Entenda o que são infoprodutos e como começar nesse mercado
Se você ainda não ouviu falar em infoprodutos, está na hora de mudar isso. E se já ouviu, mas ainda não começou a vender os seus, este artigo pode ser o empurrão que faltava.
Afinal, os infoprodutos são uma das formas mais rápidas, acessíveis e inteligentes de transformar conhecimento em negócio.
O assunto não é só tendência — é realidade. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Hotmart, o mercado de infoprodutos cresceu 30% em apenas um ano, movimentando a chamada “Economia dos Criadores”.
Neste artigo, você vai entender o que são infoprodutos e por que eles estão em alta. Vamos mostrar as vantagens desse modelo de negócio, os tipos de infoprodutos mais vendidos, e, claro, o passo a passo para começar a vender.
E se a sua meta for escalabilidade, também vamos falar sobre como uma boa estratégia de pagamento pode influenciar diretamente nas suas vendas.
Quer transformar seu conhecimento em renda e criar um negócio digital com potencial real de crescimento? Então vem com a gente!
O que são infoprodutos?
Infoprodutos são conteúdos digitais criados para compartilhar conhecimento sobre um assunto específico. Sabe aquele curso online que ensina a montar um negócio ou aquele e-book com dicas de marketing? Tudo isso é infoproduto.
Esses materiais são vendidos pela internet em diversos formatos, como vídeos, áudios, e-books, planilhas e por aí vai. Justamente pela facilidade — tanto para produzir e vender quanto para comprar — esse segmento do marketing digital tem ganhado força no Brasil.
Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Hotmart, entre 2023 e 2024, o mercado de infoprodutos cresceu 30% em número de trabalhos diretos e indiretos gerados na Creator Economy (ou “Economia dos Criadores”).
Outro dado da pesquisa que chama a atenção é que 42% dos entrevistados afirmaram que a venda de produtos digitais representa sua principal fonte de renda.
Mas será que esse é um bom negócio para você? Vamos às vantagens da estratégia!
Quais são as vantagens de vender infoprodutos?
Os infoprodutos são uma chance de transformar conhecimento em renda, com baixo custo e sem complicação. Aliás, essa é uma vertente do chamado empreendedorismo digital. Veja por que esse modelo tem atraído tantos empreendedores:
- Depois de pronto, o infoproduto pode ser vendido quantas vezes você quiser, sem custo adicional por unidade.
- Não é preciso investir em estoque, espaço físico ou logística. A criação e a entrega são totalmente digitais.
- Flexibilidade para trabalhar de onde quiser: basta um computador e acesso à internet para gerenciar seu negócio.
- Vendas automáticas, 24 horas por dia com a ajuda de plataformas de pagamento e automação.
- Qualquer pessoa com acesso à internet pode comprar seu produto, o que aumenta muito o potencial de público.
- Fortalecimento da sua marca pessoal ou da empresa.
Saiba mais: Pagamentos digitais: confira as opções que todo empreendedor precisa conhecer
Tipos de infoprodutos mais vendidos
Existem várias formas de transformar conhecimento em um produto digital. Aliás, é possível criar infoprodutos sobre qualquer assunto, desde que você o domine, é claro.
A seguir, veja os tipos mais comuns de infoprodutos (e também os mais vendidos) e como cada um pode ser usado para gerar valor e faturar online.
1. Cursos online
Os cursos online são um dos formatos mais populares — e por um bom motivo. Com eles, você entrega um conteúdo completo, organizado em módulos, com videoaulas, materiais de apoio, testes e até certificados.
Esse formato funciona muito bem para ensinar algo com mais profundidade, como um curso de finanças para pequenos negócios, técnicas de vendas, ou até como usar ferramentas digitais no comércio.
Você pode gravar as aulas uma única vez e vender o curso várias vezes, com pouquíssimo custo extra. Já para a distribuição, plataformas como Hotmart e Eduzz facilitam a hospedagem, a cobrança e o acesso para os alunos.
2. E-books
Uma das formas mais simples e práticas de vender conteúdo na internet é optar por livros digitais, os famosos e-books.
Se você é dono de um negócio de doces, por exemplo, pode criar um e-book com dicas de confeitaria ou um guia básico de como transformar doces em uma fonte de renda consistente.
3. Podcasts
Que os podcasts estão na moda, todo mundo sabe. Mas já pensou em você mesmo surfar nessa onda?
Os podcasts são uma forma de se conectar com o público de maneira contínua e intimista. Funcionam bem em nichos como gestão, finanças, vendas e empreendedorismo.
Você pode, por exemplo, gravar episódios sobre os bastidores do seu negócio, entrevistas com outros empreendedores ou até responder dúvidas frequentes dos clientes.
Além de atrair uma audiência fiel — que com o tempo pode até mesmo apoiar seu programa — o podcast pode gerar receita com patrocínios, parcerias e até servir como porta de entrada para seus outros produtos digitais.
4. Mentorias online
A mentoria é um produto de valor mais alto, voltado para quem busca orientação direta. Pode ser feita individualmente ou em grupos pequenos, por videochamada. Ao contrário de um curso gravado, aqui o diferencial é a interação direta com o mentor, nesse caso, você.
Se você tem experiência prática (por exemplo, em gestão de loja, expansão de negócio ou vendas), pode usar esse formato para ajudar outras pessoas a atingirem objetivos mais rápido. É comum vender pacotes de sessões e oferecer materiais extras como bônus.
5. Workshops
Workshops online são treinamentos práticos e intensivos, que podem durar de uma a poucas horas.
Diferente de um curso longo, eles têm um objetivo muito específico, como por exemplo: “Aprenda a precificar seus produtos” ou “Monte sua vitrine digital em 3 passos”.
Os treinamentos podem ser ao vivo, o que permite uma melhor interação, ou gravados para venda posterior. Na prática, esse é um bom formato para testar a aceitação de um tema antes de criar um curso maior.
6. Webinars
O webinar combina conteúdo com estratégia de vendas. É uma apresentação ao vivo que entrega um conteúdo relevante e, ao final, oferece um produto ou serviço. Funciona bem para quem já tem uma audiência e quer converter esse público em clientes.
Você pode, por exemplo, fazer um webinar gratuito com o tema “O que vender no Natal” e, no fim, oferecer um curso mais completo ou uma mentoria.
7. Planilhas
Pra fechar, as planilhas são infoprodutos extremamente úteis, principalmente para quem está em busca de praticidade — que é quase todo mundo.
Para citar alguns exemplos, você pode criar planilhas de controle de caixa, controle de estoque, cálculo de margem de lucro, planejamento mensal e muito mais.
Esse tipo de material tem alto valor percebido e é muito procurado, especialmente por pequenos empreendedores.
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Como começar a vender infoprodutos?
Para começar a vender infoprodutos, é preciso ter clareza sobre o público que você quer atingir, oferecer algo que resolva um problema real e escolher os canais certos para divulgar e entregar seu conteúdo.
Na prática, com um bom planejamento, dá para começar com pouco investimento e crescer de forma consistente. Veja quais são os passos mais importantes:
- Escolha um nicho e tipo de infoproduto: foque em um tema que você domina e que tenha demanda e decida o formato mais adequado.
- Escolha uma plataforma: opte por plataformas especializadas para hospedar e vender seu conteúdo ou plataformas próprias, desde que tenha integração de pagamento.
- Crie conteúdo: produza um material de qualidade, que entregue valor real ao público.
- Planeje o lançamento: crie expectativa, defina um período de abertura de vendas e organize todas as etapas com antecedência, desde o primeiro anúncio até o pós-venda.
- Faça a divulgação: use as redes sociais, e-mail, blog e parcerias para alcançar seu público. Uma dica extra é mostrar bastidores e depoimentos, o que ajuda a gerar interesse.
- Saiba ouvir os clientes: use as opiniões dos primeiros compradores para ajustar e melhorar seu infoproduto com o tempo.
Leia também: Como fazer um planejamento de vendas? Descubra agora!
Como escalar um negócio digital e ter sucesso no mercado de infoprodutos?
Escalar um negócio digital demanda estratégia, automação e, principalmente, uma jornada de compra eficiente para o cliente.Afinal de contas, vender infoprodutos é uma excelente forma de gerar receita recorrente, mas para crescer de verdade — e de forma sustentável — é preciso mais do que um bom conteúdo.
Um dos pontos mais críticos nesse processo é o meio de pagamento. Se a pessoa encontra dificuldades para pagar, a chance de desistência aumenta e a taxa de conversão vai para o ralo.
Por isso, contar com um sistema de pagamento confiável, rápido e fácil de usar faz toda a diferença.
A Cielo oferece soluções pensadas para negócios digitais, como o Cielo Checkout, que é uma página de pagamento pronta, segura e personalizável.
E para quem já tem uma operação mais estruturada, a API E-commerce Cielo permite integrar o sistema de pagamentos diretamente à sua plataforma.
Quer aumentar sua conversão e oferecer uma experiência de compra mais eficiente para seus clientes? Conheça o Cielo Checkout e a API E-commerce Cielo para vender produtos digitais com segurança, rapidez e praticidade!
Conclusão
Os infoprodutos são uma das formas mais acessíveis e escaláveis de empreender no ambiente digital.
Neste artigo, você viu como esse mercado está em expansão no Brasil, conheceu os tipos de infoprodutos mais populares e entendeu as principais vantagens desse modelo — como baixo investimento, vendas automáticas e alcance em larga escala.
Também apresentamos o passo a passo para começar a vender e mostramos por que uma estratégia de pagamento bem definida é essencial para escalar o negócio com segurança.
Nesse cenário, contar com soluções robustas como as da Cielo é uma maneira eficiente de oferecer uma boa experiência de compra e aumentar sua conversão. Conte com a Cielo para crescer com mais confiança.
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