NRF 2025: principais tendências da maior feira de varejo do mundo
A NRF Retail’s Big Show acontece em Nova Iorque (EUA), de 12 a 14 de janeiro de 2025. A NRF 2025 reúne especialistas e profissionais do Varejo global para debater as principais novidades que movimentam o segmento.
Na abertura da 115ª edição da maior feira de Varejo do mundo, a organização do evento apontou 25 tendências que vão fazer diferença no mercado varejista nos próximos anos e trouxemos cada uma delas para você neste texto.
Além disso, a Cielo tem diversos representantes presentes na NRF Retail’s Big Show 2025 para trazer as principais percepções da maior feira varejista do mundo para a realidade do nosso país e ajudar a impulsionar negócios no Brasil.
Continue a leitura e saiba o que pode transformar o setor em 2025!
25 tendências para o Varejo, de acordo com a NRF 2025
A utilização da Inteligência Artificial é o grande destaque entre as principais tendências de mercado que devem transformar o Varejo este ano, de acordo com a NRF 2025. Confira!
1. Inteligência Artificial como agente
As vendas realizadas por influência digital já ultrapassam os 60% e a tendência é que cresçam ainda mais com o uso da Inteligência Artificial (IA) como agente.
A partir da ação da IA, será possível incrementar as recomendações personalizadas, facilitar a tomada de decisão e oferecer assistência contínua para os clientes.
A NRF destaca, no entanto, que a adoção generalizada da tecnologia ainda vai levar tempo, considerando custos elevados de implementação e questões relacionadas ao uso e à privacidade dos dados.
2. Inteligência Artificial generativa
A Inteligência Artificial generativa permanece como um grande fator de transformação do varejo em 2025.
Além das experiências de compra hiperpersonalizadas, a IA generativa permite criar conteúdos dinâmicos e oferecer assistência virtual para aumentar o engajamento de clientes em tempo real.
Com ela, os varejistas podem entender o comportamento de quem consome com base no histórico de compras e em indicadores sociais.
Isso ajuda a simplificar diversas questões operacionais, como a gestão do estoque, além de antecipar necessidades dos clientes – melhorando a satisfação e aumentando a fidelização de clientes.
Aqui na Cielo, por exemplo, usamos a Inteligência Artificial para monitorar a performance das maquininhas e atuar preventivamente na troca dos terminais antes que apresentem problemas.
3. Desafios com a privacidade e a integração
Junto com o avanço do uso da Inteligência Artificial, vêm desafios relacionados à privacidade de dados e integração dos sistemas do Varejo para se adequar à tecnologia.
4. Live shoppings
Segundo a NRF 2025, as chamadas live shoppings – modalidade de comércio que consiste em fazer vendas por transmissões ao vivo na internet – vão ser ainda mais relevantes na estratégia do Varejo em 2025.
Aliando experiência de consumo e entretenimento, elas promovem conexões reais entre consumidores e marcas, permitindo que varejistas se aproximem de forma pessoal e obtenham dados importantes para aumentar as vendas.
De qualquer forma, a expansão das live shoppings depende da superação de questões logísticas e da possibilidade de gerar retorno vantajoso para varejistas.
5. Crescimento dos marketplaces
Os marketplaces oferecem conveniência, diversidade de produtos e preços competitivos, atraindo clientes de todos os perfis.
Como o custo para atuar nestas plataformas não é grande, cada vez mais varejistas tendem a atuar no marketplace, evitando a perda de consumidores para concorrentes.
6. Tecnologia Just Walk Out
A tecnologia Just Walk Out (JWO) proporciona experiências de compras autônomas, permitindo que clientes entrem no ponto de venda, peguem o que desejam e adquiram mercadorias sem passar pelo caixa.
Para a NRF 2025, esse tipo de operação vai se multiplicar, abrangendo lojas sem caixas, uso de robôs no estoque e até entregas (com uso de drones, por exemplo).
A aposta é que essa tendência avance rapidamente, à medida que seja implementada por um maior número de varejistas e alavancada pela busca de jornadas de consumo cada vez mais rápidas.
7. Prioridade para a experiência dos colaboradores
A experiência dos colaboradores se torna um elemento-chave para a inovação do Varejo à medida que a Inteligência Artificial e a automação acontecem.
Capacitar as equipes, melhorar o ambiente de trabalho e promover uma cultura de aprendizado contínuo são essenciais para aumentar a produtividade e reduzir a rotatividade, garantindo que o elemento humano permaneça no centro do Varejo mesmo com avanço da tecnologia.
8. Avanço das lojas físicas
As lojas físicas são fundamentais na retenção e aquisição de clientes, na construção de identidade da marca e na fidelização.
Por isso, em 2025, a NRF indica que elas vão continuar a “renascer”, oferecendo aquilo que não pode ser vivenciado no mundo online: experiências imersivas e interações autênticas com as marcas.
Presencialmente, o Varejo tem o ambiente perfeito para gerar confiança e aumentar a fidelidade através de conexões pessoais.
9. Promoção de experiências
A promoção de serviços e experiências para clientes nas lojas é a maneira mais eficiente de marcar a diferença entre o varejo presencial e online.
Grandes varejistas e lojas de luxo utilizam essa estratégia para impulsionar suas receitas e fortalecer o ponto de venda físico.
10. Retail media
A retail media – nome dado aos anúncios realizados em lojas e/ou plataformas digitais de varejistas – deve andar em duas direções opostas no período de um ano.
Por um lado, muitos lojistas vão aprimorar suas ofertas e se tornar mais relevantes para a jornada de seus clientes.
Do outro, muitos varejistas vão expandir a oferta de anúncios em mídias de Varejo sem prestarem atenção aos interesses e desejos de quem compra.
Isso vai gerar um cenário caracterizado pela dualidade: ao mesmo tempo que este tipo de anúncio vai destacar alguns varejistas, também vai gerar dificuldades de engajamento para outros.
Saiba mais sobre retail media e outros assuntos que impactam no futuro do Varejo neste episódio do “Da Conversa à Ação”!
11. Geração Z e Millennials desejam mais integração
Clientes que fazem parte das chamadas Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2015) e Millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1994) vão exercer ainda mais seu poder de compra em 2025.
Por isso, a NRF indica que, mesmo com a volta destes consumidores às lojas físicas, a integração entre o online e o offline vai ser fundamental para o Varejo.
Os lojistas devem se preparar para promover a descoberta criativa de produtos, realizar recomendações personalizadas e manterem a transparência nas práticas comerciais.
12. Geração Alpha é desafio para o Varejo
A Geração Alpha (formada pelas pessoas nascidas entre 2010 e 2025) é um grande desafio para os varejistas.
Mesmo demonstrando gosto para experiências presenciais, esse grupo de clientes ainda é uma “incógnita” para lojistas.
Algumas marcas já trabalham com criadores que fazem parte dessa Geração, mas gerenciar crianças e adolescentes – e seus pais — é algo novo.
Questões relacionadas à privacidade e às redes sociais devem trazer mudanças importantes em relação a este tema nos próximos 12 meses.
13. Aprimoramento das estratégias de Marketing
Uma das principais tendências trazidas pela NRF 2025 é o aprimoramento das estratégias de Marketing por parte dos varejistas.
Isso porque cada geração de clientes vai exigir uma abordagem diferente, baseada em preferências e valores distintos.
A Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2015) busca autenticidade e responsabilidade social e favorece marcas que se alinhem aos seus padrões éticos.
Já a Geração Y, também conhecida como Millenials, vai priorizar as experiências e a personalização da jornada. Assim, estas pessoas procuram marcas que promovam o envolvimento em todas as plataformas.
Por outro lado, a Geração X valoriza a conveniência e a eficiência, preferindo interações diretas e simplificadas.
Além disso, os Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1944 e 1964) gostam de clareza e confiança, dando preferência às marcas que demonstrem confiabilidade e melhor atendimento ao cliente.
14. Fim do marketing linear
A superexposição e as questões relacionadas à privacidade provocaram um aumento da desconfiança na publicidade.
Isso provocou o fim do marketing linear e trouxe desafios sobre o que é necessário para fazer os clientes consumirem.
Além disso, o grande número de produtos competindo por espaço, fazendo com que as pessoas demorem mais tempo para avaliar suas opções de consumo.
15. Comércio contínuo
Para a NRF 2025, o comércio contínuo vai ser definido por uma experiência de compra integrada e fluida em todos os canais.
O Varejo precisa oferecer interações consistentes, personalizadas, com transações rápidas e sem complicações – incluindo visibilidade em tempo real dos estoques e flexibilização da entrega.
Para se destacar, as marcas devem usar a Inteligência de Dados para antecipar necessidades e personalizar experiências, aumentando a conveniência e a satisfação.
16. Social commerce
Outra tendência apontada pela NRF 2025 é o aumento do social commerce – tipo de comércio que permite a aquisição de produtos ou serviços pelas mídias sociais.
Segundo os especialistas da maior feira de Varejo do mundo, à medida que as plataformas integram mais as experiências de compra e evoluem para possibilitar jornadas de consumo mais dinâmicas, a descoberta, o engajamento e a venda se aliam perfeitamente.
A parceria com influenciadores continua sendo muito relevante para a interação entre clientes e o Varejo, assim como as recomendações personalizadas trazidas pela Inteligência Artificial.
Esses aspectos fazem mais diferença para clientes da Geração Z e Millennials. Uma pesquisa recente mostra que 46% da Geração Z e 35% dos Millennials preferem mídias sociais em vez de mecanismos de busca tradicionais.
Além disso, 44% da Geração Z descobrem novas marcas nas redes sociais diariamente – e o TikTok se destaca em buscas sobre relacionadas aos cuidados com cabelo, maquiagem e ideias para presentes.
17. Pagamentos cashless (sem dinheiro ou cartão físico)
Para a NRF, 2025 marca um momento decisivo para os chamados pagmentos cashless (sistema que dispensa o uso de cartões físicos ou de dinheiro em espécie).
O desejo das pessoas por experiências digitais de compra cada vez mais fluidas vão promover o aumento de soluções deste tipo, sem deixar de lado o cuidado com a privacidade de dados e o combate à ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.
Um exemplo de aplicação cashless foi a atuação da Cielo no Lollapalooza Brasil, quando o público presente utilizou a pulseira do festival para realizar as transações no evento.
18. Mudanças na avaliação do desempenho financeiro
A NRF aponta também para uma mudança na avaliação do desempenho financeiro dos varejistas.
Além dos métodos convencionais de avaliação – como declarações de lucros e perdas – fatores adicionais como experiência do cliente, fidelidade à marca, engajamento em mídias sociais, práticas de sustentabilidade e outros aspectos qualitativos devem ser considerados.
Isso indica que os negócios do Varejo serão avaliados segundo um panorama mais holístico.
19. Segurança
Infelizmente, os golpes contra varejistas vão continuar crescendo.
Isso vai exigir uma estratégia de proteção de ativos cada vez mais robusta, envolvendo inovação no gerenciamento de estoque de ponta a ponta e medidas de prevenção a roubos – sem prejudicar as possibilidades de autoatendimento dos clientes.
20. Políticas relacionadas a alimentos
No ano de 2025, os debates sobre políticas relacionadas a alimentos ultraprocessados, uso de aditivos em produtos de Alimentação e salubridade de dietas deve aumentar nos Estados Unidos.
Isso pode resultar em mudanças nas políticas agrícolas e alimentares por lá.
21. Saúde e bem-estar
Saúde e bem-estar também são temas prioritários para o mercado norte-americano, gerando um aumento de cerca de 10% no segmento de acordo com uma pesquisa.
Testes de diagnóstico e produtos como anéis biométricos e dispositivos como monitores contínuos de glicose ganham força ente os consumidores.
Com isso, o debate sobre produtos relacionados à menopausa, medicina preventiva, longevidade saudável e medicamentos para perda de peso deve aumentar.
22. Compras online de mercado
A NRF 2025 indica que as compras online de Alimentos devem aumentar.
Isso deve fazer com que redes de supermercado invistam mais em tecnologia para atender à demanda dos clientes – ainda que a compra de itens como frutas, por exemplo, enfrente desafios nos canais digitais.
23. Automação da cadeia de suprimentos
Adaptável, eficiente e resiliente. Esses são os adjetivos que devem caracterizar as cadeias de Suprimentos do Varejo para 2025.
Esses fatores são essenciais para que varejistas possam lidar com possíveis riscos inerentes ao segmento.
A NRF destaca que o uso da Inteligência Artificial e do machine learning (aprendizado autônomo dos sistemas que operam com IA) devem ir além do rastreamento de estoque, ajudando a prevenir e promover adequações em caso de interrupções no fornecimento de insumos.
A adoção da robótica e da automação em centros de distribuição e a aplicação de tecnologias de rastreamento aprimoradas (como o blockchain) são tendências para deixar no radar.
24. Valorização da economia circular
A economia circular se baseia na reutilização ou reciclagem de produtos, matérias-primas e serviços, visando prolongar o ciclo de vida de mercadorias e evitar desperdícios.
E, de acordo com a NRF 2025, essa tendência é o futuro do Varejo e deve avançar bastante no ano, impulsionada pelo interesse das pessoas em práticas sustentáveis e em economizar dinheiro.
A circularidade pode ajudar a aumentar as margens de lucro dos varejistas e potencializar a fidelização às marcas, especialmente entre clientes mais jovens e que valorizam iniciativas ecologicamente corretas.
Além disso, ela pode criar benefícios ambientais e sociais, como acontece no Projeto ASMARA, apoiado pela Cielo.
Para emplacar no Varejo, o grande desafio é entender se os varejistas podem escalar modelos circulares de forma eficaz, mantendo a rentabilidade.
25. Cibersegurança
Além do avanço na tecnologia e mudanças nas políticas regulatórias, especialistas em cibersegurança apontam que a segurança de aplicativos de Inteligência Artificial estará em foco – principalmente, quando forem implementados no Varejo.
Em 2025, possivelmente teremos mais rigidez nas regulamentações de privacidade, maior controle das pessoas sobre suas informações e ênfase para o uso seguro e ético dos dados.
Com isso, varejistas vão precisar encontrar o equilíbrio entre a utilização de dados na personalização de experiências e a proteção à privacidade.
Transparência, segurança e privacidade precisam estar em primeiro lugar.
Cielo na NRF 2025
Gostou de saber as 25 tendências que podem transformar o Varejo este ano?
Então, acompanhe os perfis da Cielo nas redes sociais e não perca nenhum detalhe sobre as novidades da NRF 2025 em inovação e tecnologia para o segmento!