Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Dez perguntas para responder antes de empreender

Entenda a importância dos questionamentos para criar seu plano de negócios.
Publicado por Equipe Cielo

Empreender é jogar os dados em um universo de dúvidas e incertezas, já que o caminho para o sucesso não tem manual de instruções. Algumas questões podem ser mais importantes que outras e é preciso ter isso em mente para não enlouquecer ou desistir de começar um negócio – seja por falta de planejamento ou falta de pesquisa do mercado.

Você está preparado para responder todas as perguntas importantes antes de abrir um negócio? Se precisar de investimento, o desafio é ainda maior.

Por que você decidiu empreender? Teve uma grande ideia ou foi obrigado a adaptar-se a uma nova realidade, como uma demissão? Tem noções de gerenciamento de empresas e planejamento financeiro? Qual é a sua meta? E o seu propósito?

10 perguntas importantes que você precisa responder antes de abrir um negócio

Abaixo vamos mostrar todas as perguntas que são importantes para empreendedores iniciantes, questões para as quais você precisa ter resposta antes de dar o pontapé inicial. Confira a seguir.

1) O que move você?

Não há resposta certa ou errada, mas você precisa ter um propósito. Pode ser o desejo de inovar, de não ter chefe ou de apostar em uma causa. Não importa. O propósito dá fôlego ao seu negócio, é o valor que chega para seus clientes.

O seu propósito em empreender será a mola motriz do seu negócio tanto no dia a dia da sua empresa como, principalmente, nos momentos mais desafiadores da sua vida enquanto empreendedor.

2) Qual o diferencial da sua marca?

Aqui está a mais essencial de todas as perguntas importantes antes de abrir um negócio que qualquer empreendedor deveria responder. Seja um cliente ou um investidor, a regra é a mesma: eles vão apostar em você se conseguir colocar valor no que oferece.

Por isso, seu produto ou serviço precisa ter um diferencial e ser uma oportunidade de negócios. Não basta que seja fruto de um sonho de realização sua. Para que você tenha sucesso, pense no que sua empresa irá oferecer ao seu cliente de forma a responder todas as necessidades dele e um pouco mais.

3) Quais são as suas metas?

Empreendedores precisam definir objetivos possíveis para, então, responder como os alcançarão. Onde você quer estar daqui a cinco ou dez anos?

Para o seu projeto chegar lá, você precisa fazer um plano de negócios detalhado e o planejamento financeiro da empresa.

É nessa hora que também verá o seu empreendimento com riqueza de detalhes. Pode ser que avalie melhor se tem mesmo o perfil, sobre as dimensões e valores iniciais para o seu negócio, bem como a sua viabilidade no mercado.

4) Quanto terá que investir?

Essa é, sem dúvida, a mais fundamental de todas as perguntas importantes antes de abrir um negócio! Enumere todos os custos que você terá: locação de estabelecimento, equipe, contas fixas (como água e luz), capital de giro, taxa de franquia (se for o caso).

Inclusive é aqui que você precisa prever o seu pró-labore, ou seja, a sua hora-trabalho como empreendedor. Muitas pessoas confundem esse ganho com o lucro e acabam se perdendo na organização do fluxo de caixa por causa disso.

5) Como vai se manter até seu negócio dar lucro?

Essa é uma das dificuldades que precisam ser mapeadas. Em geral, os negócios começam a dar lucro em três anos. Como você vai se manter durante esse tempo?

Se você tem um emprego, especialistas afirmam que a melhor saída é manter os dois trabalhos paralelamente até o seu negócio decolar, uma vez que, para crescer, precisa reinvestir o que ganhou.

6) Como lida com riscos?

Sim, essa questão também precisa estar na sua lista de perguntas importantes antes de abrir um negócio. Não se engane, empreender é viver com incertezas.

Você precisa se sentir confortável em situações assim, porque elas vão se repetir muitas vezes na sua trajetória. Montar o próprio negócio é estar preparado para sair da zona de conforto, pois só assim estará propício ao sucesso e ao crescimento.

7) É disciplinado?

Aquela ideia que empreender é ter autonomia sobre sua agenda é verdade – em parte. De fato, você vai conseguir gerir seu tempo. Mas precisará trabalhar muito para o negócio dar certo e ter disciplina é essencial.

Atrasos, faltas e ruídos na comunicação espantam clientes. E quando se é dono do próprio negócio, por não ter uma pessoa te gerenciando é que justamente fica mais fácil de procrastinar e cometer erros.

8) Você é bom em tomar decisões?

Saiba que entre as perguntas importantes antes de abrir um negócio esta deve ser respondida com profunda reflexão. Empreender significa fazer escolhas, sempre.

Elas mudam ao longo da jornada – e naturalmente tornam-se mais complexas. Se a pessoa não se sentir confortável nesta posição, provavelmente terá problemas nos negócios.

9) Que tipo de líder você quer ser?

Ser líder não significa ser chefe. Um líder inspira. E não existe um só modelo. Há líderes que são mão na massa, enquanto outros são mais questionadores. O importante é mapear seus pontos fortes e trabalhar os fracos.

Afinal, seus colaboradores e sua empresa são o seu reflexo. Uma dica é pesquisar como são os líderes que estão à frente de empreendimentos como o que você quer abrir. Atualmente, com as redes sociais, essa sondagem é muito mais fácil de ser feita.

Aproveite para conhecer a equipe da Cielo em nosso LinkedIn.

10) O que é sucesso para você?

Por fim, esse é um outro fator que precisa ser investigado nessa lista de perguntas importantes antes de abrir um negócio. Até porque, o conceito de sucesso mudou. Se antes sucesso significava poder e dinheiro, hoje muitos empreendedores buscam, primeiro, negócios com propósito e eficiência dentro e fora do trabalho.

As metas do seu negócio precisam ser coerentes com o sucesso que você almejar. Não tenha medo de querer o melhor, mas saiba que o melhor é sempre mais desafiador. Por isso, você precisará de mais preparo e ter mais clareza e consciência dessa jornada.

Empreender é estar constantemente respondendo questões – de funcionários, de fornecedores – e você precisa estar atento aos mínimos detalhes na hora de desenvolver o seu plano de negócios e o plano de contas.

Depois de responder a essas perguntas importantes antes de abrir um negócio, aproveite para ler essa matéria em nosso blog sobre modelos de empreendimento, franquia e empresas próprias, e veja o que mais se adapta às suas necessidades.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288