Cyber Monday: o que é, quando acontece e como vender mais nesta data
Os consumidores brasileiros já sabem o que é a Cyber Monday e aguardam ansiosamente a sua chegada para aproveitar as promoções. Também conhecida como “Segunda-feira Cibernética”, o evento de compras online movimenta o e-commerce do Brasil e do mundo.
Essa data comercial tem uma relação bem próxima com a Black Friday e ajuda ainda mais a aumentar as vendas no fim de ano. Por isso, se você tem uma loja virtual, precisa estar por dentro do assunto.
Então, acompanhe este artigo até o fim para entender tudo sobre o evento e conferir 15 dicas para aproveitar melhor a Cyber Monday 2024 !
O que é Cyber Monday?
A Cyber Monday é uma data do calendário comercial que cai na segunda-feira seguinte à Black Friday, a última sexta de novembro.
Cyber Monday significa, em tradução livre do inglês, segunda-feira cibernética – termo que se refere à internet e à tecnologia digital.
A ideia é oferecer descontos e promoções para manter o ritmo das vendas online da data que já é tradicional no varejo como um todo.
Embora seja comum vermos gigantes do varejo divulgando ofertas, a data também é importante para empresas que não tenham altos investimentos.
Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?
A principal diferença entre a Black Friday e a Cyber Monday é que a Black Friday começou com foco nas lojas físicas, enquanto a Cyber Monday é voltada ao comércio online.
Além disso, a Black Friday é mais abrangente, com descontos em diversas categorias de produtos. Já a Cyber Monday costuma ter um foco maior em eletrônicos e tecnologia.
Por fim, as datas também diferem: a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, enquanto a Cyber Monday acontece na segunda-feira seguinte.
E por falar em Black Friday, confira o guia completo para se preparar para a edição 2024!
Quando surgiu a Cyber Monday?
A Cyber Monday surgiu em 2005 nos Estados Unidos, a partir de uma iniciativa da Federação Nacional de Comércio do país.
A ideia inicial era dar sequência à empolgação gerada pela Black Friday no varejo, com foco em ofertas de produtos relacionados à área de informática e games.
Ao longo dos anos, muitos estabelecimentos de outros nichos começaram a oferecer descontos e vantagens na compra de itens diversos.
Por isso, ainda que algumas lojas de informática explorem o significado inicial, a data conta com promoções de produtos variados.
Agora que você já sabe o que é Cyber Monday, que tal se programar para a próxima?
Quando será a Cyber Monday 2024?
Em 2024, a Cyber Monday vai cair na segunda-feira, 2 de dezembro de 2024. Isso porque a Black Friday será na sexta anterior, dia 29 de novembro.
E, como você já sabe, a principal data comercial de novembro tem tudo a ver com o que é Cyber Monday.
Por isso, ao montar seu plano para o final do ano, vá pensando nessas duas datas.
São eventos importantes para todo o varejo e movimentam muito dinheiro. Se você é um pequeno ou microempreendedor que montou seu negócio sem um grande investimento, não deixe de aproveitar.
O que esperar da Cyber Monday 2024?
Para 2024, é esperado que as vendas da Cyber Monday ultrapassem os R$ 800 milhões.
Em 2023, o e-commerce no Brasil faturou aproximadamente R$ 736,9 milhões nessa data. Embora seja um valor impressionante, na verdade representa uma queda de 14,6% em relação a 2022.
Neste ano, as vendas podem ser impulsionadas principalmente pela proximidade da data com o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Outro fator é o maior número de consumidores online.
De acordo com dados da Neotrust Confi, citados pelo Meio e Mensagem, nos três primeiros trimestres de 2024, o faturamento do varejo online no Brasil foi de R$ 235 bilhões. O valor é 13,8% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ou seja, o cenário é de otimismo.
Por que explorar a Cyber Monday em seu negócio?
Explorar a Cyber Monday é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio das lojas, e alcançar um maior faturamento.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas durante a Cyber Monday de 2023 subiram 24,3% em relação ao ano anterior.
Embora não seja o grande foco, a data também tem força para puxar o faturamento das lojas físicas; no ano passado o crescimento nesse segmento foi de 8,2%, como apontado pelo ICVA.
No entanto, assim como na Black Friday, não basta oferecer descontos em todos os produtos. É essencial ter uma estratégia bem planejada para garantir que o e-commerce tenha resultados positivos na Cyber Monday 2024.
Como vender mais na Cyber Monday 2024? Confira 15 estratégias!
Até aqui, explicamos o que é Cyber Monday, como ela surgiu e em que dia vai cair, além de dar uma ideia do seu potencial.
Agora, se você está convencido da importância de investir na data, dê uma olhada nas 15 dicas que selecionamos para você se preparar. Acompanhe!
1. Analise os resultados dos anos anteriores
Quer aumentar suas vendas na Cyber Monday? Comece analisando os dados dos anos anteriores.
Utilize relatórios e pesquisas para identificar os itens mais procurados e os produtos mais vendidos. Isso ajuda a afinar sua estratégia e evitar erros. Afinal, quem não aprende com o passado, está condenado a repeti-lo!
O Google Trends, por exemplo, é uma ferramenta útil para descobrir as principais buscas da última edição e entender as tendências.
Outra dica é contar com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro. O relatório tem como base as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas.
Entre outras vantagens, essas informações te ajudam a otimizar suas ofertas e aumentar as chances de converter mais vendas em 2024.
Acesse e saiba como ter os dados mais completos do varejo disponíveis para você todo mês!
2. Planeje as ações com antecedência
Como em qualquer data comercial, você deve planejar com antecedência suas ações para ter sucesso.
Nada impede alguma mudança em relação ao plano de negócio inicial, mas a base precisa estar pronta.
Então, pense em itens para dar bons descontos e ações que atraiam consumidores.
Assim, você chega mais preparado e evita atropelos em um período de muitas vendas e, portanto, muito trabalho.
3. Promova uma pesquisa para entender desejos do seu público
Nas dicas anteriores, já falamos sobre a importância de analisar dados do mercado, certo? Agora, é hora de pesquisar os seus clientes e as oportunidades dentro do seu segmento. Essa é uma das etapas mais importantes na hora de planejar suas ações.
Você pode pedir opiniões de seus próprios consumidores, se tiver dados de contato e o consentimento deles para enviar mensagens. Se puder oferecer brindes, melhor.
Pesquise também os preços, promoções e ações de marketing de seus concorrentes. Com essas informações, fica mais fácil pensar em iniciativas eficientes.
E para te ajudar a ter mais sucesso nessa tarefa, uma boa dica é contar com o apoio do Cielo Farol.
No Farol, disponibilizamos toda a nossa inteligência, tecnologia e dados para você tomar as melhores decisões. Assim, você entende melhor o perfil de renda, comportamento e fluxo de compra dos seus clientes.
Assim, suas ações de vendas têm muito mais potencial para deslanchar!
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4. Converse com fornecedores para ter melhores condições
A relação com os fornecedores é muito importante para quem tem um negócio e deve ser construída ao longo de todo o ano.
Nos períodos de bastante movimento, é hora de aproveitar para negociar melhores condições nas suas compras.
Afinal, a tendência é adquirir muitos itens para revenda, conforme sua expectativa. Foque em oferecer preços competitivos e não esqueça de considerar outros fatores que impactam no valor final de compra – como as taxas das máquinas de cartão.
Assim, você aumenta sua margem de lucro.
5. Adote uma identidade visual temática
A identidade visual é a alma da sua marca na Cyber Monday – e a deixa para atrair consumidores em busca de ofertas!
Crie uma atmosfera de promoção e exclusividade com um design especial. Banners chamativos, cores vibrantes e destaques para os descontos são elementos-chave para atrair a atenção dos seus clientes.
E aqui vale lembrar que a primeira impressão é a que fica, e um visual impactante pode fazer toda a diferença na Cyber Monday 2024!
6. Escolha os canais de venda de maneira estratégica
Chegamos a um ponto que, muitas vezes, é o pulo do gato quando falamos de grandes datas comerciais como a Cyber Monday: a escolha dos canais de venda.
As redes sociais são ótimas para promover produtos e gerar engajamento. No entanto, vender em maior volume requer mais.
Os marketplaces (sites que reúnem diversos vendedores e lojas), como Mercado Livre, OLX e Shopee, têm um tráfego intenso, especialmente em eventos de grande porte como esse. Portanto, são ótimas oportunidades de aumentar seu faturamento.
Mas, não tem jeito: o melhor canal de venda para qualquer negócio é o próprio. Afinal, com sua própria loja online você não precisa dividir uma fatia do faturamento com os marketplaces. Além disso, tem mais liberdade e margem de lucro.
Mas atenção: embora ter seu e-commerce tenha muitas vantagens, ele também exige preparo extra e um cuidado ainda maior na estratégia de venda e jornada de compra.
Saiba mais: Como montar uma loja virtual do zero? Confira o guia completo!
7. Encante o cliente no primeiro atendimento
Quando seu negócio adere a uma data como a Cyber Monday, é essencial fazer com que clientes saibam que o evento é importante e que vão encontrar boas ofertas.
Por isso, você deve preparar iniciativas que ajudem a gerar aquele “momento uau”, impressionando o cliente logo no início.
Em lojas físicas, vale decorar a vitrine e treinar os funcionários para procurar atender a todas as expectativas de cada visitante. Uma equipe bem informada sobre os produtos e com bons argumentos de venda ajuda a ganhar a confiança das pessoas.
E-commerces podem usar banners alusivos à data, entregar cupons de desconto e frete grátis e destacar bem suas ofertas.
8. Explore a urgência e faça promoções relâmpago
O gatilho mental da urgência é um impulso que pode estimular consumidores a fazerem uma compra por receio de perder uma vantagem.
Uma aplicação bem comum dessa técnica é a colocação de um relógio com contagem regressiva para a duração de algum desconto.
Criar promoções relâmpago, indicando sua duração, pode ser o incentivo que falta para potenciais clientes decidirem comprar na sua loja.
9. Planeje a divulgação das ofertas
Além de planejar os itens em promoção e o percentual do desconto, é preciso pensar em como essas ofertas serão divulgadas.
Ao pesquisar o perfil do seu público, procure identificar quais são os canais de comunicação onde ele está presente.
Você pode investir em redes sociais, publicidade paga na internet ou até anúncios em rádio e TV – se tiver condições, é claro. Veículos regionais ou que cubram os bairros que você atende também são boas opções. Essa ação é importante para que a informação chegue a um público qualificado.
E não esqueça que você pode não só divulgar no WhatsApp, mas também fazer vendas diretamente no app de mensagens.
10. Monitore seu estoque e substitua as ofertas
Se leu até aqui, você já sabe que o planejamento é importante, mas nada impede que algo mude pelo caminho.
Aliás, o ideal é ficar sempre de olho no estoque.
Se algum item em promoção estiver perto de acabar, deixe o desconto para outro artigo que não esteja saindo tanto.
Da mesma forma, se uma promoção não está fazendo sucesso, é hora de criar outra. Com essa fluidez e fazendo o controle do estoque , você vende mais, aproveitando bem o potencial da data.
Inclusive, se você ainda não conhece o App Cielo Gestão, fique sabendo que a ferramenta te ajuda a gerenciar seu negócio direto pelo celular! Ou seja, é uma mão na roda em períodos como a Black Friday e Cyber Monday!
Veja como acessar o App Cielo Gestão no vídeo abaixo!
11. Prepare a logística de entrega
A logística de entrega tem impacto direto nas vendas durante a Cyber Monday. Frete rápido, eficiente e de baixo custo é essencial para fechar mais vendas.
Aliás, dedique um tempo maior para estudar os custos das suas entregas. Isso porque um frete muito alto é o que leva 63% dos consumidores a desistirem da compra, segundo dados divulgados no portal E-commerce Brasil.
Outras dicas são: reforce seus processos de entrega, organize o estoque com antecedência e negocie prazos especiais com transportadoras parceiras.
E por fim, transparência é o segredo: informe prazos realistas e mantenha o cliente atualizado sobre qualquer imprevisto. Garantir uma boa experiência de entrega é indispensável para fidelizar clientes e assegurar que retornem em compras futuras.
12. Reforce o suporte de atendimento
Prepare sua equipe para um dia agitado! A Cyber Monday exige um atendimento rápido e eficiente para atender à alta demanda.
Por isso, treine seus vendedores e atendentes, aumente o número de canais de atendimento e esteja pronto para responder a qualquer dúvida. Um atendimento de qualidade faz toda a diferença na experiência do cliente e pode transformar um comprador em um fã da sua marca.
Saiba mais: Como ter um duradouro relacionamento com o cliente? Confira 5 dicas!
13. Prepare-se para a alta demanda
Essa dica vale mais para e-commerces, embora muitas lojas físicas também tenham sites para divulgar ofertas.
Para evitar a perda de vendas, caso o site não suporte um alto número de visitas e saia do ar, é preciso se preparar com antecedência. Afinal, nessa data é esperado um aumento nos acessos e em todas as etapas de compra e especialmente na página de checkout.
Entre em contato com o seu provedor para verificar se haverá capacidade de suportar a alta na demanda e monitore a audiência para tomar as providências, caso seja necessário.
Fazendo isso, você evita prejuízo nas vendas por problemas técnicos.
Ah, e a preparação para a alta demanda também se aplica às lojas físicas. Nesse caso, prepare sua equipe, não só de vendas, mas também o financeiro, o atendimento, etc.
14. Ofereça diversas opções de pagamento seguras
Você sabia que a falta da forma de pagamento desejada é uma das causas do abandono de mais de 70% dos carrinhos? Pois é, então não cometa esse mesmo erro na sua loja!
Oferecer diversas opções de pagamento é fundamental para aumentar suas vendas. Imagine um cliente que ama sua loja, mas não tem cartão de crédito. Ao oferecer Pix, boleto, carteiras digitais e outras opções, você amplia seu público-alvo e reduz o número de carrinhos abandonados.
Veja abaixo as principais opções de pagamento para você incorporar no seu negócio.
- Cartões de crédito e débito: seguros e convenientes.
- Pix: instantâneo e gratuito.
- QR code: fácil e rápido.
- Boleto bancário: acessível e tradicional.
- Carteiras digitais: opções como Apple Pay e Google Wallet são inovadoras e cada vez mais usadas.
- Link de pagamento: ideal para vendas rápidas via WhatsApp e redes sociais.
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15. Ofereça cupons para compras em janeiro para fidelizar os clientes
Agora que você já sabe o que é Cyber Monday e conferiu todas essas dicas para se preparar bem, chegou a hora de elaborar seu plano de negócios.
É importante ressaltar que uma data como essa representa uma grande oportunidade de conquistar novos clientes.
E o momento de agradecer pela compra pode representar o primeiro passo para fidelizar os clientes para garantir mais vendas no futuro.
Você pode fazer isso oferecendo um cupom de desconto para estimular compras em momentos em que as vendas não estão aquecidas, por exemplo.
Assim, além de ganhar a simpatia desse cliente, você aumenta as chances de impulsionar as vendas em um período em que o movimento costuma ser baixo.
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Conclusão
E aí, tudo certo para vender muito na Cyber Monday 2024? Em resumo, essa data é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas do seu negócio.
Com planejamento, estratégia e as ferramentas certas, como as soluções da Cielo, é possível alcançar resultados impressionantes nessa data.
Para te ajudar a se preparar ainda mais, preparamos um guia completo sobre a Black Friday 2024. Clique aqui e confira!