Você está em:

Institucional

Cielo explica o significado e origem da sigla LGBTQIA +. Confira!

Publicado por Equipe Cielo


Há 51 anos, junho é celebrado como o mês internacional do orgulho LGBTQIA + e a Cielo, pensando em um mundo mais inclusivo, se propôs a falar sobre esse universo. No conteúdo de hoje abordaremos o significado da sigla LGBTQIA + e a história por trás da luta para educar as pessoas sobre a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero.

O significado das letras na sigla LGBTQIA +


Todas as letras da sigla LGBTQIA + estão relacionadas a um grupo de pessoas reconhecidas tanto por sua orientação sexual quanto pela identidade de gênero, o que as diferencia do grupo heterossexual, erroneamente definido como certo e único aceitável.
Como sabemos, a orientação sexual está ligada aos gêneros masculino e feminino, daqueles com quem nos relacionamos. Já a identidade de gênero diz respeito ao jeito que a pessoa se reconhece perante a sociedade.
A combinação da sigla, nada mais é do que a adaptação do extinto termo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). Saiba o que cada uma das letras simboliza:

  • O L refere-se às lésbicas;
  • Enquanto que o G, está para gays, mulheres e homens, que sentem atração afetivo-sexual por pessoas do mesmo gênero que o seu;
  • Já o B representa os bissexuais, aqueles que sentem atração afetivo-sexual por homens e mulheres.

Essas três letras juntam grupos diante de suas orientações sexuais. A partir da próxima letra, a sigla integra diversas identidades de gênero.

  • A letra T inclui transgêneros, transexuais e travestis.

São pessoas que se identificam com um gênero diferente do indicado quando nasceram. Para isso, rompem e transgridem os códigos sociais e culturais construídos e atribuídos a cada gênero, uma vez que transitam entre eles.
Trans” é o oposto de “cis”, abreviação de cisgênero, termo que simboliza mulheres e homens que se reconhecem conforme seu gênero de nascimento. Quem é transexual geralmente realiza mudanças no próprio corpo para se sentir bem, independentemente da sua opção hétero ou homossexual.
Por exemplo, a mulher transgênero é aquela que realiza mudanças estéticas, podendo ser gay ou não. O homem trans, também.
Transgêneros, transexuais e travestis têm sido reunidos no termo transvestigênere.

  • O Q é de queer e simboliza quem transita entre os gêneros feminino e masculino.

A teoria queer afirma que a orientação sexual e a identidade de gênero são resultado de uma construção social, e não somente da funcionalidade biológica.

  • A letra I é mais recente e diz respeito ao intersexo.

O intersexo nada mais é do que o grupo de pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal, seja por hormônios, genitais, cromossomos ou outras características biológicas, seja não-binário. Isso quer dizer que não se encaixam na forma binária masculino-feminino.

  • Enquanto que a letra A refere-se, também à orientação sexual.

Estes, denominados assexuais, são aqueles que não sentem atração afetivo-sexual por outra pessoa, independente da orientação sexual ou identidade de gênero.

  • Já o símbolo + (mais) abriga outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero.

É a orientação sexual mais fluida, no caso o pansexual. Simboliza a pessoa que sente atração afetivo-sexual independente da identidade de gênero da pessoa.

A importância da sigla LGBTQIA +

Para algumas pessoas essa sigla não quer dizer muita coisa, a não ser um monte de letras agrupadas. Mas, o intuito do movimento LGBTQIA + é fazer com que inúmeros cidadãos sintam-se representados e que suas pautas sejam defendidas perante a sociedade.

Origem da celebração do mês LGBTQIA +

Não faz muito tempo que a homossexualidade deixou de ser considerada crime e dentre as penas para quem os cometia, infelizmente, estava a prisão perpétua. Por isso, lésbicas, gays, bissexuais e travestis eram alvos constantes de policiais que extorquiam e batiam em todos aqueles que não se denominavam heterossexuais, na maioria dos estados norte-americanos.
No dia 28 de junho de 1969, a polícia de Nova Iorque faria uma batida em Greenwich Village, bairro do Stonewall Inn, um dos poucos bares que recebia o público LGBT. Porém, uma multidão encurralou os policiais e um grande confronto teve início.
A confusão se estendeu por dias e ficou conhecida como As Rebeliões de Stonewall, o marco de resistência na luta por direitos da comunidade gay. No aniversário de um ano da manifestação, dez mil pessoas se reuniram na porta do bar e celebraram a primeira Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA +.
Aproveite e confira o que rolou na Parada do Orgulho LGBTQIA+ SP – 2021.
Esse conteúdo foi feito com muito respeito e carinho, para dizer que nós “consideramos justa toda forma de amor”, como diz a música do Lulu Santos.
Gostou da matéria? Siga a Cielo nos canais do Facebook, Instagram e LinkedIn e compartilhe vários assuntos com seus amigos. Até a próxima.
 

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288