Você está em:

Institucional

Cielo lança sua Cartilha de Diversidade e Inclusão

Publicado por Equipe Cielo

A Cielo, líder do segmento de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, acaba de lançar sua Cartilha de Diversidade e Inclusão.

Clique aqui e baixe a Cartilha de Diversidade e Inclusão.

A publicação foi oficialmente lançada dia 21 de dezembro, após a última edição de 2021 do Conversas Plurais, roda de conversa quinzenal para o Time Cielo onde são debatidos temas relevantes sobre Diversidade & Inclusão.

Voltada para colaboradores/as, a Cartilha de Diversidade e Inclusão reforça os 6 Compromissos de nossa companhia em avançar com ações relacionadas ao tema e promover um ambiente cada vez mais plural.

“Precisamos tornar o mundo corporativo mais diverso e inclusivo. E essa é uma jornada longa, que envolve transformação cultural e de processos. Queremos criar um contexto onde a Diversidade e a Inclusão gerem valor para as pessoas e para a Cielo, transformando o ambiente como um todo e engajando a todos nessa mudança”, ressalta Daniel Poli, Head de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Corporativa da Cielo. “Por isso, tomamos o cuidado de realizar as ações para que elas sejam estruturantes e não isoladas. Queremos garantir a continuidade das iniciativas para que a transformação seja sustentável”.

A Cartilha está disponível para consulta de colaboradores/as de todas as equipes, além do público externo e tem como principal objetivo letrar e difundir conhecimento sobre conteúdos fundamentais a respeito do tema de Diversidade e Inclusão.

Com ela, é possível obter orientações sobre atitudes e conceitos do nosso dia a dia, de forma que o material possa ser utilizado pelo Time Cielo para assegurar que todas as pessoas sejam respeitadas na empresa, independente de raça, origem, identidade de gênero, orientação sexual ou religião.

Diversidade e Inclusão foi destaque na Cielo em 2021

Além do lançamento da Cartilha, 2021 fica marcado na Cielo como um ano em que foram realizadas diversas iniciativas para ampliar os compromissos relacionados à Diversidade e Inclusão na companhia.

Confira as principais ações realizadas sobre D&I em 2021

  • Lançamento do manifesto de Diversidade & Inclusão da Cielo: em abril, demos o primeiro passo para construir o que viria nos meses seguintes. Com colaboração de diversas pessoas, criamos e lançamos o nosso manifesto. O tema também ganhou uma identidade visual própria, para representar essa iniciativa tão importante na nossa companhia.

Assista nosso manifesto:

  • Lançamento de uma área de Diversidade & Inclusão no Portal Cielo: no portal interno voltado para nossos/as colaboradores/as, foi criada uma página exclusiva sobre D&I, trazendo o Manifesto, Compromissos, informações sobre os Grupos de Afinidade e tudo relacionado ao assunto na nossa companhia, além de materiais de apoio e conteúdos para consulta, como a própria Cartilha.
  • Lançamento do Conversas Plurais: quinzenalmente, o Time Cielo se reúne em rodas de conversa online que difundem conhecimento sobre temas relacionados à luta de grupos minorizados dentro e fora do ambiente de trabalho. Em 2021, foram realizados 20 encontros.
  • Liderança inclusiva: nesta ação, nossas lideranças participam de rodadas de apresentação sobre pautas relevantes de Diversidade e Inclusão. Elas também recebem um relatório com indicadores demográficos da empresa e materiais de apoio a respeito de assuntos como capacitismo, acessibilidade etc.
  • Censo sobre PCDs e raça: em julho, realizamos uma pesquisa interna que tornou possível identificar PCDs que estavam na companhia sem o enquadramento como tal. Através dela foi possível mapear e diminuir os gargalos em relação à autodeclaração racial, ajudando a direcionar as ações para que a Cielo se torne mais inclusiva, acessível e diversa, baseadas no atual cenário da companhia.
  • E-NPS Diversidade: também fizemos uma pesquisa E-NPS que tinha como objetivo mapear anonimamente colaboradores/as LGBTQUIA+ e suas respectivas identidade de gênero e orientação sexual. Isso foi feito para identificar qual a visão do público interno em relação à D&I na Cielo.
  • Inclusão de cotas raciais no PEC: nosso Programa de Educação Continuada (PEC) contemplou cotas raciais, visando proporcionar a representatividade de colaboradores e colaboradoras de grupos minorizados. Esse ano, contamos com 50% de mulheres e 32,5% de pessoas negras, autodeclaradas pretas e pardas no Programa.
  • Realização de uma mesa de Diversidade e Inclusão no Cielo Digital Summit 2021: pela primeira vez, a pauta de Diversidade e Inclusão foi tratada em formato de bate-papo no Cielo Digital Summit 2021 realizado em outubro com todo Time Cielo. O debate foi mediado pelo ator e comediante Hélio de La Peña e reforçou a troca de experiências entre colaboradores/as com perfis, origens, ideias e visões diferentes.
  • Programa de Trainee PCDs: a Cielo promoveu seu primeiro Programa de Formação para Gerente de Negócios Trainee exclusivamente voltado a Pessoas com Deficiência (PCDs). Inicialmente eram 15 vagas disponíveis e fechamos com 35, ou seja, incluímos mais que o dobro do que havíamos previsto de profissionais com deficiência.
  • Ações inclusivas em recrutamento e seleção: outras grandes conquistas no quesito de atração e seleção foram a adoção do nome social de pessoas trans nos sistemas internos da empresa (incluindo crachás, e-mail, Teams e login corporativos) e a implementação do tema na integração das pessoas contratadas.

Veja também: Cielo atualiza seu Código de Conduta Ética


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288