Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender pela internet? Veja dicas de empreendedorismo digital

Confira algumas dicas de como vender mais pela internet e as melhores maneiras de adaptar seus produtos para o empreendedorismo digital.
Publicado por Equipe Cielo

O sistema de vendas pela internet, mais conhecido como e-commerce, está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.

E consequentemente, os empreendedores estão adaptando seus negócios a este modelo de vendas. Então é fácil deduzir que, os profissionais conectados têm mais facilidade para criar novos negócios e ter uma renda maior.

Mais de 50% dos negócios online do Brasil já usam as soluções de e-commerce da Cielo, o que nos torna uma marca forte no setor. Por isso, conversamos com o diretor de e-commerce e Canais Digitais da Cielo, Rogério Signorini, que trouxe as dicas de como vender pela internet para clientes que querem atuar no mundo digital com sucesso.

Confira como a Cielo pode ajudar empreendedores de diferentes tamanhos a vender mais e ter um negócio simples e digital.

Como vender mais pela internet?

Uma pergunta muito comum de quem está iniciando os negócios na internet é: “dá para fazer isso sem um computador?”

Saiba que o celular pode ser um importante aliado nessa tarefa e os números mostram que já tem muita gente fazendo isso.

E não importa em qual ramo você atue: seja feirante, personal trainer, dono de food truck, taxista, confeiteiro, vendedora de brigadeiros ou de bijuterias. Cerca de 30% dos brasileiros que trabalham atualmente são empreendedores, ou seja, aqueles que atuam por conta própria, segundo um estudo do Instituto Locomotiva a partir dos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Listamos 5 motivos para você entrar no ramo do empreendedorismo digital e aumentar suas vendas

1 –  Vender em qualquer lugar

O empreendedorismo tem sido levado a sério no país. Os 26 milhões de empreendedores brasileiros movimentam perto de R$ 1 trilhão por ano em renda.

Porém, só 35% deles têm uma loja ou escritório próprio. Ou seja, o empreendedorismo digital vem se tornando cada vez mais comum, evitando a dependência de um espaço físico.

Se você se encaixa nesse perfil, é bom que aprenda o quanto antes como vender pela internet, além de saber o quanto é importante receber pagamentos de forma digital.

Dessa maneira, você não perderá mais vendas e irá faturar até 30% a mais aceitando cartão, oferecendo um atendimento mais prático e seguro ao seu cliente.

2 – Ter um menor custo de investimento

Montar um negócio exige custos, ainda mais quando é preciso escolher um ponto comercial.

Há gastos com a adequação do espaço, aluguel e equipamentos, entre outros requisitos legais e operacionais. Usar a internet para empreender é uma maneira de começar gastando menos.

Para você que está interessado em aprender como vender pela internet gastando menos, saiba que o celular, na maioria dos casos, resolve o problema.

Quem vende artesanato, por exemplo, pode fazer isso tranquilamente em casa e fazer o contato com clientes via WhatsApp e redes sociais. As vendas também podem acontecer nesses próprios canais de relacionamento.

3 – Aproveitar a força da internet

Quem trabalha por conta própria reconhece a importância da internet: 54% dos empreendedores acessam a web, sendo que a grande maioria (87%) faz isso pelo celular.

A pesquisa do Instituto Locomotiva, feita em parceria com o Facebook, indica que 90% dos empreendedores afirmam que a internet pode influenciar positivamente nas vendas.

4 – Sempre manter contato com o cliente

Um bom atendimento é um dos pilares de sucesso nas vendas. Portanto, melhorar a comunicação com seu cliente é fundamental para fidelizá-lo.

O marketing digital e as redes sociais se tornaram ferramentas importantes para isso, possibilitando falar sobre ofertas e novidades, de forma efetiva.

A mesma sondagem aponta que, entre os empreendedores que acessam a internet para o negócio, 78% usam a web para manter contato com os clientes e 54% divulgam seus produtos e serviços por meio dela.

Facebook, Instagram, WhatsApp e Google são canais importantes para quem quer se posicionar bem no mundo online.

5 – Mais que dobrar a renda

Quem usa a internet e as redes sociais como aliadas no dia a dia do negócio se dá bem. Empreendedores digitais ganham, em média, 151% a mais do que aqueles que não usam a rede, seja para divulgar seus produtos, falar com clientes e fornecedores e, claro, vender.

Entenda como utilizar o empreendedorismo digital a seu favor

A partir do momento que você adaptar o seu negócio e suas vendas para o ambiente digital, uma série de possibilidades serão disponibilizadas para melhorar a sua performance de vendas.

Listamos algumas delas, para que possa alavancar sua estratégia de como vender pela internet. Confira!

1 – Vender mais nas redes sociais

Muitos empreendedores de primeira viagem começam a vender na internet, mas ficam restritos a poucos meios de receber pagamentos.

“Para esse perfil de comerciante, que vai desde a vendedora de plantas do Instagram até o instrutor de ioga, indicamos o Cielo Link de Pagamento. Com ele, a pessoa não precisa ter um e-commerce para usar o serviço”, explica Signorini.

Como funciona? Na hora de concluir a venda, o empreendedor envia um link ao seu cliente por mensagem, que escolhe a forma de pagamento pelo produto ou serviço prestado e efetiva a transação.

“É mais praticidade para o cliente e mais segurança para quem usa o Cielo Link de Pagamento”, resume.

2 – Facilidade na hora de vender

O Checkout Cielo é fácil de integrar. Conecte sua loja online à solução de pagamento pronta da Cielo. É conectar e sair vendendo.

“No e-commerce, quando uma marca decide vender, é preciso ter uma certificação de segurança que é complexa e dispendiosa. Com essa solução, não precisa de nada disso. Isso facilita a vida do empreendedor, poupa tempo e dinheiro, porque não precisa investir para desenvolver uma integração para essa função”, garante Rogério.

Seja para vender por link, seja para vender no e-commerce, o comerciante que sabe como vender pela internet e usa a Cielo tem a oportunidade de contar com um ambiente virtual mais seguro e sem riscos de vazamento de informações pessoais de seus clientes.

3 – Aumentar a conversão

Voltada para os grandes e-commerces e marketplaces, mas acessível também às lojas virtuais de médio porte, a API e-Commerce Cielo é a solução mais completa.

Ela funciona como uma cesta de soluções para negócios que recebem um grande número de visitas e de transações diárias.

A partir desse serviço, o empreendedor pode incluir diversos benefícios em um pacote customizado, como proteção antifraude, validação de cartão sem transação monetária (zero dollar out), entre outros serviços.

Quer um exemplo? “Companhias aéreas e revendedores online costumam usar essa solução para adicionar ainda mais estabilidade nas transações e garantir um maior número de vendas”, explica Signorini.

Selecionamos dois vídeos produzidos pela Cielo que podem ajudá-lo a entender melhor como vender pela internet e o funcionamento do empreendedorismo digital atualmente.

Aprenda mais sobre como vender pela internet

Soluções para vendas pela internet

Conheça melhor as soluções de e-commerce da Cielo para ajudar você a vender mais pela internet. 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288