem o tamanho desse mercado e, por isso mesmo, toda empresa que atua neste segmento deve planejar ações para aproveitar essa data para se diferenciar da concorrência e vender mais.
Então, confira algumas ideias de como abordar o Dia Nacional dos Animais no seu pet shop!
Agite suas redes sociais
Poucos temas geram tanto engajamento positivo nas redes sociais como os pets. Por isso, nada mais justo do que agitar esses canais com conteúdos sobre os bichinhos.
Que tal criar um concurso e premiar os pets que tiverem mais curtidas e comentários nas redes? Você pode convidar seus clientes para compartilharem fotos ou vídeos de seus bichinhos e marcarem amigos e o perfil da sua loja, oferecendo em troca serviços ou brindes gratuitos como incentivo.
Crie suas próprias hashtags em homenagem à data e aproveite o movimento no perfil para divulgar promoções também. Ações assim ajudam a ampliar o seu alcance – e, consequentemente, aumentar as suas vendas!
Ah! E você ainda pode gerar links de pagamento para vender nas próprias redes sociais, sem a necessidade de ter um site.
Crie um programa de indicação
Outra ação que ajuda seu pet shop a vender mais é criar um programa de indicação.
Quanto mais pessoas um cliente indicar, mais chances de concorrer a um brinde para o bichinho de estimação.
Se preferir, você também pode oferecer descontos progressivos na compra de produtos ou serviços, de acordo com o número de indicações.
Faça parcerias
Outra forma de impulsionar as vendas do seu pet shop no Dia Nacional dos Pets é fazendo parcerias com outros empreendedores.
Assim, você pode oferecer serviços que complementem o seu mix de produtos.
Um exemplo: se o seu pet shop oferece tosa ou banho, talvez seja interessante ter como parceiro uma empresa que transporte os bichinhos da casa dos tutores até sua loja.
Outra ideia: você pode fazer parceria com uma clínica veterinária para receber indicações, dando descontos ou comissões a cada novo cliente indicado.
Converse com seus consumidores, estude o mercado, avalie o que os concorrentes estão fazendo. Isso vai ajudar a mapear e determinar as parcerias mais adequadas para complementar os serviços e produtos do seu negócio.
Organize uma ação social
Organizar ações sociais também deve fazer parte da estratégia do seu pet shop, já que muitos consumidores preferem prestigiar marcas engajadas em boas causas.
Então, que tal se associar ou promover uma feira de adoção de animais no Dia do Pet? Afinal, quem resolve adotar um pet com certeza vai precisar consumir produtos ou serviços para o bichinho.
Você pode até mesmo montar um pequeno estande de vendas durante o evento ou oferecer um cupom de desconto especial para os novos tutores consumirem na sua loja futuramente!
Facilite o pagamento
A paixão pelos pets faz com que muitos tutores queiram comprar vários acessórios para seus bichinhos. Então, use essa vontade a seu favor para vender mais.
Como? Facilitando o pagamento.
Além de ter maquininhas de cartão que aceitem diversos métodos de pagamento como Pix, QR Code e NFC, não deixe de oferecer também o pagamento parcelado.