Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como começar a vender? 9 passos para ter sucesso

Quer saber como começar a vender? Confira 9 passos essenciais e prepare-se para colher ótimos resultados no seu negócio!
Publicado por Equipe Cielo

Você já escolheu o setor de atuação da sua empresa, mas não tem um bom volume de pedidos? Chegou a hora de saber como começar a vender e conquistar bons resultados. E é sobre isso que vamos abordar nesse texto.

Antes de iniciar, é melhor refletir sobre isso: você é a pessoa certa para estar na operação de vendas?

Empatia é fundamental para conquistar clientes, estejam eles dentro do seu empreendimento físico ou na sua loja online. A mesma regra vale para outras demandas, como quem vai se responsabilizar por cada etapa do processo.

Para te ajudar com dicas de vendas para iniciantes, confira os passos a seguir e tenha muito sucesso.

Aproveite para conhecer as ideias de uma especialista do assunto, Letícia Menegon, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da ESPM.

Veja também: Como fazer um planejamento de vendas?

Aprenda como começar a vender e garantir bons lucros

Algumas dicas fazem toda a diferença se você quer saber o que fazer para vender muito. É por isso que separamos as principais a fim de te ajudar a garantir um negócio de sucesso. Confira abaixo!

1. Defina seu público-alvo

Um erro comum ao começar a vender é deixar de reavaliar se o público-alvo que você imaginou enquanto planejava o seu negócio não mudou. A maioria dos empreendedores pensa muito no produto inicial, mas pouco em quem vai consumir.

“Normalmente, o perfil do público muda bastante”, afirma Letícia Menegon, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da ESPM, em São Paulo.

É importante estudar o comportamento do seu consumidor: compra em lojas físicas ou virtuais? Onde ele busca informações para tirar dúvidas sobre um produto? Como encontrou sua loja?

Se você trabalha com vendas online, não deixe de olhar para as estatísticas criadas gratuitamente pelo Google, Facebook e Twitter, por exemplo.

2. Calcule o preço do seu produto e margem de lucro

A conta não é simples. Se você faz o seu produto, precisa incluir gastos com material, tempo investido e o valor da sua hora, fora os custos adicionais de manter o negócio e a margem de lucro.

Busque empreendedores bem-sucedidos da sua área para saber quanto eles cobram e quem eles atendem, porque talvez o seu público não consiga pagar o mesmo, por exemplo.

Nesse caso, para saber como começar a vender, retome as contas e veja onde você consegue reduzir custos, como na compra por atacado ou na confecção de um produto menos elaborado.

Veja como precificar seu produto ou serviço levando em conta as variáveis da sua empresa.

3. Aumente a disponibilidade de produtos na sua loja

Para saber como começar um negócio de vendas, defina com quais linhas de produto irá trabalhar e qual será o carro-chefe de cada uma delas. A partir disso, inclua outros itens e veja a saída de cada um.

Eles precisam se relacionar para criar uma linha de produtos que faça sentido dentro de um mesmo setor.

“Para agregar um produto novo procure saber se ele cabe no planejamento, no bolso e na sua estrutura”, sugere Menegon.

Customizar para cativar clientes é uma opção do que fazer para vender muito, mas vai alterar todo o seu planejamento. Essa operação gera um custo adicional, mas vale a pena você estudar e verificar se vai se encaixar no seu modelo de negócio.

4. Automatize os processos da sua empresa

Outra dica sobre como começar a vender é buscar processos automatizados de atendimento ao cliente. “Assim você não cresce em equipe, mas em clientes”, diz.

Ela cita o caso de uma startup especializada em gestão de condomínios. “A partir de conversas com clientes, os fundadores desenharam os problemas mais comuns e como seria a busca ideal por uma solução. Hoje, os clientes conseguem resolver a maior parte das demandas online, como pedidos de orçamento”, explica.

Com o tempo que ganharam, os empresários podem pensar em novos negócios.

5. Conecte-se com os clientes nas redes sociais

O consumidor busca, cada vez mais, uma relação próxima com as marcas que consome. As mídias sociais ajudam a construir essa relação e estão entre nossas dicas de vendas para iniciantes.

Use esses canais para divulgar lançamentos e promoções – assim, quem segue você será informado antes. “O importante é saber quem atacar primeiro”, afirma Menegon.

Tendo o seu público-alvo definido, fica mais fácil direcionar suas postagens para quem realmente consome seus produtos, sendo esta uma boa dica de como começar a vender muito.

6. Estude os concorrentes e acompanhe quais são os seus diferenciais

“Saber o que a concorrência está fazendo é fundamental para avaliar qual é o seu lugar no jogo ou até inspirar mudanças no seu negócio”, aponta a especialista quando o assunto é como começar um negócio de vendas.

Veja como outras empresas do seu segmento se posicionam nas redes sociais e como elas oferecem o produto. Assim, você consegue melhorar seu discurso na hora de vender seu produto ou serviço.

7. Ouça a opinião de clientes e funcionários

Outra dica importante sobre como começar a vender: que retorno seus clientes dão? Quais processos estão truncados?

Há aplicativos e outros produtos tecnológicos que podem agilizar de alguma maneira? Esse retorno vai ajudar a melhorar alguns processos e a prospectar os grandes clientes que você almeja.

“Pegue clientes menores e trabalhe as melhorias com eles; dessa forma, o aprendizado será testado com um grupo menor. Quando atingir o nível desejado de atendimento, produto e portfólio, você pode partir para os grandes clientes – o seu grande alvo”, sugere.

8. Aumente a sua clientela

Para turbinar seus negócios, reserve uma parte do seu tempo para buscar novos clientes. Liste as pessoas que podem ajudá-lo com contatos ou indicações.

Se tiver vendedores, organize a rotina deles para que façam o mesmo. Esse processo é chamado cold callings, ou a busca por quem ainda não é seu cliente.

Apresente-se, diga o que sua empresa oferece e como pode ajudar. Quem está em busca de soluções ficará mais disposto a aceitar sua ajuda e essa é uma boa dica de vendas para iniciantes.

9. Ofereça opções de pagamento variadas

Você sabia que uma das dicas de como começar a vender está no fato de oferecer as melhores opções de pagamento aos seus clientes?

De nada adianta um bom plano de negócios se você não puder facilitar a forma como podem pagar por cada item que vende.

A Cielo possui maquininhas de cartão de crédito que vão facilitar sua gestão de negócios e você pode escolher a ideal para o seu negócio.

Por fim, a nossa última orientação sobre como começar a vender mais é avaliar os números da sua empresa. Confira as lições essenciais na hora de controlar as finanças do seu negócio.

E se precisar de ajuda para escolher a melhor maquininha, pode entrar em contato que teremos prazer em te ajudar!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288