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Dicas e Histórias de Sucesso

Aproveite as oportunidades que o delivery oferece no mercado de marmitas

Publicado por Equipe Cielo

Solicitar serviços de delivery nunca foi tão comum, e pode ser uma a grande chance para quem deseja entrar mercado de refeições caseiras
 
A pandemia do covid-19 trouxe mudanças drásticas na rotina da população do mundo todo. O distanciamento social exigiu adaptações rápidas, inclusive nos hábitos de consumo, direcionados para o ambiente digital.
Nesse contexto, uma figura que já vinha ganhando espaço no cenário econômico, passa a ser elemento básico para a maior parte da população: o delivery. Adotado por empresas dos mais diversos segmentos, esse serviço é muito comum em bares, restaurantes e lanchonetes.
Por outro lado, a busca por uma vida mais saudável mudou os hábitos de alimentação de parte da população. Mas, numa época em que o tempo é escasso, os fast-foods dominam o mercado com comidas gordurosas e altamente calóricas.
Nesse contexto, cresce a procura por refeições caseiras, preparadas com alimentos selecionados e nutritivos. Essa demanda, que por si só constitui uma oportunidade de gerar renda para muitos empreendedores, é fortalecida pelo delivery.
Muitos empreendedores trabalham com refeições caseiras há algum tempo, já que os custos envolvidos nesse mercado são baixos. Mas a crescente cultura do delivery expande possibilidades e amplia consideravelmente o mercado de atuação.
Com algumas ações simples, é possível implementar um delivery e oferecer comodidade para quem quer comer bem, sem sair de casa. E a gente trouxe algumas dicas para você!

Diferenciação é o primeiro passo

 
Os consumidores são cada vez mais exigentes. Isso faz com que a palavra-chave para os negócios que pretendem se destacar no mercado seja a diferenciação.
Tenha em mente que você precisa oferecer produtos de qualidade, capazes de atrair e fidelizar clientes. Também dá para optar por trabalhar em nichos específicos, como de alimentação saudável ou pratos gourmet.
O importante é oferecer bons motivos para o seu público-alvo comprar suas refeições. Afinal, o delivery expande sua região de atuação e você vai precisar conquistar novos clientes.

Saiba o que ofertar

Mesmo que você tenha um cardápio completo, precisa entender que não necessariamente todos os seus pratos são adequados ao delivery. É necessário priorizar, e isso pode ser feito de várias formas.
Você pode trabalhar com os pratos mais pedidos, já que a tendência é que eles tenham maior busca. Mas também pode optar por pratos que, dentro da sua receita padrão, irão viajar melhor no delivery. Por exemplo, enquanto batatas fritas podem murchar ao longo do trajeto, carnes tendem a manter suas características.
Outra possibilidade é adaptar algumas receitas importantes do seu cardápio, para que possam ser incluídas no seu pacote de entregas. Alguns pratos, com pequenas modificações na receita original, chegam ao seu destino fresquinhos.
As possibilidades são inúmeras, você só precisa escolher o que se encaixa melhor no seu negócio.

Higiene é primordial

 
Se manter a higiene já é um imperativo para o segmento de alimentação, no delivery ela precisa ser redobrada. Quem manuseia os pratos precisa higienizar as mãos com frequência, o ambiente e os utensílios também.
Oriente seus entregadores a higienizarem as mãos com álcool 70% desde a retirada do pedido até a entrega. Além disso, é importante manter o menor contato possível com os clientes, sempre utilizando máscaras.
Outra medida que pode ser incentivada é o pagamento online. Que tal começar a usar o Cielo Super Link e vender pelo WhatsApp? Assim, seu entregador não precisa manusear alimentos e dinheiro ao mesmo tempo.
Por fim, pode ser interessante divulgar seus procedimentos de higiene. Isso oferece segurança para quem está comprando, principalmente no momento em que estamos vivendo.

Cuidados com a embalagem

 
Quando pensamos em delivery, escolher a embalagem correta é fundamental. Além de garantir que seu produto chegue para o cliente nas condições desejadas, ela ainda permite a organização dos alimentos.
Busque embalagens que melhor se adequam ao tipo de alimento que você trabalha. Algumas possibilidades são os modelos sustentáveis, com divisórias ou individuais. E não se esqueça: hoje, é essencial que seja possível levá-las ao congelador.

Avalie as informações da entrega

 
Quando um cliente faz seu pedido, automaticamente cria uma expectativa. E você deve estar apto a corresponder, tanto na entrega de um produto de qualidade, quanto no cumprimento do prazo.
Nesse sentido, é importante verificar quanto tempo decorre entre a realização do pedido e a entrega. Considere o tempo de preparo, chegada do motoboy e percurso até a casa do cliente. Dica: é melhor estimar um tempo superior de entrega e surpreender seu cliente positivamente, do que o contrário.

Escolha seu modelo de delivery

 
Você pode optar por um delivery próprio, ou utilizar alguma plataforma especializada. Para quem está começando, as plataformas podem ser boas opções em termos de qualidade e custos.
Conforme você for conhecendo melhor o seu público desse canal, poderá oferecer pequenas promoções ou brindes. Que tal uma sobremesa para quem comprar o prato do dia?

Por fim, divulgação não pode faltar

 
Como falamos com frequência, é necessário divulgar seu negócio. Utilize as redes sociais para realizar vendas, impulsionar seus produtos e informar por quais canais você pode ser encontrado.
Vá mais longe, e estabeleça relacionamento com seus clientes. Tire dúvidas, realize pesquisas de satisfação e busque conhecer seu consumidor. Tudo isso vai ajudá-lo a atender melhor seus clientes e ser assertivo quanto aos produtos que fazem mais sucesso.
Para pensar: o relacionamento pode ser estabelecido no momento da entrega. Já pensou em enviar um pequeno bilhete de agradecimento pela escolha do seu produto?
Deu para perceber que o delivery abriu um leque de oportunidades, não é mesmo? E você não pode perder essa chance! A hora de aumentar suas vendas é agora, e nós estamos com você sempre que precisar!


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