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Dicas e Histórias de Sucesso

Doces gourmet: que tal investir nesse mercado?

Publicado por Equipe Cielo

As docerias gourmet se popularizam cada vez mais e o pequeno empreendedor pode se destacar nesse mercado de produções artesanais.

 
Quando falamos em docerias gourmet, muitas pessoas associam à complexidade e altos custos. Mas não se engane: trabalhar com doces finos pode ser a porta de entrada de muitos empreendedores para o mercado gastronômico, com investimentos relativamente baixos.
Trabalhar com doces não exige, necessariamente, uma loja física, já que a produção pode ser feita até mesmo na cozinha de casa. Aqui, o essencial é conhecer bem seus clientes, oferecer produtos de alta qualidade e estar atendo às novidades.
Além disso, os clientes de docerias gourmet valorizam os produtos artesanais, com sabor diferenciado e apresentados sob as mais diversas decorações e embalagens, beirando a exclusividade.
E quem, melhor do que o empreendedor, para oferecer um serviço único, caprichado e pensado para cada cliente?
Por isso, se você está pensando em começar a trabalhar com doces, mas quer se diferenciar no seu mercado e oferecer um serviço único, continue lendo e aproveite todas as dicas que temos para o seu negócio!

Antes de mais nada, em qual produto investir?

 
Você pode escolher trabalhar com os mais diversos tipos de doces, mas alguns deles ganharam espaço no mercado gourmetizado e oferecem inúmeras combinações de ingredientes, capazes de atrair consumidores em diversos nichos.
Alguns exemplos são: brownies, cookies, brigadeiros, cupcakes, macarons, donuts, petit gateaus, trufas e bolos confeitados. Esse tipo de produto tende a atrair consumidores, em especial, por sua apresentação, já que contam com inúmeros formatos, cores e, normalmente, recebem vistosos confeitos em sua decoração.
Por outro lado, se você não é fã da arte da confeitaria, pode escolher trabalhar com produtos mais simples, mas que também despertam o interesse de um público cada vez mais amplo: os bolos caseiros.
No mundo em que vivemos, a escassez de tempo é crescente e muitas pessoas não irão dedicar suas horas livres para cozinhar. Por isso, a demanda por produtos simples, que possam ser oferecidos à uma visita ou consumidos em um café da manhã, cresce exponencialmente. Os bolos artesanais se encaixam nessa categoria.
Mas as possibilidades não param por aqui. Em uma sociedade que vem voltando sua atenção para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, surge o imperativo de doces que possam atender essa categoria.
Aqui, vale se atentar para a oportunidade de fornecer para um mercado emergente, mas que está disposto a gastar mais em produtos com ingredientes diversificados, mais nutritivos e de alta qualidade.

Não basta pensar só nos produtos

 
Tenha em mente que não será suficiente trabalhar com produtos de alta qualidade, se você não se dedicar a conhecer sua clientela.
O grande diferencial dos pequenos empreendedores que decidem embarcar no mundo dos doces vai além da qualidade da produção, se estendendo ao atendimento e preocupação com as demandas de seus clientes.
Nesse modelo de negócio, é necessário fortalecer o relacionamento com clientes, entender suas expectativas, oferecer possibilidades de personalização dos produtos e buscar avaliações pós-venda, realizando adequações sempre que necessário.
Lembre-se: a percepção de qualidade do seu cliente irá englobar a qualidade do seu produto e do seu serviço também! Por isso, esteja sempre atento ao bom atendimento.

Estratégias internas

 
Sua capacidade de diferenciação da concorrência vai depender, ainda, das estratégias adotadas internamente e da sua capacidade de inovação dentro do seu nicho de mercado.
Sua primeira preocupação deve ser garantir uma boa gestão do seu negócio. Ela envolve desde a definição de preços até a escolha de um ponto físico para o estabelecimento, ou a decisão por realizar a produção em casa, bastante atraente para um iniciante que dispõe de poucos recursos.
O Marketing também é importante e deve ser considerado. Estruture um Plano de Marketing, invista na divulgação por meio de redes sociais e ofereça diferenciais, como degustações, brindes e produtos montados na hora, à escolha do cliente.
Esteja atento às movimentações do mercado, analise possibilidades e inove em ingredientes, receitas, embalagens e no atendimento.
Não deixe, ainda, de buscar parceiros e fornecedores que possam contribuir com suas vendas e com a qualidade de seus produtos. Que tal fechar uma parceria com o restaurante do seu bairro para revenda de doces? Assim, você expande seus canais de venda e pode aproveitar para divulgar seu negócio por meio, por exemplo, de alguns cartões disponibilizados no balcão de pagamentos.
As possibilidades para quem quer entrar nesse mundo são enormes. Com dedicação, atenção aos detalhes e informações adequadas, tenha a certeza que você irá trilhar uma jornada vitoriosa e cheia de sucesso. E não se esqueça: conte com a gente para o que precisar!


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