Você está em:

Institucional

Dia Internacional do Orgulho Gay: Cielo comemora e explica a data.

Publicado por Equipe Cielo


Hoje, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +. A data tem como objetivo defender e conscientizar a população mundial sobre a importância do combate à homofobia. Confira, a seguir, a história dessa celebração explicada pela Cielo. Boa leitura!

O Dia do Orgulho Gay e sua história

Em Nova Iorque, até 1966, a comunidade gay não podia se reunir em locais públicos, pois as autoridades tinham como objetivo evitar a “desordem” que esses encontros pudessem causar. Além disso, as relações privadas entre pessoas do mesmo sexo eram criminalizadas e por isso, era comum que a polícia agisse com violência para “conter” os membros da comunidade LGBTQIA +.
Mesmo após a revogação da lei, uma violenta abordagem policial aconteceu no bar Stonewall Inn, um dos poucos espaços que recebia e acolhia o público gay. O fato  despertou a revolta da população que já estava cansada de presenciar cenas violentas e desrespeitosas.
O acontecimento se estendeu por dias e ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall, o marco de resistência e igualdade civil dos homossexuais, no século XX. A primeira Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA +, aconteceu nos Estados Unidos, após um ano do ocorrido, quando dez mil pessoas se encontraram na porta do bar Stonewall Inn e celebraram.
A partir de então, vários protestos e outros eventos aconteceram a favor dos direitos dos homossexuais mundo afora. Atualmente, países como Alemanha, África do Sul, Brasil, Canadá, França, Israel e Portugal também comemoram essa data tão importante.
Leia também: Cielo explica o significado e origem da sigla LGBTQIA +. Confira!

A Parada do Orgulho LGBTQIA + no Brasil

Para que tenhamos uma sociedade livre de preconceitos e democrática, o Dia do Orgulho Gay reconhece que todas as identidades de gênero devem ser respeitadas como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos, independente da opinião alheia.
Geralmente, nesta data, membros da comunidade LGBT e simpatizantes do movimento, se reúnem para celebrar o amor e a igualdade de gêneros. Esse evento, bastante famoso, denominado Parada do Orgulho Gay, é um gigantesco desfile que reúne milhões de pessoas mundo afora.
No Brasil, a Parada do orgulho LGBT de São Paulo acontece na Avenida Paulista, desde 1997. Em 2006 o evento foi nomeado pelo Guinness World Records. como a maior parada do orgulho LGBT do mundo.
A Parada e seus eventos associados são organizados pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), desde a sua fundação em 1999 e acontecem em várias cidades brasileiras.
Leia também: Confira o que rolou na na Parada do Orgulho LGBTQIA + SP – 2021.

Curiosidades!

Veja abaixo, algumas das frases mais populares sobre o Orgulho Gay:

  • “Se a homossexualidade é uma doença, então deveríamos avisar diariamente no trabalho: Oi. Não posso trabalhar hoje, ainda estou gay!” – Robin Tyler;
  • “Por que é que, culturalmente, nós nos sentimos mais confortáveis vendo dois homens segurando armas do que dando as mãos?” – Ernest Gaines, renomado escritor norte-americano;
  • “Deus é meu pastor e ele sabe que eu sou gay.” – Reverendo Troy Perry, fundador da Metropolitan Community Church, com um ministério de afirmação especial nas comunidades de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

Ou seja, temos que respeitar as pessoas exatamente como elas são. Não por serem gays ou héterossexuais. Mas, por serem absolutamente iguais a nós, outros seres humanos.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288