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Como agradecer um cliente pela compra? Aprenda!

Prestar um bom atendimento é um requisito obrigatório atualmente, mas você sabe agradecer o cliente com as palavras corretas e sem que pareça algo forçado?
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor de loja de carros cumprimenta cliente agradecendo pela compra.

Saber como agradecer um cliente pela compra é muito importante para seus resultados.

Ainda que a venda esteja fechada, muitas outras podem surgir dessa relação.

A questão é que somente transmitindo uma boa impressão em cada contato, especialmente nos momentos chave, você consegue conquistar e fidelizar um consumidor.

Sabemos que oferecer um bom atendimento é requisito obrigatório para qualquer negócio, seja físico ou virtual.

Mas o agradecimento vai além: é uma maneira de demonstrar ao cliente que se importa genuinamente com ele e de superar suas expectativas.

Assim, você conquista credibilidade e reforça sua marca.

Para ajudar seu negócio a prosperar, preparamos um guia sobre como agradecer um cliente pela compra.

Como agradecer um cliente pela compra do jeito certo?

Em primeiro lugar, o agradecimento precisa soar espontâneo.

Afinal, o consumidor é bombardeado por frases genéricas a todo momento.

Por isso, muitas vezes, acaba nem dando atenção a uma frase como “volte sempre” ou “obrigado pela preferência”.

Esse tipo de informação acaba sendo automatizada no cérebro – ou seja, é registrada, mas não produz nenhuma sensação.

Além disso, é preciso saber agradecer de forma adequada ao momento.

Imagine, por exemplo, que o cliente saiu da loja sem comprar nada e recebeu uma mensagem dizendo “obrigado por comprar conosco”: seria bem inadequado.

Outro fator importante sobre como agradecer um cliente pela compra é a linguagem do seu público-alvo.

Uma surfshop, por exemplo, tem uma maneira de dialogar diferente em relação a uma loja de moda masculina formal.

Por fim, é importante levar em conta o canal usado para o envio da mensagem.

O e-mail pode ser a escolha em mensagens mais longas, com uma linha de assunto bem chamativa para atrair a atenção do cliente.

Postagens em redes sociais podem ser focadas em boas imagens, com artes caprichadas acompanhadas de um texto mais curto.

Já as mensagens por SMS precisam ser mais breves.

Em aplicativos como WhatsApp e Telegram, você pode usar imagens ou stickers – aquelas figurinhas que você certamente já viu.

E se você tem uma loja física, dá até para agradecer o cliente pessoalmente e treinar seus colaboradores para isso.

Lembre que uma das primeiras dicas que demos é a espontaneidade – e não tem como ser mais espontâneo do que em uma boa conversa.

E como agradecer um elogio de um cliente?

Receber um elogio ajuda você a entender que determinada iniciativa rendeu um bom resultado.

Por isso, a primeira coisa a fazer é agradecer o quanto antes, para estimular o público a manter a comunicação.

O consumidor que decidiu elogiar alguma ação da sua loja já tem uma simpatia pelo estabelecimento, então, vai gostar de receber uma resposta.

Por isso, uma demora pode significar a perda de uma oportunidade de manter o cliente engajado com as ações da loja.

Ao agradecer, vale as dicas que demos acima: use a linguagem do seu público-alvo com espontaneidade.

Ao final, você pode aproveitar para oferecer alguma vantagem, como um brinde ou cupom de desconto.

Outra alternativa é convidar o cliente a fazer um depoimento para ser publicado na internet, seja no site do estabelecimento ou em um vídeo para postar nas redes sociais.

Por que agradecer um cliente pela compra?

A importância de saber como agradecer os clientes pela compra tem várias razões.

Vamos falar sobre as principais abaixo.

Fidelização dos consumidores

Ao saber como agradecer um cliente pela compra de maneira adequada, você gera simpatia.

Aquele consumidor vai lembrar do seu estabelecimento quando precisar novamente de seus produtos ou serviços.

Esse é um passo importante para fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que ele recorra a suas soluções de forma contínua.

Uma pequena ação pode fazer a diferença nessas horas, pois o cliente que recebe uma mensagem que soe espontânea já sabe – ou ao menos espera – que o atendimento será agradável.

Avaliação de processos

Todos os processos realizados dentro de um negócio têm como foco atrair o consumidor final.

Por isso, qualquer estabelecimento de vendas precisa entender bem seu público.

Sabendo como agradecer um cliente pela compra, você abre um canal que pode render insights importantes para o seu negócio.

O consumidor pode apontar pontos positivos e negativos da sua jornada no estabelecimento.

Dessa forma, você pode perceber a necessidade de rever algum processo que não agradou ao consumidor ou até intensificar algo que está dando certo.

Melhorar a experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é algo que pode ser feito com pequenas ações – e o agradecimento é a última oportunidade para isso.

A melhor maneira de finalizar o relacionamento com o consumidor é deixar a porta aberta para uma nova compra.

Para entender bem essa ideia, pense em todas as ações que você realiza com objetivo de manter e fidelizar o cliente.

Um bom agradecimento pode evitar que alguém que comprou em sua loja se sinta “descartável”, pois ele percebe que mesmo depois de já ter feito a compra, ainda tem um pouco da sua atenção.

Em quais situações devo agradecer um cliente?

Uma iniciativa importante como agradecer um cliente pela compra cabe em vários tipos de situações.

A principal delas é a compra, é claro.

Sempre que o cliente adquire seu produto ou serviço, o agradecimento é essencial pelas razões que mostramos acima.

Mas se ele foi até sua loja física ou acessou o seu e-commerce e não comprou nada, agradecer pelo interesse pode ser uma boa maneira de despertar uma sensação positiva.

Assim, fica mais fácil para o consumidor se lembrar da sua marca em outras situações.

Lembre-se que o agradecimento precisa ser adequado para cada situação e, por isso, é preciso ter inteligência emocional.

Por exemplo, uma mensagem para uma pessoa que não encontrou uma peça de roupa no seu número precisa ser delicada, já que esta situação pode ser desagradável.

Outra oportunidade para um bom agradecimento são datas especiais, como o final de ano.

Aproveite para agradecer todos os clientes que em algum momento ao longo do ano fizeram compras com você.

Ocasiões como o Dia do Consumidor ou o aniversário da empresa também podem render agradecimentos, assim como o próprio aniversário do cliente, é claro.

Você tem uma estratégia de agradecimento ao cliente?

Saber como agradecer um cliente pela compra implica em uma série de estratégias para que sua mensagem seja efetiva.

Há dois fatores essenciais que podem evitar que a sua mensagem chegue com ruídos – ou seja, não compreendidas como você espera.

Confira abaixo.

Conheça bem o seu perfil de cliente

No início deste texto, mencionamos que o agradecimento ao cliente precisa ser feito na linguagem do seu público-alvo.

Para garantir isso, é importante realizar uma pesquisa de perfil do consumidor.

Em outras palavras, é o mapeamento das características do consumidor a partir de informações coletadas em pesquisas de opinião.

O resultado pode ajudar você a implementar iniciativas de marketing direcionado.

Assim, além de entender a melhor forma de oferecer um produto ao cliente, você também terá uma noção de como ele espera receber uma mensagem de agradecimento.

Defina os canais que serão usados para fazer agradecimento

A escolha do canal de comunicação usado para enviar a mensagem de agradecimento depende de dois fatores:

  • A preferência do seu público
  • As características da sua loja.

Se sua loja vende itens tecnológicos, prefira meios modernos, como mensagens por celular ou e-mail.

Outra possibilidade é o envio de uma carta ao endereço do cliente, ideal para livrarias e papelarias.

Embora esse meio pareça defasado, muitos consumidores valorizam a iniciativa de enviar uma correspondência.

E para um e-commerce, uma carta bem caprichada junto com a encomenda pode ser bem efetiva.

Algumas lojas físicas podem treinar colaboradores para agradecer pessoalmente seus consumidores.

Mensagens por redes sociais são boas alternativas para vários nichos.

É claro que tudo isso vai depender dos dados que você tiver dos seus clientes.

6 dicas de frases de agradecimento para enviar no WhatsApp

Veja agora seis dicas de frases de agradecimento simples e rápidas para você enviar por mensagem no WhatsApp:

  1. Parabéns por sua compra, Henrique! Esperamos que você faça muito sucesso com seu visual e agradecemos por escolher nossa loja.
  2. Muito obrigado por comprar conosco, Gabriela! Queremos mostrar o quanto você é importante para nós, então, vamos enviar agora um cupom de desconto para sua próxima compra.
  3. Bom dia, Luana! Muito obrigado por visitar a nossa loja. Esperamos que sua experiência tenha sido a melhor possível. Conte conosco sempre!
  4. Muito obrigado por fazer parte do nosso cadastro, Jonas! Estamos à sua disposição para qualquer dúvida sobre nossos produtos.
  5. Neste novo ano que está chegando, queremos agradecer a você por continuar fazendo parte da nossa história.
  6. Seu apoio é muito importante para que a nossa loja siga trazendo produtos de qualidade pelo menor preço. Muito obrigado pela preferência!

5 mensagens de agradecimento para enviar por e-mail

Se você pretende agradecer por e-mail, o ideal é escrever mensagens um pouco mais longas.

Vamos deixar aqui algumas dicas:

  1. Querida Lúcia, parabéns! Você acaba de adquirir um produto de qualidade que vai facilitar sua vida na cozinha. Esperamos que você prepare e saboreie muitas delícias com nosso item. Muito obrigado por escolher nossa loja para sua aquisição. Esperamos que este seja o começo de uma parceria longa e feliz. Estamos sempre à disposição para atender você do jeito que você quiser.
  2. Querida Ivete, muito obrigado por se cadastrar na nossa loja. Temos várias linhas de produtos para cada necessidade que você tiver, então, fique ligada nas nossas ofertas e nos procure sempre que precisar de algo. Sua presença é muito importante para nós.
  3. Querido Carlos! No dia em que completamos cinco anos de existência, queremos dedicar o nosso sucesso a clientes como você, que nos incentivam a dar o nosso melhor a cada dia. Muito obrigado por acreditar na nossa loja. Estamos sempre prontos para atender você. Um forte abraço!
  4. Muito obrigado por visitar a nossa loja, Cláudia. Nossa missão é garantir um atendimento impecável e oferecer os melhores produtos para os nossos clientes. Por isso, queremos que você nos conte como foi a experiência de passar um tempo conosco. Se você quiser, faça um depoimento e mande uma foto sua para publicarmos no nosso site e redes sociais.
  5. Caro Luiz, obrigado por comprar na nossa loja em mais um ano que passou. Esperamos que seu Natal seja cercado de muito amor ao lado dos seus familiares, e que você entre em 2024 com muita disposição. Nosso canal está aberto para qualquer dúvida, crítica e sugestão. Conte com a gente!

Peça feedback do atendimento e melhore seus processos

Neste conteúdo, você conferiu como agradecer um cliente pela compra e por que isso é tão importante para o seu negócio.

Nós também falamos sobre a necessidade de conhecer seu cliente, através de dados coletados em pesquisas de satisfação.

Quando você abre um canal de comunicação com o consumidor, pode conferir informações valiosas para melhorar o seu planejamento.

Por isso, procure sempre pedir feedbacks – ou seja, opiniões dos clientes sobre sua loja e seu atendimento.

Dessa forma, além de mostrar ao cliente que se preocupa em melhorar, você também pode coletar dados para suas pesquisas de perfil do cliente.

E se quer melhorar seus processos, precisa garantir uma cobrança eficiente, que contemple as mais modernas formas de pagamento com rapidez e facilidade.

A Cielo oferece tudo isso, e ainda ajuda você a acompanhar os dados de cada compra.

Conte com as nossas soluções e deixe a Cielo ajudar seu negócio a decolar!

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