Você está em:

Produtos e Serviços

Pagamentos no Whatsapp: tudo o que você precisa saber

Publicado por Equipe Cielo


Milhões de brasileiros usam o WhatsApp todos os dias e se comunicam com suas famílias, amigos e colegas de trabalho. Mas, desde o começo de maio, a ferramenta passou a ser utilizada para enviar dinheiro, sem sair do chat. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre pagamentos no WhatsApp.
Calma, você não leu errado! O WhatsApp lançou um serviço que permite aos seus usuários transferirem dinheiro aos contatos, com a mesma facilidade com que compartilham mensagens, memes, áudios e os mais diversos arquivos. Confira a seguir.

O que é?

É o novo recurso de pagamentos no WhatsApp, oferecido pelo Facebook Pay e processado pela Cielo, companhia que lidera o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina.
Deseja ter acesso a esse serviço? Basta baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do seu celular. O recurso está sendo habilitado aos poucos para seus usuários e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma simples, gratuita e segura.

Quem tem direito a usar os pagamentos no WhatsApp?

Por enquanto, as transações no WhatsApp funcionam somente entre contas de pessoas físicas, ou seja, para você enviar dinheiro para amigos e familiares. É esperado que o pagamento de contas e a transferência para empresas sejam permitidos o quanto antes, mas não há previsão de autorização do Banco Central.

Como funciona?

O pagamento no WhatsApp está sendo liberado aos poucos para os usuários e, caso você ainda não tenha acesso ao serviço, peça para que seus amigos o convidem. Basta que um de seus contatos lhe faça uma pequena transferência, como R$ 1,00, por exemplo, ou enviar um pedido de dinheiro. Dessa forma, você receberá a opção de cadastro, seja para receber ou para transferir a quantia.
Vale dizer que, por enquanto, apenas alguns bancos e bandeiras no Brasil funcionam para o Pagamento no WhatsApp. Desse modo, é necessário ser cliente de alguma delas para usar o novo serviço.

Bancos aceitos para os Pagamentos no WhatsApp

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Nubank;
  • Banco Inter;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Sicredi;
  • Woop Sicred

Caso você seja cliente de um ou mais bancos citados acima, seu cartão poderá ser verificado pelo WhatsApp. Contudo, é importante lembrar de dois fatores importantes para habilitar esse meio de pagamento:

  • Ser maior de idade;
  • Ter a versão atualizada do app de mensagens instalado no seu smartphone.

Veja, a seguir, como cadastrar o cartão.

Como verificar um cartão no WhatsApp

O sistema de verificação é realizado em poucos minutos e, dependendo do seu banco, você pode solicitar um código SMS via e-mail, telefone ou no app da instituição financeira. Após o recebimento do código, é muito simples. Siga as instruções abaixo:

  1. Logo que receber um pagamento, toque no botão “verificar cartão”;
  2. Escolha o método de verificação e, depois, em “avançar”;
  3. Insira o código de verificação enviado via SMS, e-mail ou para o app do banco;
  4. Clique em “continuar” para finalizar o processo de verificação.

Pronto, sua conta está autorizada para enviar e receber pagamentos no WhatsApp. Simples e fácil! Agora você já sabe como verificar um cartão no WhatsApp.
Fazer um pagamento no WhatsApp é tão simples e fácil como enviar uma foto ou compartilhar um arquivo com um contato. Veja o passo a passo abaixo:
 

Pagamento no WhatsApp pelo Android:

  1. Após cadastrar e verificar o cartão, (linkar com o texto referente), acesse a conversa de quem receberá o valor. Toque no “clipe de papel” e selecione “pagamentos”;
  2. Digite o valor a ser enviado e, caso desejar, descreva o motivo da transferência;
  3. Na sequência, toque em “pagar”;
  4. Por último, faça a autenticação via código ou biometria;
  5. Feito isso, seu contato receberá uma notificação para aceitar a transferência, tocando na opção “aceitar pagamento” que aparecerá na conversa.

Pagamento no WhatsApp pelo iPhone:

  1. Acesse a conversa de quem receberá o valor e clique em “+” e selecione a opção “pagamento”;
  2. Na sequência digite o valor a ser enviado e, se desejar, descreva o pagamento;
  3. Feito isso, toque em “pagar”;
  4. Finalize com a autenticação via código ou biometria.
  5. Após isso, o contato que recebeu o dinheiro deve tocar em “Aceitar pagamento” para que a quantia seja enviada para a conta bancária também cadastrada por ele no app.

Pronto, sua transferência no WhatsApp foi realizada com sucesso!
Feito isso, você estará pronto para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem pagar nada por isso.

Enviar dinheiro no WhatsApp é seguro?

Todas as transações realizadas pelo WhatsApp são protegidas por medidas específicas de segurança. Veja quais são elas:

  • Cadastrar um PIN ou biometria do celular para garantir mais segurança nas transferências ou ao efetuar pagamentos;
  • Detectar atividades e compras não autorizadas por meio de monitoramento antifraude;
  • Confirmar dados do cartão de débito durante o processo de verificação do método de pagamento.

As transações no WhatsApp são ilimitadas?

Não. Existe um limite diário e mensal de valor que você pode enviar e receber de seus amigos e familiares no WhatsApp. É possível enviar até R$1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou um total de R$5.000 por mês. Atingindo os limites, você não conseguirá usar o serviço até a virada do dia ou do mês.
Agora que você já sabe tudo sobre os Pagamentos no WhatsApp, o que é, como funciona, quem tem acesso e outras informações, que tal usar esse serviço e facilitar ainda mais a sua vida?

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288