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Índice ICVA

ICVA aponta alta de 1,1% no Varejo em novembro

Postos de Combustíveis, Supermercados e Hipermercados e Turismo e Transporte ajudaram a impulsionar as vendas, em alta por 13 meses consecutivos.
Publicado por Equipe Cielo

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) de novembro de 2022 aponta que as vendas no Varejo tiveram alta de 1,1% (já descontada a inflação), em comparação com igual mês de 2021.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou crescimento de 10,3%.

De maneira geral, os efeitos de calendário beneficiaram o resultado do mês. Esse ano, houve uma quarta-feira a mais – dia da semana em que o comércio é mais ativo. Vale ressaltar ainda que tivemos uma segunda-feira a menos do que em novembro de 2021.

Além disso, o feriado de 15 de novembro caiu numa terça-feira, provocando um prolongamento de quatro dias. No ano passado, o feriado caiu numa segunda-feira.

De acordo com Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o comércio continua em recuperação:

“Novembro marcou o 13º mês seguido de alta nas vendas. O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”.

Ainda de acordo com Levi, a Copa do Mundo beneficiou os bares, em especial. O segmento chegou a faturar até 67,2% a mais em dias de jogos do Brasil.

Veja os segmentos que puxaram a inflação no Varejo

Apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 5,90% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,41% em novembro.

Os grupos de Transportes e Alimentação e Bebidas foram os que mais pressionaram a inflação.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no Varejo Ampliado foi de 9,03% em novembro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Bens Não Duráveis e Serviços registram alta entre os setores

Com o desconto da inflação e o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços registraram crescimento em relação a outubro de 2021.

Por outro lado, o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda.

Postos de Gasolina e Turismo e Transporte foram os segmentos de destaque de Bens Não Duráveis e Serviços, respectivamente.

Já o macrossetor de Bens Duráveis, que desacelerou, foi impactado negativamente pelo segmento de Vestuário.

Regiões: somente o Sudeste apresenta queda nas vendas

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, quatro regiões apresentaram crescimento em relação a outubro do ano passado.

A região Sul registrou alta de 3,2%, seguida da região Norte (+1,8%), Nordeste (+1,6%), e Centro-Oeste (+0,4%).

Somente a região Sudeste apresentou queda nas vendas:- 0,1%.

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com outubro de 2021, as vendas na região Sul cresceram 11,8%, seguida da região Sudeste (+10,2%), Nordeste (+9,0%), Norte e Centro-Oeste, ambas com alta de 8,4%.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

Veja também:

>>> Em outubro, vendas no Varejo crescem 1%, de acordo com o ICVA

>>> Cielo é a primeira adquirente a receber a certificação ISO 22301

 


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