Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como administrar uma microempresa?

Saiba como administrar uma microempresa com o Supermercado Magnata e torne-se um empreendedor de sucesso.
Publicado por Equipe Cielo

Todo mundo que empreende ou já pensou em ter seu negócio próprio sabe que algumas coisas são imprescindíveis e como administrar uma microempresa é uma delas.

Em tempo de crise, microempreendedores ganham maior destaque na economia nacional. As redes varejistas mais estruturadas dispõem de tecnologias que possibilitam fazer uma análise detalhada de seus negócios com base em uma infinidade de dados: o chamado Big Data.

Esse tipo de ferramenta, porém, não é uma exclusividade dos gigantes do setor. É possível encontrar pequenos empresários pensando como gente grande. E se você quer estar entre os microempreendedores de sucesso, esse artigo vai ajudá-lo!

Separamos exemplos de empresários que podem ajudar muitas pessoas a saber como gerenciar uma empresa. Veja mais detalhes abaixo!

Como administrar uma microempresa: case de sucesso do Supermercado Magnata

“Achismo” não tem vez no Supermercado Magnata, em Barueri. Desde o começo de 2017, o empreendimento dispõe do Cielo Farol, sistema exclusivo para análise de dados e controle financeiro.

Com ele, pode-se visualizar os horários de pico e também comparar o desempenho de seu negócio com os de similares da região, permitindo um melhor planejamento orçamentário. Esses são pontos essenciais se você quiser saber como administrar uma microempresa.

“O Cielo Farol me ajuda a ver quanto os clientes consomem na minha loja e quanto gastam em outras do mesmo segmento da região. Assim, podemos bolar promoções e atrativos para melhorar as vendas”, afirma Eliel Sampaio, gerente-geral do Magnata.

Outra vantagem do sistema de gestão de negócios, segundo Eliel, é que ele dá um “empurrãozinho” na hora de planejar a operação do dia a dia. “Ele indica os melhores dias de venda e os picos de atendimento. Resolvemos dois problemas com uma tacada só: deixamos as gôndolas mais atraentes e reforçamos o número de atendentes nos caixas”, diz Eliel.

Conheça um pouco mais do Cielo Farol

Após vermos um exemplo prático de como administrar uma empresa com ajuda de ferramentas da Cielo, vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

O Cielo Farol municia o empresário com outros tipos de informações úteis para quem se pergunta “como administrar uma microempresa”.

É possível, por exemplo, ver o perfil de renda dos clientes e quantas vezes eles voltam ao estabelecimento. “O acompanhamento dos dados é feito de forma rápida e didática pelo site. E ainda dá para visualizar as informações por período, o que é muito importante para acompanhar a evolução de uma empresa”, afirma Gabriel Mariotto, gerente da área de inteligência da Cielo.

Dono do Magnata há 30 anos e parceiro da Cielo há 18, Paulo Saj conta que os clientes são antigos e muitos o chamam pelo nome e outros até o apelidaram de “magnata”.

No entanto, o que mudou bastante, para sorte dele, aliás, foi o fim dos calotes. “Já recebi muito cheque-voador”, lembra ele, mostrando um maço de folhas sem fundos do começo da década de 1990. “Com o cartão, isso acabou.”

Atualização tecnológica é obrigatória

Quase 60% dos pagamentos são feitos em cartão no supermercado. Quando Eliel assumiu a gerência, em 2009, o percentual era bem menor. “No meu começo aqui, 65% das vendas eram em dinheiro. Hoje a coisa mudou, ficou mais segura e tende a crescer.”

Para oferecer ainda mais facilidades para os consumidores, o Supermercado Magnata também realiza recargas de celulares direto na máquina da Cielo.

Ou seja, ao aprender como administrar uma microempresa e implementar mudanças simples, você consegue aumentar os lucros do negócio, não é mesmo?

Agora vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o tema com algumas dicas extras!

Como administrar uma empresa? Dicas valiosas que você deve anotar

Você sabe que o primeiro passo para ter sucesso é entender o que é administrar uma empresa, né?

De forma leiga, podemos dizer que saber tomar as atitudes corretas e conduzir as melhores estratégias são itens primordiais nesse caso. É por isso que, depois de conhecer o case de sucesso do Supermercado Magnata, você deve conferir outras dicas valiosas que também vão te ajudar a saber como administrar uma microempresa.

Faça o fluxo de caixa correto

Essa primeira dica tem tudo a ver com nosso exemplo do começo do texto. Até mesmo a forma como você recebe os pagamentos ajuda a saber como gerenciar uma empresa, pois consegue controlar a movimentação financeira.

Conte com as melhores opções de controle financeiro nesse caso e, se preciso, tenha um profissional para te ajudar.

Saiba delegar as tarefas

Mesmo que não tenha muitos funcionários, você não pode fazer tudo sozinho. Defina qual a função de cada colaborador e saiba dividir as tarefas.

Saber como administrar uma microempresa também exige que você consiga repassar responsabilidades.

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Sim, se você não souber negociar com os fornecedores, não conseguirá descontos e não poderá ter os produtos na data que precisa.

Manter uma boa relação ajuda com que consiga prazos e preços melhores.

Aqui também vale a dica de saber como escolher cada um para evitar possíveis problemas.

Invista em estratégias de marketing

Sem saber promover seu negócio, será difícil competir com tantos outros no mercado. Por mais que seu produto ou serviço seja bom, ao entender como administrar uma microempresa, precisa investir em ações de marketing.

Essas ações servem tanto para promover os produtos como atrair mais clientes. Se não tiver conhecimento na área, terceirize ou delegue, mas não deixe de investir nessa parte.

Atualize-se sempre!

Pode até parecer uma dica ‘estranha’ ou muito ‘comum’, mas por incrível que pareça, nem todos que buscam saber como administrar uma microempresa, prestam atenção nessa parte.

Há empresários que buscam informação no começo e depois se acomodam, mas se você não estiver sempre atualizado, seu negócio vai ficando para trás.

A dica aqui é: leia, faça cursos e se aperfeiçoe sempre!

E então, gostou de entender o que é administrar uma empresa e anotou essas dicas importantes de como gerenciá-la?

Não se esqueça de contar conosco quando precisar das melhores opções de pagamento para o seu negócio! Receba uma proposta personalizada!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288