Como empreender em casa e ter sucesso com um negócio próprio? Conheça algumas dicas!
Os negócios – sejam eles pequenos ou grandes – podem começar de um sonho ou de uma necessidade, mas uma coisa é certa: saber como empreender em casa pode ser uma grande oportunidade para materializar este desejo de ser dono da própria empresa.
Quando falamos em ter um negócio próprio, muitas pessoas pensam em altos valores de investimento, com um retorno que nem sempre é garantido. Claro que existem diversas ferramentas e estudos que analisam a viabilidade de um empreendimento e ajudam o empreendedor. Mas sabemos que os resultados, nem sempre, são assertivos.
A falta de efetividade é traduzida nos riscos inerentes a qualquer empreendimento. O problema é que nem todo mundo está disposto ou possui capital disponível para arcar com esses perigos.
Por outro lado, existem algumas possibilidades interessantes para quem quer começar um negócio em casa, sem investir muito. Seja no caso de um sonho ou de uma necessidade, gastar pouco é sempre muito vantajoso.
Mas você deve estar se perguntando: como é possível empreender com pouco dinheiro? E a gente tem uma sugestão imperdível: considere começar em casa mesmo! Dessa forma, os custos podem ser bastante reduzidos.
Sabemos que nem todo modelo de negócio pode começar da sala ou da cozinha de casa, mas existem muitas possibilidades que podem ser adaptadas para esses ambientes. Por isso, trouxemos algumas sugestões de segmentos que você pode escolher para trabalhar nesse formato.
Veja como empreender em casa
Se você acha que é impossível trabalhar por conta porque pensa que não vai gostar de determinada coisa, estamos aqui para mostrar que há muitos segmentos interessantes para começar agora mesmo. Escolha o seu e fique de olho nas dicas para empreender em casa.
Alimentação
Atualmente, o nicho de refeições caseiras tem sido cada vez mais procurado pela população. Seja para manter uma alimentação saudável, reduzir gastos ou sentir aquele gostinho de comida de vó, as marmitas fazem sucesso.
Esse tipo de negócio tem a facilidade de exigir poucos recursos e equipamentos, podendo ser iniciado na cozinha de casa. Para quem quer entrar nesse ramo, pode conferir mais sobre o mercado de comida caseira.
Mas o segmento de alimentação é muito maior! Você pode trabalhar com doces, oferecendo serviços de buffet, por exemplo. Ou, se preferir, pode focar em pronta entrega. Afinal, quem não gosta de um brigadeiro logo depois do almoço?
Ainda dá para apostar em pães e bolos caseiros. Você já deve ter visto vendedores porta a porta que oferecem produtos quentinhos para quem não quer sair de casa.
Outra possibilidade são as massas frescas. Para muita gente, o almoço de domingo é sinônimo de uma bela macarronada, e vale aproveitar esse mercado.
Deu para perceber que existe um horizonte de possibilidades para quem busca alternativas de como começar um negócio em casa nesse segmento, não é mesmo? É só escolher em qual você se encaixa melhor!
Artesanato
Os trabalhos artesanais continuam sendo muito valorizados e procurados. Para quem tem habilidade e quer saber como empreender em casa, por que não investir nesse segmento?
Existe uma vasta gama de nichos em que você pode trabalhar quando se trata de artesanato, desde tricô até cerâmica. Tudo depende do perfil do seu público-alvo e também da região em que atua.
Tenha sempre em mente que alguns tipos de artesanato envolvem custos de matéria-prima mais altos do que outros. Além disso, determinados produtos têm maior aceitação em um mercado específico.
Tudo isso precisa ser considerado ao pesquisar sobre como começar um negócio em casa e decidir com o que você irá trabalhar.
Beleza
Quem nunca viu um salão de beleza que aproveitou um espacinho da própria casa? Isso é comum e pode ajudar a reduzir despesas para quem busca dicas para empreender em casa nesse segmento.
No geral, os custos de água, luz e telefone dos salões tendem a ser mais elevados. Nesse contexto, não pagar aluguel pode ser muito vantajoso. Além disso, os investimentos podem ser canalizados para equipamentos diretamente ligados aos serviços prestados.
Uma dica para quem está aprendendo como empreender em casa e quer iniciar um negócio é apostar nos serviços mais comuns como:
- cortes;
- manicure;
- pedicure;
Com o tempo e o aumento de clientes, você pode ir incrementando seu portfólio.
Eventos
Nem todo mundo tem tempo para planejar uma festa ou evento, por isso as pessoas buscam consultorias especializadas. Se você quer saber como começar um negócio em casa e tem interesse nesse segmento, pode aproveitar uma experiência que já possui ou procurar uma especialização.
Existem diversos setores em que você pode escolher trabalhar se quiser aprender como empreender em casa, desde festas de aniversário até casamentos.
Também vale estudar seu público-alvo e a região de atuação. Dessa forma, você entende as principais demandas e define em qual vale a pena investir.
E trabalhar com eventos tem um grande diferencial: seu escritório pode ser a sala da sua casa! Com estrutura próxima a de uma consultoria, trabalhar com eventos não exige estoque ou armazenamento de materiais.
Além disso, em geral, é o consultor quem visita seus clientes e não o contrário.
Pet sitter
Você gosta muito de animais de estimação? Essa é uma alternativa de aprender como empreender em casa em tempos onde eles cada vez mais fazem parte das famílias brasileiras.
Porém, muitas vezes, eles não podem viajar com os seus pais humanos e precisam de cuidados diários.
Já pensou em hospedá-los em sua casa ou mesmo oferecer um serviço de visitas para não deixar os pets sozinhos? Dessa forma, os seus tutores podem viajar tranquilos sabendo que você está dando carinho, atenção, cuidando da higiene e da alimentação de seus bichinhos.
Prestação de serviços
Outra possibilidade para quem está pesquisando como empreender em casa é o segmento de serviços. Quando o cliente não precisa visitar seu estabelecimento, você pode escolher trabalhar em qualquer lugar. E sua casa pode ser uma ótima opção!
Basta ter as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho e disponibilidade para se deslocar até seu cliente. Nesse caso, existem inúmeras alternativas que podem ser consideradas, desde massagistas até encanadores.
O empreendedor brasileiro se supera todos os dias, e nós estamos aqui para te ajudar no que for preciso. Por isso, não deixe de acompanhar nossos conteúdos e tirar todas as suas dúvidas.
Já sabe como empreender em casa? Comece escolhendo uma boa maquininha de cartão ou a melhor solução para pagamento do seu negócio.
Gostou? Então escolha o modelo de negócio que se encaixa na sua realidade e comece agora! Mas não se esqueça: para trabalhar em casa, a divulgação é essencial. Por isso, use e abuse das redes sociais e das plataformas de divulgação online.
E por falar em redes sociais, siga-nos no Instagram para se inspirar!