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Índice ICVA

Em outubro, vendas no Varejo crescem 1%, de acordo com o ICVA

Puxado por segmentos como Postos de Combustíveis, Supermercado e Hipermercados e Bares e Restaurantes, desempenho do Varejo tem 12º mês seguido de alta.
Publicado por Equipe Cielo

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) de outubro de 2022 acaba de sair, apontando alta de 1% das vendas no Varejo em comparação com igual mês de 2021, já descontada a inflação.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o desempenho do Varejo teve um crescimento de 10,5%.

No geral, o índice foi prejudicado pelos efeitos de calendário em relação a outubro de 2021.

Isso porque, em outubro desse ano, tivemos uma sexta-feira a menos – dia em que as vendas costumam ser mais intensas. Além disso, houve também uma segunda-feira a mais – data em que o comércio está menos aquecido.

Completando o cenário mensal, tivemos o impacto da realização das eleições em dois domingos ao longo de outubro, o que também atrapalhou o comércio levemente.

No entanto, o fato de termos tido o feriado do Dia das Crianças numa quarta-feira tornou o cenário um pouco mais favorável. Em 2021, a data caiu numa terça-feira e esticou o feriadão.

Na avaliação de Felipe Baran, Head de Inteligência da Cielo, o comércio continua em recuperação:

“É o 12º mês consecutivo de alta nas vendas. Segmentos como postos de gasolina, que haviam desacelerado em setembro, voltaram a evoluir e contribuíram para o resultado positivo”, afirma.

Felipe também destacou a importância da Black Friday, que acontece no fim de novembro:

“A Black Friday pode ajudar na recuperação do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, que apareceu negativo nos últimos cinco meses na visão deflacionada. Isso porque a data costuma favorecer as vendas nos segmentos de Móveis, Eletro e Departamento e de Vestuário”, ressalta.

Alimentos puxam a alta da inflação em outubro

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 6,47% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,59% em outubro. O preço dos alimentos foi o que mais impactou o índice.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no Varejo Ampliado foi de 9,37% em outubro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Veja também: ICVA observa crescimento de 0,3% das Vendas no Varejo em setembro

Macrossetores do Varejo: Bens Não Duráveis e Serviços têm alta

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços registraram crescimento em relação a outubro de 2021.

Já o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda.

O destaque no macrossetor de Bens Não Duráveis foi o segmento de Postos de Gasolina.

Em Serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para a alta foi o de Bares e Restaurantes.

No macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento de Materiais de Construção foi o que gerou mais impacto negativo na desaceleração.

Todas as regiões do país apresentam alta nas vendas

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a outubro do ano passado.

A região Norte registrou alta de 4,7%, seguida da região Nordeste (+2,9%), Sul (+2,6%), Sudeste (+1,7%) e Centro-Oeste (+1,5%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com outubro de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 12,3%, seguida da região Sul (+11,8%), Nordeste (+11,5%), Norte (+11,5%) e Centro-Oeste (+9,6%).

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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