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O que é Pink Money? Entenda o valor do público LGBTQIA+ na economia

Publicado por Equipe Cielo

Notas de dinheiro e moeda com sobreposição transparente da bandeira LGBTQIA+

Como sequência da nossa série de matérias educativas sobre o mês do orgulho LGBTQIA+, explicaremos como a diversidade pode trazer benefícios financeiros para sua companhia. Entenda o que é Pink Money lendo esse artigo!

Se você já ouviu falar do termo, com certeza sabe que é algo que está em alta e deve ser considerado em seu negócio, não apenas como estratégia, mas também como inclusão.

Tire as suas dúvidas sobre o assunto, bem como conheça os cuidados que você deve tomar ao criar campanhas nesse nicho.

Leia também: Conheça a história que marcou pra sempre o dia 28 de junho

Entenda o que é Pink Money

Em tradução livre, Pink Money significa dinheiro rosa e refere-se ao poder de compra da comunidade LGBTQIA+.

Mais do que uma ação de marketing, o termo engloba a causa social. Por conta da homofobia e do preconceito, todos os gêneros que complementam o “+” na sigla LGBT+ são vistos com um olhar marginalizado.

Antigamente não havia campanhas de grandes empresas voltadas ao público gay. Felizmente, com o passar do tempo, essa realidade mudou e continua em ascensão, fato que gerou visibilidade e aumento na renda de casais homossexuais.

Um estudo feito pelo IBGE mostrou que dentre os casais que moram juntos, os homoafetivos são mais bem-sucedidos que os héteros. E a diferença é gritante: a renda média de famílias gays é 65% maior do que uma composta por heterossexuais e filhos.

Curiosidade

A estimativa é que o público LGBTQIA movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano somente no Brasil. A Parada de São Paulo, que acontece há cerca de 30 anos, que supera o total de participantes a cada edição, é considerada a maior do mundo.

Leia também: Entenda o significado da sigla LGBTQIA+

O que é o Pinkwashing?

Falando sobre o que é Pink Money, lembramos do conceito Pinkwashing, que está relacionado à autopromoção de marcas ou pessoas que se apoderam do movimento LGBT+, mesmo que não sejam comprometidas com a causa. O objetivo, nesses casos, é lucrar às custas da comunidade gay.

Ou seja, não adianta defender a bandeira LGBT+ nas campanhas publicitárias da empresa, seja por meio de embalagens, slogans e afins, se a companhia não promove a inclusão no quadro de funcionários.

Ficou confuso? Acompanhe a seguir sobre Pink Money exemplos que não são corretos:

Imagine uma empresa que defende causas como cruelty free, mas que faz teste de seus produtos em animais. Ou aqueles que defendem a preservação ao meio ambiente e descartam lixo em ambientes impróprios.

Ou seja, se sua empresa quer realmente entender o que é Pink Money e criar campanhas voltadas a esse público, precisa conhecer algumas dicas importantes.

Como usar as estratégias corretas em sua empresa?

Já deu para perceber que o maior erro que uma organização pode cometer ao entender o que significa Pink Money é cair no Pinkwashing, que falamos acima. Ou seja, não adianta querer ‘forçar’ algo que só trará efeito contrário.

Antes de pensar em uma ação, veja algumas dicas muito importantes que você precisa levar em conta.

Conheça o seu público-alvo

Você precisa entender qual é o perfil LGBTQIA+ antes de fazer uma ação. E isso é somente o básico de qualquer campanha de marketing, não é mesmo?

Se você investe tempo estudando o seu público-alvo, deve fazer o mesmo se quiser trabalhar com as campanhas de Pink Money.

Faça conteúdos voltados a esse público

Se você já entendeu o que é Pink Money, precisa criar conteúdos que sejam interessantes a esse público. Isso deve ser feito de forma rotineira, não como algo que surge em um dia e acaba no outro.

Para realmente incluir esse público dentro das ações da sua marca, você deve interagir com ele, seja nas redes sociais, blog e etc.

Estude sobre essa causa

Sim, não adianta fazer algo sem conhecer o movimento social que engloba toda essa causa. Afinal, essa não é apenas uma campanha comum, ela é direcionada a um público específico, que possui necessidades específicas.

Cuidado para não sair nos supostos ‘Pink Money exemplos’ que são apenas falsas alusões de apoio à causa.

Faça ações periódicas

Como já falamos no outro tópico, após aprender o que é Pink Money, você deve colocar em prática dia a dia em sua empresa, essa não deve ser apenas uma ideia isolada.

Sendo assim, inclua em seu planejamento de marketing ações que sejam voltadas a esse público, de forma que possa ter um cronograma periódico e as pessoas se sintam parte da marca todo o ano e não apenas em uma única campanha.

Cuidados com o Pink Money

Sim, já alertamos sobre os possíveis erros ao criar ações que sejam falsas e ocasionam um efeito contrário ao seu público, certo?

Desta forma, após ler o que significa Pink Money você já deve ter ideia do que deve evitar e tomar cuidado. Mesmo assim, vamos deixar abaixo algumas dicas importantes:

  • Nada de usar termos pejorativos (se preciso, faça uma revisão mais criteriosa antes de colocar qualquer campanha no ar);
  • Fuja do Pinkwashing (tente pesquisar algumas ideias que não deram certo e vá no sentido contrário, evitando também qualquer semelhança);
  • Tenha certeza que entende seu público-alvo (como já falamos, trata-se de uma comunidade com uma causa específica e deve ser tratada como tal);
  • Deixe toda a equipe a par do assunto e das causas;
  • Use autenticidade nas campanhas (não adianta querer copiar ideias, inove);
  • Ofereça o que seu público precisa (mais uma vez, se você estudou sobre Pink Money, saberá o que realmente interessa para ele).

Combata a homofobia

Não basta apenas entender o que é Pink Money e fazer publicações apoiando a causa LBGT+ nos corredores da empresa ou nas redes sociais da companhia. Mais do que isso, faça por onde e mostre que a sua marca realmente apoia a diversidade.

Insira elementos LGBT+ nas suas campanhas de comunicação e marketing de forma natural. Uma ótima forma é retratar o cotidiano.

Por último e não menos importante, aposte em comemorar datas que contribuem com diversidade.

Após ler o que é Pink Money, já é possível imaginar estratégias inclusivas em seu negócio!


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