Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer sua empresa crescer contratando funcionários

O especialista em marketing digital Bruno Ávila explica que há um momento em que é preciso delegar funções para o seu negócio expandir.
Publicado por Equipe Cielo

Não sabe como fazer a sua empresa crescer? Está sobrecarregado e sente que ela não está crescendo mais? Em palestra em Uberlândia (MG), durante o projeto Cielo na Estrada, o especialista em marketing digital e youtuber Bruno Ávila revela a importância de delegar funções e confiar nos colaboradores para fazer a sua empresa crescer.

Confira os melhores momentos da palestra “Como reconhecer a hora de pedir ajuda?”, veja o vídeo na íntegra e aprenda a compartilhar atividades com a equipe para desenvolver o negócio de forma mais integrada.

Contratar pessoas: quando é a hora certa?

No início, é normal você cuidar de tudo na sua empresa: faz as contas, coloca o produto à venda, alimenta as mídias sociais, edita conteúdo. E é bom começar assim, porque você sabe todas as etapas e conhece os processos do seu negócio. Mas vai chegar um momento em que você vai ver que só vai crescer se tiver alguém junto, essa é a hora de contratar pessoas.

“Quando atividades são delegadas, é preciso planejar-se e aprender a deixar que as pessoas responsáveis por aquela demanda tenham autonomia para resolver algo de ponta a ponta, porque haverá várias coisas rolando em paralelo, e você não pode ser um gargalo na operação”, pontua Bruno.

Confie nas pessoas

O que você tem que ter em mente é que o seu funcionário não vai saber fazer igual a você, e ninguém é mesmo igual a você.

“Coloque isto na cabeça: seu colaborador precisa entregar um resultado que você espera, otimizando o tempo de execução da tarefa que ele está desempenhando. Por exemplo: se você pediu a um funcionário para editar um vídeo, confie nele e dê-lhe autonomia para concluir a tarefa usando os softwares e recursos com os quais ele tem mais familiaridade – e não os que você prefere. Quando você entender que o mais importante é o resultado, as coisas começam a ficar mais fáceis”, afirma.

Estabeleça prioridades

Com uma equipe você sairá do operacional e passará para a parte estratégica do negócio. “Você vai ser o maestro da sua empresa, a pessoa que faz relações públicas, que vai aos eventos, que conhece novos clientes e parceiros comerciais e faz o negócio crescer”, revela.

Como você começa a ter colaboradores?

Contratar freelancers e fazer testes. Como se faz isso? Delegando funções para garantir mais tempo para você desempenhar outras atividades na empresa.

“Essas pessoas podem editar seus vídeos, podem fazer o layout do seu site, cuidar das suas mídias sociais. Busque referências desses profissionais antes de contratá-los – sempre. É assim que começa e você pega gosto por ter funcionários”, declara.

O MEI pode contratar?

“Sim, todo MEI (Microempreendedor Individual) pode! Crescer, para o empreendedor, é motivo de segurança. Você tem que ter o pensamento de alavancar seu negócio e, para chegar lá, você precisa de funcionários. Apesar de o MEI ter um teto no valor de faturamento, trabalhe para batê-lo. Não o veja como um problema. Se você precisar pagar uma taxa porque faturou acima do esperado, significa que as coisas estão indo bem”, finaliza o especialista em marketing digital e empreendedorismo.

Aproveite para conhecer 9 apps para fazer a gestão e controle financeiro de pequenas empresas.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile