Você está em:

Produtos e Serviços

Pagamentos no Whatsapp: tudo o que você precisa saber

Publicado por Equipe Cielo


Milhões de brasileiros usam o WhatsApp todos os dias e se comunicam com suas famílias, amigos e colegas de trabalho. Mas, desde o começo de maio, a ferramenta passou a ser utilizada para enviar dinheiro, sem sair do chat. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre pagamentos no WhatsApp.
Calma, você não leu errado! O WhatsApp lançou um serviço que permite aos seus usuários transferirem dinheiro aos contatos, com a mesma facilidade com que compartilham mensagens, memes, áudios e os mais diversos arquivos. Confira a seguir.

O que é?

É o novo recurso de pagamentos no WhatsApp, oferecido pelo Facebook Pay e processado pela Cielo, companhia que lidera o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina.
Deseja ter acesso a esse serviço? Basta baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do seu celular. O recurso está sendo habilitado aos poucos para seus usuários e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma simples, gratuita e segura.

Quem tem direito a usar os pagamentos no WhatsApp?

Por enquanto, as transações no WhatsApp funcionam somente entre contas de pessoas físicas, ou seja, para você enviar dinheiro para amigos e familiares. É esperado que o pagamento de contas e a transferência para empresas sejam permitidos o quanto antes, mas não há previsão de autorização do Banco Central.

Como funciona?

O pagamento no WhatsApp está sendo liberado aos poucos para os usuários e, caso você ainda não tenha acesso ao serviço, peça para que seus amigos o convidem. Basta que um de seus contatos lhe faça uma pequena transferência, como R$ 1,00, por exemplo, ou enviar um pedido de dinheiro. Dessa forma, você receberá a opção de cadastro, seja para receber ou para transferir a quantia.
Vale dizer que, por enquanto, apenas alguns bancos e bandeiras no Brasil funcionam para o Pagamento no WhatsApp. Desse modo, é necessário ser cliente de alguma delas para usar o novo serviço.

Bancos aceitos para os Pagamentos no WhatsApp

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Nubank;
  • Banco Inter;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Sicredi;
  • Woop Sicred

Caso você seja cliente de um ou mais bancos citados acima, seu cartão poderá ser verificado pelo WhatsApp. Contudo, é importante lembrar de dois fatores importantes para habilitar esse meio de pagamento:

  • Ser maior de idade;
  • Ter a versão atualizada do app de mensagens instalado no seu smartphone.

Veja, a seguir, como cadastrar o cartão.

Como verificar um cartão no WhatsApp

O sistema de verificação é realizado em poucos minutos e, dependendo do seu banco, você pode solicitar um código SMS via e-mail, telefone ou no app da instituição financeira. Após o recebimento do código, é muito simples. Siga as instruções abaixo:

  1. Logo que receber um pagamento, toque no botão “verificar cartão”;
  2. Escolha o método de verificação e, depois, em “avançar”;
  3. Insira o código de verificação enviado via SMS, e-mail ou para o app do banco;
  4. Clique em “continuar” para finalizar o processo de verificação.

Pronto, sua conta está autorizada para enviar e receber pagamentos no WhatsApp. Simples e fácil! Agora você já sabe como verificar um cartão no WhatsApp.
Fazer um pagamento no WhatsApp é tão simples e fácil como enviar uma foto ou compartilhar um arquivo com um contato. Veja o passo a passo abaixo:
 

Pagamento no WhatsApp pelo Android:

  1. Após cadastrar e verificar o cartão, (linkar com o texto referente), acesse a conversa de quem receberá o valor. Toque no “clipe de papel” e selecione “pagamentos”;
  2. Digite o valor a ser enviado e, caso desejar, descreva o motivo da transferência;
  3. Na sequência, toque em “pagar”;
  4. Por último, faça a autenticação via código ou biometria;
  5. Feito isso, seu contato receberá uma notificação para aceitar a transferência, tocando na opção “aceitar pagamento” que aparecerá na conversa.

Pagamento no WhatsApp pelo iPhone:

  1. Acesse a conversa de quem receberá o valor e clique em “+” e selecione a opção “pagamento”;
  2. Na sequência digite o valor a ser enviado e, se desejar, descreva o pagamento;
  3. Feito isso, toque em “pagar”;
  4. Finalize com a autenticação via código ou biometria.
  5. Após isso, o contato que recebeu o dinheiro deve tocar em “Aceitar pagamento” para que a quantia seja enviada para a conta bancária também cadastrada por ele no app.

Pronto, sua transferência no WhatsApp foi realizada com sucesso!
Feito isso, você estará pronto para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem pagar nada por isso.

Enviar dinheiro no WhatsApp é seguro?

Todas as transações realizadas pelo WhatsApp são protegidas por medidas específicas de segurança. Veja quais são elas:

  • Cadastrar um PIN ou biometria do celular para garantir mais segurança nas transferências ou ao efetuar pagamentos;
  • Detectar atividades e compras não autorizadas por meio de monitoramento antifraude;
  • Confirmar dados do cartão de débito durante o processo de verificação do método de pagamento.

As transações no WhatsApp são ilimitadas?

Não. Existe um limite diário e mensal de valor que você pode enviar e receber de seus amigos e familiares no WhatsApp. É possível enviar até R$1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou um total de R$5.000 por mês. Atingindo os limites, você não conseguirá usar o serviço até a virada do dia ou do mês.
Agora que você já sabe tudo sobre os Pagamentos no WhatsApp, o que é, como funciona, quem tem acesso e outras informações, que tal usar esse serviço e facilitar ainda mais a sua vida?


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288