11 ideias de promoções para o Dia do Consumidor. Conheça as melhores ações!
Se você pensa em ideias de promoção para o Dia do Consumidor, nada melhor do que conferir algumas sugestões para ajudar no seu planejamento.
Afinal, esta é uma data com um bom potencial e pode fazer a diferença, principalmente para negócios abertos com pouco dinheiro e que precisam de um retorno para o investimento.
Então se você precisa atrair clientes, confira o nosso conteúdo.
Além de dar 11 boas ideias de ideias de promoções para o dia do consumidor, também explicamos por que essa data pode fazer a diferença para o seu empreendimento.
O que é o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor é uma data comemorativa instituída em celebração a um discurso dado em 1962 pelo ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, exaltando a importância de uma relação justa entre empresas e clientes.
A partir dos anos 1980, a data passou a ser celebrada no mundo inteiro.
Embora não seja tão conhecido no Brasil, o Dia do Consumidor tem ganhado importância nos últimos anos.
Em 2022, as vendas na internet pela data cresceram 40% em relação ao ano anterior, segundo um levantamento da plataforma de busca para e-commerce SmartHint.
Na ocasião, o ticket médio – ou seja, a média do valor gasto por cada cliente – foi de R$ 282,78.
No ano seguinte, outra pesquisa, essa do banco digital Mercado Pago, apontou que mais de 60% dos consumidores planejavam fazer compras pela data.
São dados que mostram que é importante pensar em ideias de promoção para o Dia do Consumidor.
Quando é celebrado o Dia do Consumidor?
Oficialmente, o Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março.
Porém, os principais varejistas brasileiros instituíram que o Dia do Consumidor no país seria na quarta-feira mais próxima a esta data.
Desde 2014, quando a data foi instituída no país, as principais lojas do país apostam na Semana do Consumidor.
Em 2023, a data caiu exatamente no dia 15 de março, com as promoções sendo divulgadas na semana de 12 a 18 de março.
Nos próximos anos, o Dia e a Semana do Consumidor cairão nas seguintes datas:
- 2024: 13 de março (semana de 10 a 16)
- 2025: 12 de março (semana de 9 a 15)
- 2026: 18 de março (semana de 15 a 21)
- 2027: 17 de março (semana de 14 a 20)
- 2028: 15 de março (semana de 12 a 18)
- 2029: 14 de março (semana de 11 a 17)
- 2030: 13 de março (semana de 10 a 16).
Vale a pena pensar em ideias de promoção para o Dia do Consumidor para essas datas.
Por que antecipar o planejamento das ações do Dia do Consumidor?
Mesmo que ainda falte um bom tempo, ter boas ideias de promoções para o Dia do Consumidor é essencial para que seu negócio esteja bem preparado quando chegar a data.
Afinal, sem um plano de negócio bem elaborado, você corre o risco de apresentar apenas promoções genéricas, que não vão empolgar o público.
Para se destacar, é preciso conhecer as características dos consumidores e saber quais produtos colocar à venda, além de muitos outros detalhes.
Essa etapa vale tanto para grandes redes de varejo quanto para pequenos empreendedores que montaram seu negócio com até R$ 5 mil.
Como as melhores ideias de promoção ajudam a vender?
A concorrência acirrada, tanto entre lojas físicas quanto virtuais, tem tornado os clientes cada vez mais exigentes.
Hoje em dia, é muito fácil pesquisar preços e buscar os itens mais adequados às necessidades de cada pessoa.
Por isso, as ideias de promoção para o Dia do Consumidor mais eficientes são aquelas planejadas de acordo com as características do público.
A ideia é chamar a atenção do cliente para que, além de perceber a intenção da empresa de agradar o seu perfil, ele sinta uma necessidade de aproveitar a vantagem da oferta enquanto é tempo.
Confira abaixo várias formas de se fazer isso.
11 ideias de promoções para o Dia do Consumidor
Chegou a hora de você conferir nossas 11 ideias de promoções para o Dia do Consumidor.
1. Ofereça descontos especiais
Parece óbvio, mas é importante que você ofereça descontos reais nos produtos que vender.
Ou seja, nada de inflar preços para oferecer a chamada “metade do dobro” aos seus clientes.
Você pode dar descontos mais leves em itens com bastante saída e baixar bastante os preços de itens encalhados no estoque para que a promoção funcione.
2. Dê frete grátis a partir de um determinado valor
O valor do frete representa uma das maiores objeções para quem vende pela internet.
Por isso, cortar esse custo é uma forma poderosa de aumentar as vendas.
É preciso determinar um valor mínimo de compras para que o cliente não precise pagar pelo transporte, senão você corre o risco de ter prejuízo.
Faça as contas para definir um preço para garantir sua margem de lucro e, se precisar, negocie com os transportadores.
3. Promova uma campanha de indicação
Nas campanhas de indicação, o lojista premia o consumidor que indicar outra pessoa para fazer compras no estabelecimento.
Você pode criar uma campanha ainda mais atrativa dando prêmios, descontos ou outras vantagens tanto a quem indicou quanto ao indicado.
4. Compre um e ganhe outro
Nesse tipo de promoção, cada consumidor que compra um produto específico ganha outro item de brinde.
Assim, você pode combinar um artigo com um bom potencial de saída e uma margem de lucro interessante com outro que esteja encalhado no estoque.
5. Distribua brindes especiais
Brindes podem ser um bom incentivo para que o cliente faça compras de itens com alto valor.
O ideal é presentear o consumidor com um mimo que tenha relação com o objeto vendido.
Por exemplo, um estojo para guardar o óculos comprado, uma garrafa térmica ou um squeeze junto com um artigo esportivo ou um jogo de palhetas junto com um instrumento musical.
6. Crie pacotes de produtos com preços exclusivos
A criação de pacotes e combos de produtos é uma forma de aumentar o seu ticket médio.
Você reúne um conjunto de itens e define um preço mais baixo do que a soma dos valores desses itens, para que saia mais barato comprar os objetos juntos do que separados.
Procure combinar itens que se complementam entre si.
Alguns exemplos são conjuntos com uma bermuda e uma camiseta, jogos com xícaras e pires e kits com lâmina, espuma e creme para barba ou depilação.
7. Faça ofertas relâmpago
Você pode oferecer descontos interessantes apenas por algumas horas para atrair consumidores.
Divulgue estas ofertas relâmpago em seu site, suas redes sociais e diretamente para os clientes que forneceram seus dados de contato – desde que eles tenham autorizado você a enviar mensagens, é claro.
Assim, você usa um dos gatilhos mentais mais poderosos, gerando um senso de urgência para que eles não deixem de aproveitar as vantagens enquanto é tempo.
8. Promova sorteios ou concursos
Sorteios e concursos são ótimas maneiras de mobilizar e engajar seus clientes.
Em sorteios, a Lei 5768/71 determina que devem ser usados como base os resultados da loteria federal.
Outra possibilidade é realizar concursos culturais, pedindo que os clientes façam desenhos ou textos para selecionar o mais criativo.
Nesses casos, os temas do concurso não podem remeter diretamente à sua marca ou a algum produto que sua loja vende.
9. Lançamento de produtos
Aproveitar a data para apresentar uma nova linha da sua marca pode ser uma boa ideia para chamar a atenção dos consumidores.
Além de serem atraídos pela novidade, os clientes vão se sentir homenageados pela escolha da data.
Você também pode enviar convites exclusivos para seus clientes mais fiéis e engajados, para celebrar o relacionamento com sua marca, ou lançar produtos de edição limitada com sua marca.
10. Ofereça experiências únicas
O público espera que o Dia do Consumidor seja uma forma de celebrar sua relação com a loja, por isso realizar um atendimento ainda melhor do que de costume pode ser uma iniciativa importante na data.
Em lojas físicas, você pode fazer um coquetel para os consumidores ou receber todos os que entrarem com brindes e petiscos.
Já no e-commerce, inclua brindes com recados para agradecer um cliente pela compra dentro de cada pacote enviado.
11. Proporcione benefícios para compras futuras
Oferecer um benefício para a próxima compra é uma ação duplamente vantajosa, pois além de recompensar seu cliente, você ajuda a alavancar mais vendas no futuro.
Você pode dar um cupom de desconto ou criar um cashback – em que parte do valor gasto pode ser usado nas próximas compras.
Outras possibilidades são oferecer brindes e fretes grátis para o cliente que voltar a comprar no seu estabelecimento.
Quais são as expectativas para esta data? Defina suas metas
Você conferiu acima 11 ideias de promoção para o Dia do Consumidor que podem ajudar a explorar ao máximo as oportunidades dessa data comemorativa.
Na hora de elaborar o seu planejamento, é importante definir as metas e objetivos para a data.
Assim, ao longo da semana, você e sua equipe terão uma referência para seguir durante todo o atendimento, desde o primeiro contato até depois de fechar a venda.
Aliás, a cobrança é um momento importante, em que você poderá demonstrar o profissionalismo e a seriedade do seu negócio ao aceitar diversas formas de pagamento.
Muitos clientes poderão pedir para pagar por cartão de crédito, Pix e outros, e é importante poder receber nesses formatos.
Você pode usar uma máquina de cartão de crédito ou uma ferramenta para vendas online.
As soluções da Cielo permitem aceitar pagamentos de diversas bandeiras de cartão, além do Pix por QR Code, em uma experiência tranquila e fluida.