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Como ter um duradouro relacionamento com o cliente? Confira 5 dicas!

Confira no Blog Cielo 5 dicas essenciais (e eficazes) para fortalecer o relacionamento com o cliente, fidelizar consumidores e aumentar seu lucro.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor e cliente de mãos dados simbolizando o bom relacionamento com o cliente

Não é novidade que o relacionamento com o cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, os clientes são o maior ativo de uma companhia, e manter uma comunicação clara e contínua com eles é fundamental para criar laços duradouros. 

Um relatório da Deloitte mostra que empresas focadas no cliente geram até 60% mais lucro do que aquelas que não seguem essa estratégia. Uma das razões para isso é a fidelização, que é um dos principais resultados de um bom relacionamento.

Quer saber como fortalecer essa relação e fidelizar seus consumidores? Neste post, vamos apresentar 5 dicas práticas para criar um vínculo sólido e de longo prazo. Continue acompanhando!

O que é relacionamento com o cliente e como ele funciona?

O relacionamento com o cliente é um conceito de marketing e vendas que se refere à conexão que uma empresa estabelece com seus clientes

É um processo contínuo de construção de laços e confiança, visando satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

Para funcionar bem, é necessário investir em diferentes formas de atendimento, como os listados abaixo. 

  • Presencial, que permite uma interação direta.
  • Telefônico, que oferece suporte mais ágil. 
  • Online, que possibilita atendimento via e-mail, chat (bate-papo) ou redes sociais, inclusive com o uso de chatbots (robô de bate-papo) e IA, que facilitam e otimizam todo o processo. 

Ou seja, se trata de um conceito que engloba diversos canais de comunicação, o que também é muito conhecido como omnichannel (multicanal, em português).

Nesse conceito, não há um canal melhor que o outro. Cada um tem seu papel na criação de uma experiência positiva e na fidelização dos clientes, garantindo uma parceria duradoura e de confiança.

Por que é vantajoso para a empresa investir no relacionamento com o cliente?

De forma direta, a construção de uma relação de confiança e proximidade com seus consumidores contribui para aumentar sua autoridade e credibilidade no mercado. 

Afinal, antes de qualquer relação comercial, é preciso antes estabelecer uma relação humana positiva. E um bom relacionamento se baseia em uma experiência autêntica, com trocas de qualidade, comunicação clara e empática.

No cenário empresarial e comercial, tudo isso se traduz em um atendimento de qualidade em cada um dos pontos de contato e, especialmente, em cada fase do funil de vendas

E existem dados que comprovam a importância desse investimento.

  • Um estudo da Dimension Data revelou que 84% das empresas que priorizam a experiência do cliente registram um aumento em seus faturamentos
  • Um levantamento da PwC mostrou que 89% dos brasileiros consideram a experiência de compra um fator decisivo na hora de escolher uma marca. 
  • E, de acordo com o relatório do XM Institute, clientes fiéis têm 7 vezes mais chances de testar novos produtos, 5 vezes mais chances de voltar a comprar e 5 vezes mais chances de indicar a empresa para outras pessoas.

Vendedor atendendo o cliente representando o bom relacionamento com o cliente

O que evitar para oferecer um atendimento ao cliente de excelência?

Oferecer um atendimento ao cliente de excelência exige atenção a diversos detalhes e o evitamento de alguns erros comuns. Um dos principais é ignorar o feedback do cliente

Ouvir e analisar as opiniões dos clientes é fundamental para identificar oportunidades de melhoria e personalizar o atendimento.

Outro ponto importante é a transparência. Seja claro e honesto com seus clientes e sempre evite falsas promessas e informações incompletas.

A falta de personalização também pode prejudicar o relacionamento com os consumidores. Cada cliente é único e merece um atendimento personalizado.

O desrespeito ao tempo do cliente é outro erro comum. Processos burocráticos e demorados podem gerar frustração e insatisfação. 

Para evitar isso, invista em ferramentas que agilizam o atendimento. Um exemplo é o Cielo Checkout. Essa solução oferece uma página de pagamento pronta para integrar ao seu site, o que torna o processo de compra mais rápido e seguro.

Clique aqui para conhecer o Cielo Checkout e como ele facilita a experiência de compra para seus clientes!

Como criar um relacionamento duradouro com o cliente? Veja 5 dicas práticas!

Agora que você já entende a importância do relacionamento com o cliente e quais os principais erros a evitar, vamos às dicas práticas para construir laços duradouros com seus consumidores. Vem com a gente!

1. Conheça e entenda o comportamento do cliente

Para criar um relacionamento duradouro, é fundamental conhecer a fundo o seu cliente. Utilizar dados para entender o comportamento de consumo é o primeiro passo para isso. Nesse cenário, vale contar com ferramentas especializadas, como o Cielo Farol

O Cielo Farol te dá acesso a informações valiosas sobre as preferências e hábitos de compra dos seus clientes. Assim, você pode personalizar a comunicação e oferecer experiências mais relevantes

Acesse e veja como o Cielo Farol pode te ajudar a entender melhor o seu negócio e seus clientes!

2. Estabeleça e monitore métricas de satisfação do consumidor

Também é importante implementar e acompanhar métricas e indicadores como: 

  • Taxa de abandono.
  • CSAT (Customer Satisfaction Score, em português Pontuação de Satisfação do Cliente).
  • NPS (Net Promoter Score, em português Pontuação Líquida de Promotores). 
  • FCR (First Call Resolution, em português Resolução no Primeiro Contato).

Basicamente, esses indicadores ajudam a medir o sucesso do atendimento. Um bom exemplo é monitorar o tempo médio de espera e ajustar o atendimento para melhorar a experiência. 

Vale citar que empresas que focam em NPS e FCR conseguem identificar rapidamente problemas e melhorar a satisfação.

Leia também: 

3. Ofereça um atendimento empático, personalizado e humanizado

Por um momento, coloque-se no lugar do seu cliente: frustrado, com uma dúvida ou buscando uma solução rápida. O que você gostaria de encontrar? Um atendimento rápido, eficiente e, acima de tudo, humanizado, certo? Pois é. 

Outra dica importante é: não force a venda, mas sim ofereça soluções reais de maneira estratégica, personalizada e rápida. Nesse sentido, o Magazine Luiza é um excelente exemplo.

Ao investir em autoatendimento, chatbot e a criação da Lu, vendedora virtual da marca, a empresa conseguiu reduzir o tempo de resposta, oferecer um atendimento mais eficiente e criar uma conexão mais próxima com os consumidores.

Saiba mais: Aprenda como encantar o cliente no primeiro atendimento

4. Crie uma rotina de gestão do relacionamento com o cliente

A essa altura do campeonato, já ficou claro que o relacionamento com o cliente não se trata de uma partida única, mas sim de uma competição contínua e em constante desenvolvimento, certo? 

Portanto, estabelecer uma rotina de gestão é fundamental para acompanhar a evolução desse relacionamento e identificar táticas e oportunidades de melhoria

Acompanhe as métricas de satisfação do cliente, realize pesquisas de satisfação e mantenha uma comunicação constante com seus consumidores. Assim, sua empresa estará mais perto do gol!

Leia também: 

5. Invista em tecnologia e ferramentas para o atendimento

Empresário criando um bom relacionamento com o cliente

A tecnologia já é uma grande aliada na construção de um relacionamento duradouro com o cliente. Prova disso é que os sistemas e softwares de gestão já são bem conhecidos e adotados. 

Mas a tecnologia não para de evoluir para resolver os principais desafios das empresas e consumidores, especialmente no que diz respeito à experiência de compra. 

Um exemplo disso é a maquininha Cielo LIO On, que integra todo o PDV da empresa, facilitando e agilizando o processo de vendas.

As soluções de e-commerce da Cielo também são excelentes opções, uma vez que oferecem segurança, agilidade e personalização na experiência de compra online

E a gente não para por aí… 

Conte com as soluções da Cielo para criar conexões duradouras com seus clientes!

A Cielo se preocupa em oferecer experiências diferenciadas de pagamento que impactam positivamente nossos clientes. 

Como a maior adquirente do Brasil, disponibilizamos informações geradas a partir de cerca de 7 bilhões de transações em nosso sistema. É muita coisa!

Nosso portfólio inclui soluções avançadas, desde as nossas famosas maquininhas de pagamento até soluções completas para e-commerce e ferramentas de inteligência de dados

Todas essas soluções ajudam seu negócio a se destacar e a criar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Conheça as soluções da Cielo e descubra como podemos ajudar seu negócio a oferecer experiências de pagamento diferenciadas.

Conclusão

O relacionamento com o cliente é um investimento estratégico que gera diversos benefícios para a empresa. Os principais são aumento da receita, fidelização e fortalecimento da marca.

Neste artigo você conferiu 5 dicas certeiras de como estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes e ficar cada vez mais perto desses objetivos. 

Mas diz aí, gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados no Blog Cielo!

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