Como ter um duradouro relacionamento com o cliente? Confira 5 dicas!
Não é novidade que o relacionamento com o cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, os clientes são o maior ativo de uma companhia, e manter uma comunicação clara e contínua com eles é fundamental para criar laços duradouros.
Um relatório da Deloitte mostra que empresas focadas no cliente geram até 60% mais lucro do que aquelas que não seguem essa estratégia. Uma das razões para isso é a fidelização, que é um dos principais resultados de um bom relacionamento.
Quer saber como fortalecer essa relação e fidelizar seus consumidores? Neste post, vamos apresentar 5 dicas práticas para criar um vínculo sólido e de longo prazo. Continue acompanhando!
O que é relacionamento com o cliente e como ele funciona?
O relacionamento com o cliente é um conceito de marketing e vendas que se refere à conexão que uma empresa estabelece com seus clientes.
É um processo contínuo de construção de laços e confiança, visando satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.
Para funcionar bem, é necessário investir em diferentes formas de atendimento, como os listados abaixo.
- Presencial, que permite uma interação direta.
- Telefônico, que oferece suporte mais ágil.
- Online, que possibilita atendimento via e-mail, chat (bate-papo) ou redes sociais, inclusive com o uso de chatbots (robô de bate-papo) e IA, que facilitam e otimizam todo o processo.
Ou seja, se trata de um conceito que engloba diversos canais de comunicação, o que também é muito conhecido como omnichannel (multicanal, em português).
Nesse conceito, não há um canal melhor que o outro. Cada um tem seu papel na criação de uma experiência positiva e na fidelização dos clientes, garantindo uma parceria duradoura e de confiança.
Por que é vantajoso para a empresa investir no relacionamento com o cliente?
De forma direta, a construção de uma relação de confiança e proximidade com seus consumidores contribui para aumentar sua autoridade e credibilidade no mercado.
Afinal, antes de qualquer relação comercial, é preciso antes estabelecer uma relação humana positiva. E um bom relacionamento se baseia em uma experiência autêntica, com trocas de qualidade, comunicação clara e empática.
No cenário empresarial e comercial, tudo isso se traduz em um atendimento de qualidade em cada um dos pontos de contato e, especialmente, em cada fase do funil de vendas.
E existem dados que comprovam a importância desse investimento.
- Um estudo da Dimension Data revelou que 84% das empresas que priorizam a experiência do cliente registram um aumento em seus faturamentos.
- Um levantamento da PwC mostrou que 89% dos brasileiros consideram a experiência de compra um fator decisivo na hora de escolher uma marca.
- E, de acordo com o relatório do XM Institute, clientes fiéis têm 7 vezes mais chances de testar novos produtos, 5 vezes mais chances de voltar a comprar e 5 vezes mais chances de indicar a empresa para outras pessoas.
O que evitar para oferecer um atendimento ao cliente de excelência?
Oferecer um atendimento ao cliente de excelência exige atenção a diversos detalhes e o evitamento de alguns erros comuns. Um dos principais é ignorar o feedback do cliente.
Ouvir e analisar as opiniões dos clientes é fundamental para identificar oportunidades de melhoria e personalizar o atendimento.
Outro ponto importante é a transparência. Seja claro e honesto com seus clientes e sempre evite falsas promessas e informações incompletas.
A falta de personalização também pode prejudicar o relacionamento com os consumidores. Cada cliente é único e merece um atendimento personalizado.
O desrespeito ao tempo do cliente é outro erro comum. Processos burocráticos e demorados podem gerar frustração e insatisfação.
Para evitar isso, invista em ferramentas que agilizam o atendimento. Um exemplo é o Cielo Checkout. Essa solução oferece uma página de pagamento pronta para integrar ao seu site, o que torna o processo de compra mais rápido e seguro.
Como criar um relacionamento duradouro com o cliente? Veja 5 dicas práticas!
Agora que você já entende a importância do relacionamento com o cliente e quais os principais erros a evitar, vamos às dicas práticas para construir laços duradouros com seus consumidores. Vem com a gente!
1. Conheça e entenda o comportamento do cliente
Para criar um relacionamento duradouro, é fundamental conhecer a fundo o seu cliente. Utilizar dados para entender o comportamento de consumo é o primeiro passo para isso. Nesse cenário, vale contar com ferramentas especializadas, como o Cielo Farol.
O Cielo Farol te dá acesso a informações valiosas sobre as preferências e hábitos de compra dos seus clientes. Assim, você pode personalizar a comunicação e oferecer experiências mais relevantes.
Acesse e veja como o Cielo Farol pode te ajudar a entender melhor o seu negócio e seus clientes!
2. Estabeleça e monitore métricas de satisfação do consumidor
Também é importante implementar e acompanhar métricas e indicadores como:
- Taxa de abandono.
- CSAT (Customer Satisfaction Score, em português Pontuação de Satisfação do Cliente).
- NPS (Net Promoter Score, em português Pontuação Líquida de Promotores).
- FCR (First Call Resolution, em português Resolução no Primeiro Contato).
Basicamente, esses indicadores ajudam a medir o sucesso do atendimento. Um bom exemplo é monitorar o tempo médio de espera e ajustar o atendimento para melhorar a experiência.
Vale citar que empresas que focam em NPS e FCR conseguem identificar rapidamente problemas e melhorar a satisfação.
Leia também:
- KPIs de vendas: o que são, quais os principais e como aproveitar os dados?
- Quais são os principais indicadores de vendas? Como medir e otimizá-los?
3. Ofereça um atendimento empático, personalizado e humanizado
Por um momento, coloque-se no lugar do seu cliente: frustrado, com uma dúvida ou buscando uma solução rápida. O que você gostaria de encontrar? Um atendimento rápido, eficiente e, acima de tudo, humanizado, certo? Pois é.
Outra dica importante é: não force a venda, mas sim ofereça soluções reais de maneira estratégica, personalizada e rápida. Nesse sentido, o Magazine Luiza é um excelente exemplo.
Ao investir em autoatendimento, chatbot e a criação da Lu, vendedora virtual da marca, a empresa conseguiu reduzir o tempo de resposta, oferecer um atendimento mais eficiente e criar uma conexão mais próxima com os consumidores.
Saiba mais: Aprenda como encantar o cliente no primeiro atendimento
4. Crie uma rotina de gestão do relacionamento com o cliente
A essa altura do campeonato, já ficou claro que o relacionamento com o cliente não se trata de uma partida única, mas sim de uma competição contínua e em constante desenvolvimento, certo?
Portanto, estabelecer uma rotina de gestão é fundamental para acompanhar a evolução desse relacionamento e identificar táticas e oportunidades de melhoria.
Acompanhe as métricas de satisfação do cliente, realize pesquisas de satisfação e mantenha uma comunicação constante com seus consumidores. Assim, sua empresa estará mais perto do gol!
Leia também:
- Saiba como vender mais oferecendo formas de pagamento inovadoras
- Veja como melhorar a experiência do cliente com a integração de pagamentos
- Veja como a API Cielo E-commerce pode fazer a diferença nas vendas da sua empresa
5. Invista em tecnologia e ferramentas para o atendimento
A tecnologia já é uma grande aliada na construção de um relacionamento duradouro com o cliente. Prova disso é que os sistemas e softwares de gestão já são bem conhecidos e adotados.
Mas a tecnologia não para de evoluir para resolver os principais desafios das empresas e consumidores, especialmente no que diz respeito à experiência de compra.
Um exemplo disso é a maquininha Cielo LIO On, que integra todo o PDV da empresa, facilitando e agilizando o processo de vendas.
As soluções de e-commerce da Cielo também são excelentes opções, uma vez que oferecem segurança, agilidade e personalização na experiência de compra online.
E a gente não para por aí…
Conte com as soluções da Cielo para criar conexões duradouras com seus clientes!
A Cielo se preocupa em oferecer experiências diferenciadas de pagamento que impactam positivamente nossos clientes.
Como a maior adquirente do Brasil, disponibilizamos informações geradas a partir de cerca de 7 bilhões de transações em nosso sistema. É muita coisa!
Nosso portfólio inclui soluções avançadas, desde as nossas famosas maquininhas de pagamento até soluções completas para e-commerce e ferramentas de inteligência de dados.
Todas essas soluções ajudam seu negócio a se destacar e a criar relacionamentos duradouros com seus clientes.
Conclusão
O relacionamento com o cliente é um investimento estratégico que gera diversos benefícios para a empresa. Os principais são aumento da receita, fidelização e fortalecimento da marca.
Neste artigo você conferiu 5 dicas certeiras de como estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes e ficar cada vez mais perto desses objetivos.
Mas diz aí, gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados no Blog Cielo!