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Como prevenir fraudes no seu negócio? Veja dicas para proteger sua operação!

Publicado por Equipe Cielo

Comerciante ou comprador, todo mundo conhece alguém que já foi fraudado no cartão de crédito. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking deste tipo de crime no ecommerce, de acordo com pesquisa realizada pela ACI Worldwide. E é por isso que saber como prevenir fraudes torna-se essencial para o sucesso de todo negócio.

 

Os casos mais comuns estão ligados a roubo de dados, uso não autorizado de informações de terceiros e o chargeback (contestação de uma compra por parte do consumidor).

 

Um estudo da Nord Security revela que cerca de 71% dos brasileiros já foram vítimas de, no mínimo, um golpe online. As fraudes mais frequentes são sobre finanças e dados bancários.

 

Também crescem os golpes nos quais as vítimas são induzidas, geralmente em contatos telefônicos, a liberar os dados e até mesmo os próprios cartões.

 

Tanto no ambiente físico quanto em e-commerces, dados cadastrais e financeiros de clientes e comerciantes merecem cuidado redobrado. Aceitar cartões de crédito é uma alternativa rápida e segura, mas merece atenção.

 

Por isso, fizemos uma lista de dicas de como evitar golpes com cartão com algumas soluções práticas para tornar as transações mais seguras. Você está preparado? Vamos lá!

 

Veja como evitar fraudes com o cartão de crédito

Que a internet e qualquer outro tipo de tecnologia facilita a nossa rotina já não é novidade para ninguém. Realizar pesquisas de preços de produtos e comprá-los nunca foi tão fácil. Bastam alguns cliques e podemos ver centenas de itens de diferentes estabelecimentos.
Como falamos, essas facilidades podem trazer novos problemas.

 

Segundo a Serasa Consumidor, os feriados, apesar de serem ótimas datas para o comércio vender mais, também podem servir como alerta para os empreendedores. Nas vésperas e durante estes períodos, as chances de uma empresa sofrer com fraude aumentam 25%, de acordo com o departamento Antifraude da empresa.

 

Além disso, os fraudadores optam por atacar pequenos negócios em períodos de feriados. Por isso, é importante ficar atento às informações que vamos destacar para proteger o seu comércio e saber como prevenir fraudes.

 

Leia mais: Aceite cartões em vendas online com o Link de Pagamento

Qual é o principal risco que você corre?

Não receber o pagamento pelo produto ou serviço que vendeu, o que aumenta a inadimplência do negócio.

Qual é a tentativa de fraude mais comum?

Ainda de acordo com a Serasa, a tentativa fraudulenta mais comum é a do roubo de identidade. Isto é, a pessoa que faz a compra se passa por titular com um documento que não pertence a ela.

 

Trata-se de um ato constante em épocas de muito movimento no varejo. Se o comércio não se previne com ferramentas e sistema antifraude, fica mais vulnerável e propício a um golpe.

Qual é a solução?

No comércio físico, o mais básico e que não deve deixar de ser feito é o cuidado na hora de avaliar os documentos apresentados. Outras soluções adotadas por empreendimentos para saber como prevenir fraudes são:

 

  1. rastreio e reconhecimento de dispositivo de compra (IP e localizador geográfico);
  2. registro de informações dos clientes com histórico de últimas compras;
  3. travas de segurança e monitores que detectam atividades maliciosas;
  4. perguntas de segurança;
  5. comparação de endereços de entrega e de pagamento;
  6. envio de e-mail e telefonemas entre estabelecimento e comprador.

 

Sim, é necessário fazer um investimento financeiro para evitar fraudes no negócio. Porém, comparado aos custos para reparar situações fraudulentas, o valor será menor.

 

Por isso, contar com um sistema antifraude e manter contato com especialistas de segurança da informação pode ser a saída mais eficiente para minimizar as dores de cabeça com ações maliciosas.

 

Principais tipos de golpes

Como se proteger de algo que não conhece? Por isso, o ideal é que você esteja por dentro de todos os golpes possíveis se quiser saber como combater fraudes no ecommerce ou em lojas físicas.

 

Claro, não estamos pedindo para que seja um especialista, mas você deve saber identificar uma fraude quando se deparar com a situação. Para ajudá-lo, que tal conhecer as principais ocorrências?

Roubo de identidade

Por meio desta fraude, criminosos fazem transações usando perfis diferentes. Eles visam informações pessoais como nomes, e-mails, endereços ou dados de cartão de crédito e conta bancária.

 

Com as informações em mãos, os golpistas fazem transações com nome falso. Por isso, todo estabelecimento deve evitar que compras sejam efetuadas com cartões com dados de terceiros.

 

Além disso, ao aprender sobre como prevenir fraudes, vale lembrar que roubo de senhas ou apenas ter os números do cartão é o suficiente para que criminosos se apropriem de identidades.  Portanto, ter o histórico de compra do cliente e exigir um cadastro para realizar compras online é importante para conseguir localizar o indivíduo após a fraude.

 

Fraude amigável

Quem nunca fez uma venda online e o cliente alegou não ter feito a transação para o banco e afirma que os seus dados foram roubados? Isso é chamado de chargeback.

Os criminosos usam dados roubados para fazer compras, mas não enviam seus endereços domiciliares. Eles usam informações de intermediários para concluir a transação e encaminhar os produtos.

Fraudes de afiliados

Ela visa a manipulação de estatísticas de tráfego ou inscrição de afiliados para obtenção de pontos ou de dinheiro de programas.

 

Para isso, eles usam processos automatizados e conseguem acessar os dados de pessoas reais e fazer login em sites com contas falsas, mas com informações legítimas de outro indivíduo.

Autofraude

Quando o proprietário do cartão faz a compra e, com má intenção, diz não reconhecê-la quando chega a fatura do cartão de crédito.

 

Atente-se ao chargeback

Como falamos, a rotina de um negócio digital exige que o empreendedor esteja preparado para novos problemas além de saber como prevenir fraudes. O chargeback, termo já citado neste conteúdo, é um dos que podem aparecer com grande frequência.

Mas você sabe o que é chargeback?

Chargeback é o cancelamento de vendas online realizadas no cartão de crédito ou débito. Elas acontecem por causa do não reconhecimento da compra pelo titular ou até mesmo pela transação não respeitar as regulamentações previstas nos contratos, termos, manuais editados pelas administradoras.

 

Podemos concluir que é uma ferramenta criada pelas operadoras de cartão com o objetivo de garantir maior segurança nas operações realizadas, especialmente em casos de antifraude para ecommerce.

 

Entretanto, esse método de segurança que protege os consumidores, algumas vezes, pode deixar as empresas de mãos atadas. Vale destacar: somente o portador do cartão pode solicitar o chargeback à operadora.

E como o empreendedor pode se proteger?

Além de aprender como prevenir fraudes, saiba que a Cielo conta com um produto chamado 3DS 2.0 que pode ajudá-lo nesse desafio.

 

Trata-se de um protocolo de autenticação antifraude para ecommerce que, além de estimular o uso de cartão de débito em vendas online, passa a responsabilidade do chargeback por fraude para o banco emissor. Ou seja, se houver atividade maliciosa, seu negócio não sairá perdendo.

O 3DS 2.0 vai além da segurança para o varejista e proporciona uma experiência fluida, simples e transparente ao consumidor, o que certamente aumenta o número de vendas. Afinal, esse é um dos principais pilares para quem trabalha no ambiente digital.

As vendas online aumentaram muito após a pandemia. Com isso, os empreendedores devem redobrar a atenção com possíveis ataques fraudulentos. Além disso, separamos mais dicas abaixo que vão te ajudar a garantir uma proteção extra contra golpes. Confira!

Como prevenir fraudes em um ponto comercial?

No caso de ter um negócio físico, siga sempre essas etapas abaixo.

1) Realize um cadastro do cliente

Peça dados básicos do seu cliente (nome, CPF, telefone e e-mail) e faça um cadastro de vendas. Com isso, você garante um contato direto com o usuário para evitar possíveis problemas com pagamento.

 

Além disso, terá em mãos contatos para avisar o consumidor sobre promoções e ações na sua loja.

2) Peça documentos em compras de valor alto

Em caso de vendas de alto valor, peça um documento com foto. Desta forma, você tem certeza que as informações fornecidas pelo cliente conferem com os dados do cartão.

3) Verifique rapidamente o cartão de crédito

Faça também uma verificação básica. Passe os dedos sobre os números do plástico e note se eles apresentam relevo, verifique se há o selo metalizado da bandeira na parte de trás.

4) Emita a nota fiscal do pedido

Nela, deverá constar modelo, marca, cor, valor, data da compra – faça uma dupla checagem na numeração do produto para ter certeza de todos os detalhes de entrada e saída de mercadorias do seu estabelecimento.

5) Cuidado com a sua maquininha

E a dica mais importante de como prevenir fraudes é: apenas o lojista deve manusear a maquininha de cartão, nunca deixe a mesma nas mãos do cliente.

Como combater fraudes no e-commerce?

Se possui uma loja virtual, é muito importante que siga essas dicas que selecionamos.

1) Invista em um ambiente virtual seguro

Verifique se o site da sua empresa apresenta o ícone de um cadeado fechado no alto do seu navegador de acesso à internet – trata-se de um selo de certificação de segurança.

 

Lojas que possuem o endereço inicial “https” (com o “s” antes do “www”) têm esse certificado. Isso significa que é um ambiente virtual seguro e os dados de cartões não correm riscos.

2) Fique atento às avaliações do seu negócio

Tenha certeza de que seu negócio tem boas recomendações em sites de avaliação e, em casos de comentários negativos, faça um esforço para responder e resolver os problemas.

 

É importante ter uma equipe dedicada a isso, caso o número de reclamações possa ser grande, pois quanto antes responder as questões, mais avaliações positivas pode ganhar.

 

Lembre-se que as avaliações podem ser feitas em sites especializados, como Reclame Aqui, Google Negócios e até mesmo por comentários nas redes sociais, então é preciso acompanhar todos esses canais.

3) Invista em um sistema antifraude

Para você que busca entender como combater fraudes no ecommerce e já tem uma loja virtual, a API e-Commerce Cielo é a solução digital com sistema antifraude de inteligência neural (oferecendo uma das melhores ferramentas do mercado, com informações estratégicas sobre comportamento de compra dentro e fora do mundo digital).

4) Mantenha comunicações sobre o status de cada compra

Avise o seu cliente sobre a compra realizada em nome dele na sua loja virtual, seja por e-mail, SMS ou pelo WhatsApp, apontando o status do pedido.

 

Para vender com mais segurança e saber como prevenir fraudes, esteja atento às informações que ele fornece e também em relação às soluções que você usa no seu negócio. Cuidado com a maquininha de cartão e até os certificados de segurança do seu e-commerce vão ajudar a aumentar suas vendas.

 

É importante que proteja ao máximo os dados dos seus clientes, principalmente em ambiente virtual, visto que os golpes e as fraudes evoluem com o tempo. Por isso, utilizar ferramentas que estão em constante atualização garante uma maior segurança para todos.

 

Uma forma eficiente de evitar fraudes na internet é adequar o seu ecommerce à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Dessa maneira, você evita o vazamento de dados dos seus clientes, uma vez que os mesmos não poderão mais ser acessados sem permissão.

 

Este tipo de cuidado impedirá que terceiros acessem as informações, o que ajuda a inibir o uso indevido.

 

A Cielo acredita no desenvolvimento dos empreendedores de todos os tamanhos e setores que movimentam o varejo diariamente. Por isso, investimos em segurança para proteger clientes e consumidores que usam os nossos equipamentos diariamente.

 

Agora ficou claro por que ter a máquina da Cielo é a melhor opção para você que busca prevenir fraudes. Sabia que a cada duas transações no Brasil, uma passa pelos nossos equipamentos?

 

Além de investir em tecnologia de ponta para vender com mais segurança, oferecemos soluções que aceitam mais de 80 bandeiras! Ou seja, você tem todos os motivos para ter uma Cielo para chamar de sua.

 

Depois dessas dicas de como prevenir fraudes, veja aqui qual a melhor máquina da Cielo para o seu negócio e contrate já!

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