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Dicas e Histórias de Sucesso

Dia do Empresário: confira dicas para obter sucesso no negócio

Dia do Empresário: saiba por que 25 de novembro celebra os empreendedores e veja dicas valiosas para alcançar o sucesso no seu negócio. Leia no Blog Cielo!
Publicado por Equipe Cielo

Pessoa em uma mesa com um laptop, segurando um telefone, com um ícone de calendário na tela.

Nem todo herói usa capa e os empreendedores brasileiros são prova disso. Mas o Dia do Empresário Brasileiro, comemorado em 25 de novembro, é uma data especial para reconhecer e celebrar a importância da ação empreendedora na sociedade.

Afinal, quem mais, além dos empreendedores, “faz das tripas coração” para movimentar a economia, gerar empregos e promover a inovação?

Mas além da celebração, essa data ainda inspira uma reflexão: afinal, o que faz um empresário de sucesso? Quais são os segredos para construir um negócio sólido e lucrativo? 

Se você é um empreendedor em busca dessas respostas, continue a leitura. Neste artigo, vamos compartilhar dicas práticas para impulsionar o seu negócio, em qualquer segmento.

Boa leitura… e parabéns!

Quando é comemorado o Dia do Empresário no Brasil?

O Dia do Empresário é comemorado no Brasil em 25 de novembro. 

Essa data foi criada para homenagear e reconhecer a importância dos empresários na economia e no desenvolvimento social do país. 

Com o tempo, a data acabou se tornando uma oportunidade de valorizar o trabalho, a dedicação e a capacidade dos empreendedores de enfrentar desafios e promover inovação.

Por que o Dia do Empresário é importante?

Celebrar o Dia do Empresário é reconhecer a contribuição dos empreendedores para a economia e a sociedade

O empreendedor brasileiro, em especial, é conhecido por sua resiliência e capacidade de adaptação, que, inclusive, são qualidades essenciais para superar os desafios do mercado.

Isso especialmente em um cenário de crescente concorrência. 

Em 2023, o Brasil alcançou 90 milhões de empreendedores ou aspirantes, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor), pesquisa conduzida pelo Sebrae e Anegepe. 

Desse total, 42 milhões de adultos, entre 18 e 64 anos, já possuem ou tomaram ações para iniciar um negócio. Os demais 48 milhões são pessoas que pretendem empreender nos próximos três anos.

Mas, então, voltamos à pergunta inicial: como se destacar como um(a) empresário(a) de sucesso no Brasil? 

Como o empresário pode alcançar o sucesso no seu negócio?

Pessoa com os braços cruzados, vestindo uma camisa jeans e um avental listrado, em pé em um café.

Antes de qualquer coisa, não existe uma fórmula mágica para o sucesso no mundo dos negócios. 

Na realidade, o que existem são práticas que podem tornar suas ideias mais consistentes e te ajudar a avançar. Vamos explorar algumas delas a seguir!

Tenha um plano de negócios

Um plano de negócios bem estruturado é o primeiro passo para o planejamento e gestão da empresa, de qualquer porte e em qualquer segmento. 

Com esse plano, é possível traçar os objetivos de crescimento e prever cenários futuros. 

Não há um único modelo de plano, mas em todos eles é importante incluir algumas etapas que podem fazer a diferença. Veja quais são elas abaixo. 

  • Resumo executivo: detalhe informações como porte da empresa, regime tributário e capital social.
  • Estudo de mercado: identifique o comportamento e as preferências do seu público-alvo, fornecedores e concorrentes.
  • Plano de marketing: descreva seus produtos ou serviços, preços e estratégias promocionais.
  • Análise financeira: avalie custos fixos, despesas com matéria-prima e projeções de crescimento.

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Encontre um diferencial

O número de empresários é grande. Logo, a concorrência é alta e os consumidores têm cada vez mais opções de escolha. Sendo assim, você precisa encontrar o diferencial do seu negócio. 

O que sua empresa oferece de único? Qual é o seu ponto forte? Seja um produto inovador, um atendimento personalizado ou uma experiência de compra única, o diferencial é o que vai fazer o seu cliente escolher você.

A própria Apple é um clássico exemplo de empresa que possui todos esses diferenciais reunidos. A marca é conhecida pelo design inovador, serviço excepcional e experiência que atrai e fideliza consumidores.

Mas, enquanto seu negócio não se torna a “próxima Apple”, a nossa dica para você encontrar seu diferencial é primeiro entender o seu público-alvo. O que eles buscam? Quais são suas necessidades e desejos? 

Conhecendo bem os seus clientes, você consegue oferecer algo que ele não encontra em outros lugares.

E como a Cielo está aqui para movimentar negócios, uma das nossas soluções pode te ajudar nessa tarefa…

No Cielo Farol, disponibilizamos toda a nossa inteligência, tecnologia e dados para você tomar as melhores decisões. 

Conte com o Cielo Farol para ter uma visão completa do seu negócio! Acesse e saiba mais!

Conheça o mercado

Outra dica importante, talvez uma das principais, é fazer um estudo de mercado

Pense bem: você jamais pegaria seu carro para dirigir por um território novo sem um estudo prévio e sem a ajuda de um mapa, certo? A mesma lógica se aplica no mundo dos negócios. 

Ao conhecer a fundo seus concorrentes, o que está acontecendo no momento e as tendências do mercado, você toma decisões mais assertivas e aumenta suas chances de sucesso.

A boa notícia é que a Cielo também tem uma solução que pode te ajudar nessa etapa! 

Você já ouviu falar em ICVA? É o Índice Cielo do Varejo Ampliado, uma ferramenta gratuita que te ajuda a entender melhor o mercado que você atua. 

play no vídeo e veja como o ICVA funciona e como aproveitar os dados!

Acesse e saiba como ter acesso gratuito às informações mais relevantes do varejo com o ICVA!

Invista em tecnologia e inovação

Muitos empresários iniciantes “torcem o nariz” quando ouvem a palavra tecnologia. Se esse é o seu caso, pense bem, pois tecnologia não é mais coisa do futuro!

Inclusive, estudos mostram que a automação pode aumentar a produtividade em até 30% em diversos segmentos. 

A tecnologia pode ser aplicada em processos vitais, como atendimento ao cliente, gestão de estoque, marketing e, claro, vendas!

Um exemplo disso é contar com maquininhas de cartão que aceitam pagamentos digitais

Além disso, a inovação é um diferencial essencial, e não precisa ser nada muito complexo.

O que você pode fazer, por exemplo, é explorar a criatividade dentro do time para simplificar e melhorar resultados em processos do dia a dia.

Saiba mais: 

Mantenha-se atualizado

Pessoa com camisa estampada segurando um documento em uma mesa com um laptop e uma xícara de café.

Você já deve ter ouvido que o mundo dos negócios é dinâmico e está em constante mudança. E isso não poderia estar mais próximo da verdade.

Novas tecnologias surgem a cada dia, os hábitos dos consumidores evoluem e a concorrência fica cada vez mais acirrada. 

Para se manter à frente, é fundamental que o empresário esteja sempre atento às novidades do mercado.

Aprender com os erros também faz parte do processo. Todo empreendedor já passou por alguma dificuldade, e é justamente nesses momentos que aprendemos as lições mais valiosas. 

Outra dica é ficar de olho na análise de dados para me manter atualizado(a) sobre as novidades do seu negócio. 

Como as soluções da Cielo podem ajudar empresários?

A Cielo oferece diversas soluções para facilitar a vida de empresários. 

Além das maquininhas de cartão, temos ferramentas de inteligência de dados para você entender melhor o seu negócio e tomar decisões mais estratégicas. 

Mas nosso maior diferencial é oferecer as mais modernas tecnologias para pagamentos, tanto para lojas físicas (com as maquininhas) quanto para e-commerces

Com a Cielo, você tem segurança, agilidade e as melhores soluções para impulsionar o seu negócio. 

Quer saber mais? Visite nosso site e descubra como a Cielo pode te ajudar a crescer!

Conclusão

O Dia do Empresário é uma oportunidade para reconhecer o papel dos empresários e empreendedores na economia brasileira. 

Então, mais uma vez: parabéns pelo seu trabalho! 

Aproveite as dicas deste artigo para fortalecer seu negócio e alcançar o sucesso de forma consistente. Que este seja mais um passo em sua trajetória de crescimento.

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