Você está em:

Institucional

Diversidade e Inclusão: Cielo mira aumento da diversidade racial e de gênero na companhia até 2025

Publicado por Equipe Cielo

O Conselho de Administração da Cielo, empresa líder em soluções de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, anunciou suas metas para aumentar a diversidade na companhia.

Até 2025, o número de mulheres no quadro geral das equipes deverá representar 45% do total. Além disso, os profissionais negros e indígenas deverão corresponder a 35% do efetivo.

Atualmente, o percentual de mulheres no Time Cielo é de 39% e o de pessoas negras e indígenas é de 31%.

Foram estipuladas também metas para ampliar a presença desses grupos na liderança da companhia. Hoje, as mulheres ocupam 38% desses cargos, enquanto profissionais negros e indígenas representam 18%. Em 2025, a meta será alcançar, 42% e 22% dessas posições, respectivamente.

De acordo com Fernando Pinto Lima, diretor executivo de Gente, Gestão e Performance (GGP), a aprovação de metas é a medida mais impactante dentre as ações que vêm sendo realizadas pela companhia para elevar a participação dos grupos minorizados e aproximá-la do espectro demográfico brasileiro:

Não é um objetivo simples porque o universo financeiro e de tecnologia, onde a Cielo está inserida, é predominantemente masculino e ocupado por pessoas brancas. Mas essa realidade não pode servir como justificativa para a acomodação. Assim, criamos uma tábua de iniciativas para atingirmos os objetivos para aumentar a representatividade desses dois grupos no quadro geral e na liderança”, afirma.

Metas de Diversidade e Inclusão reforçam ações afirmativas da companhia

Uma das primeiras ações da Cielo para alcançar as metas foi reservar mais de 130 vagas de Gerente de Negócios na área Comercial exclusivamente para mulheres.

Em abril, a companhia abrirá seleção focada em recrutar mulheres para postos de tecnologia de informação, outra área em que há predominância masculina.

Além disso, a companhia passou a integrar a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que ajudará na atração de profissionais negros e na aceleração de carreira de pessoas que já estão na companhia e fazem parte desse recorte racial.

Dessa forma, a iniciativa contribuirá com a capacitação dos profissionais pertencentes a esses perfis – mulheres, negros e indígenas – para que alcancem cargos estratégicos e de liderança.

Para garantir que as metas propostas sejam atingidas sem sobressaltos, foram estabelecidas formas de mensuração anuais, que serão realizadas entre 2022 e 2025.

No primeiro momento, os profissionais da área de Recursos Humanos poderão ter suas rendas variáveis afetadas caso não consigam atingir o que foi estipulado para o ano corrente.

“Em um segundo momento, a liderança de diferentes áreas também poderá ter suas rendas variáveis afetadas em caso de não cumprimento da meta. Essa é uma demonstração do compromisso de toda a companhia com o aumento da diversidade, causa justa que ainda tem o poder de tornar a Cielo mais competitiva e preparada para os variados desafios”, diz Daniel Poli, Head de Sustentabilidade, Diversidade Responsabilidade Corporativa.

Conheça outras ações de Diversidade e Inclusão já realizadas pela Cielo

A Cielo tem trabalhado na estruturação de sua estratégia para Diversidade e Inclusão desde 2019 e vem realizando diversas ações no tema desde então.

Nos últimos anos, a empresa vem se destacando no mercado pelas práticas de ESG (sigla para o termo Environmental, Social and Governance), cujos princípios também incluem a agenda de D&I.

As iniciativas são realizadas de forma contínua e estruturada, garantindo que o esforço em tornar o ambiente corporativo da companhia mais diverso e inclusivo seja sustentável ao longo do tempo.

Vejas as principais ações de Diversidade e Inclusão já feitas aqui na Cielo:

  • Criação dos Grupos de Afinidade da Cielo: idealizados para promover o debate sobre D&I e a participação plena e equitária de todas as pessoas no nosso ambiente corporativo nossos grupos de afinidade lideram diversas iniciativas que contribuem com o processo de transformação da companhia. Ao todo, são quatro grupos, abertos a todas as pessoas do Time Cielo: Além do Gênero ( que cuida do empoderamento feminino na Cielo); Blue to Black (relacionado às relações étnico-raciais); Prisma (que dá representatividade à comunidade LGBTQIA+); e o Somos Todos Um (voltado para as pautas relacionadas às pessoas com deficiência (PcDs);
  • Trilha de D&I: quem faz parte do Time Cielo têm acesso à uma trilha de Diversidade & Inclusão na Universidade Cielo (UC), nossa plataforma de educação corporativa.
  • Lançamento do manifesto de Diversidade & Inclusão: lançado em abril de 2021, contou com a colaboração de diversas equipes da companhia e marcou o lançamento de uma identidade visual própria para representar os temas de D&I na Cielo;
  • Criação da área de Diversidade & Inclusão no Portal Cielo: o canal interno, voltado para as pessoas do Time Cielo, traz todos os assuntos relacionados à D&I, incluindo informações sobre os Grupos de Afinidade e diversos materiais de apoio e conteúdos para consulta;
  • Lançamento do Conversas Plurais: os encontros online com o Time Cielo são realizados frequentemente e visam difundir o conhecimento sobre temas relacionados à luta de grupos minorizados dentro e fora da Cielo;
  • Liderança Inclusiva: ação que envolve a participação das lideranças em rodadas de apresentação sobre pautas de Diversidade e Inclusão. Há também a produção de um relatório com indicadores demográficos da empresa e de materiais de apoio sobre assuntos como capacitismo, acessibilidade etc;
  • Censo sobre PCDs e raça: realizado em julho de 2021, a pesquisa interna viabilizou a identificação de PcDs que estavam na companhia sem serem enquadrados como tal. O mapeamento também tornou possível diminuir os gargalos em relação à autodeclaração racial e a direcionar as ações para tornar a empresa mais inclusiva, acessível e diversa, com base no real cenário interno;
  • E-NPS Diversidade: a pesquisa E-NPS visou identificar, de forma anônima, as pessoas da comunidade LGBTQUIA+ no Time Cielo e suas respectivas identidades de gênero e orientação sexual. O objetivo foi saber a visão do público interno em relação à D&I na Cielo;
  • Inclusão de cotas raciais no PEC: em 2021, o nosso Programa de Educação Continuada (PEC) passou a contemplar cotas raciais, visando o aumento de representatividade das pessoas de grupos minorizados. Com isso, o percentual de mulheres no PEC chegou a 50% e o de pessoas autodeclaradas pretas e pardas, a 32,5%;
  • Mesa de Diversidade e Inclusão no Cielo Digital Summit 2021: a pauta de Diversidade e Inclusão foi tratada pela 1ª vez no Cielo Digital Summit 2021, realizado com todo o Time Cielo, em outubro do ano passado. O bate-papo contou com a presença do ator e comediante Hélio de La Peña, fomentando a troca de experiências sobre o tema nas equipes;
  • Programa de Trainee PCDs: também em 2021, a Cielo promoveu o primeiro Programa de Formação para Gerente de Negócios Trainee exclusivamente voltado a Pessoas com Deficiência (PCDs). As 15 vagas inicialmente previstas geraram a contratação de 33 pessoas – quase o dobro do que foi previsto no lançamento da ação;
  • Ações inclusivas no recrutamento e seleção: a atração e seleção de talentos para a companhia contou com novas iniciativas de D&I como a adoção do nome social de pessoas trans nos sistemas internos da empresa (incluindo crachás, e-mail, perfil no Teams e o login corporativo) e a implementação do tema na integração das pessoas contratadas;
  • Lançamento da Cartilha de D&I: em dezembro de 2021, nossa companhia lançou sua Cartilha de Diversidade e Inclusão destinada às pessoas do Time Cielo. A publicação reforça os seis compromissos da Cielo em avançar com a promoção de um ambiente cada vez mais plural e inclusivo.

E você? Que tal fazer parte de uma empresa que respeita todas as pessoas, independente de raça, origem, identidade de gênero, orientação sexual ou religião?

Confira a página da Cielo na plataforma Gupy e veja as vagas disponíveis no momento!

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288