Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Fala empreendedor: vendendo materiais de construção

Publicado por Equipe Cielo

O segmento de materiais de construção não costuma ser a primeira opção de quem quer empreender, mas pode ser bastante promissor
 
A decisão de empreender envolve um planejamento cuidadoso e a tomada de inúmeras decisões. É necessário analisar questões operacionais, estruturais, de divulgação e atendimento e financeiras. Em muitos casos, estes últimos aspectos são os que tem maior relevância para o empreendedor.
Nem sempre o valor disponível para investir em um negócio é alto. Nesses casos, a maioria dos empreendedores opta por buscar segmentos com custos reduzidos. Isso é possível, por exemplo, quando não existe a necessidade de estoque ou de um estabelecimento físico.
Por outro lado, existem segmentos em que os próprios produtos vendidos possuem valores mais elevados. É o caso das casas de materiais de construção, que tem sua demanda diretamente relacionada à ocorrência de reformas.
Pode parecer assustador, mas esse segmento oferece grandes oportunidades para quem decide enfrentar seus desafios. É o que nos conta o Rafael, dono da Bergamini Construção, com lojas localizadas no Butantã e Rio Pequeno, em São Paulo. Sua história no mundo do empreendedorismo começou de forma inusitada, mas já trouxe muito sucesso! Confira.

Uma história de superação

A história de Bergamini Construção começou sem grandes perspectivas. O Rafael era vendedor, e atendia uma loja de materiais de construção que vinha tendo quedas constantes de faturamento. Em uma de suas visitas ao dono do estabelecimento, ele recebeu uma proposta: comprar a loja.
O sonho do Rafael era ter seu próprio empreendimento e enxergou uma oportunidade de realizá-lo. Por isso, mesmo sabendo da situação crítica, decidiu aceitar o desafio e virar o jogo. Para conseguir o valor do investimento, ele vendeu seu carro e pediu ajuda do pai.
Foi então que, há 10 anos, se iniciou a história da Bergamini Construção. A loja tinha várias dívidas e o faturamento estava em queda, o que tornou o começo difícil. Mas o Rafael nunca desistiu, organizou as finanças e iniciou pequenas reformas na estrutura da loja.
Nessa época, ele era muito jovem e não conhecia o mercado. Mas se dedicou a estudar, pesquisar, conhecer tendências de mercado e também da sua região, além de inovar. Isso contribuiu para a situação se estabilizar e, depois de ficar próxima a falência, a Bergamini Construção começou a crescer.
As vendas aumentaram tanto, que o Rafael precisou contratar caminhões de entrega. E não parou por aí: os negócios se expandiram e outra unidade da loja foi aberta. Em apenas 10 anos, a Bergamini Construção já é considerada uma das maiores lojas, desse segmento, na região! Demais, né?
Mas esse crescimento só foi possível com muita dedicação e disposição para atender bem os clientes. A Bergamini Construção sempre ofereceu facilidades para os seus clientes.
O Rafael nos contou que um cliente tinha o sonho de construir sua casa, mas só efetuava pagamentos em dinheiro. Para que ele pudesse terminar seu projeto, a Bergamini Construção fechou um acordo com o cliente e parcelou o valor. A casa foi construída e hoje, o cliente já tem mais três casas!
O cliente realizou seu sonho, e nunca mais deixou de comprar com a loja. Deu para perceber como é importante oferecer parceria para os clientes, não é mesmo?

As coisas mudaram muito na pandemia?

A Bergamini Construção, como muito estabelecimentos, precisou se reinventar na pandemia. Essa reinvenção se iniciou pelas vendas online, essenciais para continuar atendendo os clientes durante o período de isolamento.
O Rafael contou que as soluções digitais fizeram toda a diferença no seu negócio, e até facilitaram as vendas. Agora, os clientes não precisam mais ir até o estabelecimento para fechar negociações. Isso ajuda, inclusive, a garantir mais vendas!
Quer saber mais sobre a solução que a Bergamini Construção usou nesse processo? Então assista ao programa do Luciano Huck, que vai ao ar neste sábado, 05/09.

Preciso aceitar cartão, e agora?

A Cielo começou a fazer parte da história da Bergamini Construção há 10 anos. Quando o uso de cartões começou a ganhar espaço no mercado, aceitar muitas bandeiras tornou-se essencial.
Além disso, a Cielo também ofereceu suporte e informações importantes para que as vendas acontecessem adequadamente. E as negociações de taxas também contribuíram para essa parceria que já dura vários anos e vem se fortalecendo.

E depois da pandemia?

O Rafael espera que o fim da pandemia contribua para a retomada das atividades normais, inclusive reduzindo preços. Mais do que isso, que os sonhos possam se realizar e cada empreendedor possa fazer aquilo que ama.
É o que todos esperamos, não é mesmo? E com a determinação que o empreendedor brasileiro tem, temos certeza que vamos sair fortalecidos dessa situação.

Dica de empreendedor

Perguntamos para o Rafael se ele tinha alguma dica para quem quer entrar nesse mercado. Ele tinha várias!
A primeira delas foi amar o que faz. E a gente sabe que isso é básico para qualquer empreendedor, certo?
Mas não parou por aí! Ele destacou que é importante se dedicar, além de oferecer variedade para os clientes. Para quem oferece serviços de entrega é importante que elas sejam rápidas.
Por fim, os negócios podem se fortalecer ainda mais se possuírem um estacionamento. Afinal, materiais de construção podem ser pesados. Já imaginou precisar carregar por uma longa distância até o carro?
Muito legal conhecer a experiência de alguém jovem, que já conquistou tanto sucesso, não acha? E você pode aproveitar essas dicas para começar a sua jornada! Nós estamos aqui para ajuda-lo em tudo o que for preciso, conte conosco!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288