Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Qual o seu perfil empreendedor: negócio próprio ou franquia?

Publicado por Equipe Cielo

A dúvida é comum a quem deseja empreender. Entenda o que é melhor para você na hora de investir

 
Ter um negócio próprio ou uma franquia? Conhecer a si mesmo e as possibilidades que cada tipo de negócio proporciona é um dos segredos da prosperidade – e de um investimento seguro de tempo e dinheiro.
 
“O empreendedor que pretende abrir um negócio deve fazer um plano de negócios, identificando o mercado no qual pretende atuar (localização, clientes, concorrentes e fornecedores) e a afinidade com o tipo de atividade, para que possa analisar os prós e contras de abrir um negócio próprio ou uma franquia”, afirma Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP.
 
Para ajudar a entender qual o seu perfil empreendedor, respondemos as principais dúvidas que surgem na hora de investir. Confira o artigo e descubra qual modelo combina mais com você: negócio próprio ou franquia!
 

Negócio próprio vs. franquia: qual escolher?

Se você quer algo com a sua cara, invista em um negócio próprio. As chances de inovar são maiores dessa forma.  “Evidentemente, antes de tudo será importante fazer um estudo do mercado consumidor e concorrencial para identificar se o que você quer lançar no mercado é viável”, diz.
 
Mas é preciso atenção: quem empreende sozinho precisa partir do zero. As franquias são modelos testados pelo mercado e, em muitos casos, a marca é conhecida. “Mas alguns negócios fazem sucesso apenas em determinados períodos do ano, gerando prejuízos”, avisa Kelly. Franquias exigem ainda disciplina para seguir as regras e assumir os custos envolvidos. “Apesar de ser uma marca consolidada no mercado, a idealização de uma franquia não significa garantia de sucesso.” Invista tempo buscando referências, converse com quem trabalha com os dois modelos e com um consultor antes de começar.
 

Quanto preciso investir?

Independentemente do modelo de negócio, você precisa dedicar tempo para criar um plano de negócios. Começar um empreendimento próprio pode exigir pouco investimento, mas a conta pode aumentar ao incluir aluguel de um espaço, equipamentos e compra de um estoque minimamente viável para começar.
 
O mesmo acontece com franquias, algumas tem baixo investimento inicial, enquanto outras ultrapassam a quinta casa decimal. É imprescindível que o planejamento financeiro da sua futura empresa inclua custos reais de todo o processo, inclusive taxas anuais, um fundo de reserva para emergências e a previsão de quando você começará a ter retorno.
 

Qual o tamanho do risco?

Seis em cada dez empresas fecham no primeiro ano. O principal motivo: falham em oferecer um projeto atrativo ao mercado. Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), isso acontece em 5% dos casos com franqueados. Mas se engana quem acredita que franquias não fecham nem que existam modelos ruins. Noções de planejamento e gestão financeira são requisitos de muitas franquias para aceitar um novo franqueado. O melhor preparo do profissional, e não apenas o sucesso de franqueadora, pode explicar o baixo índice de fechamento de empresas no primeiro ano. Outro grande erro é não ter afinidade com o negócio – seja com marca própria ou franquia.
 
E fique atento ao prazo de retorno dos investimentos: enquanto marca própria o retorno pode ser mais demorado, o prazo em franquias varia de 24 meses a 60 meses, diz Kelly. “Quanto maior o investimento, maior o tempo de retorno.”
 

Qual a vantagem do negócio próprio?

Autonomia. Em uma franquia, as estratégias são pré-estabelecidas. Para quem deseja testar novos modelos e criar um sistema de gestão menos rígido, a marca própria é a melhor opção.
 

O que a franquia proporciona?

Trabalhar a marca é fundamental para o crescimento dos negócios. Nas franquias, essa missão não é do franqueado. Os custos também são divididos, o que reduz o impacto no bolso do empreendedor. “É fato que muitos empreendedores desconsideram a busca por informações mais detalhadas sobre divulgação do negócio, levando em consideração apenas a marca ou o produto, o que necessariamente não significa garantia de retorno do investimento”, afirma.
 

 
Agora que você entendeu as vantagens e desvantagens de um negócio próprio e uma franquia, veja o que especialistas em franquia consideram essencial na hora de investir neste modelo de negócios.

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288