Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma cafeteria com pouco dinheiro? Dicas para alcançar o sucesso

O segmento de cafeterias ganha força no mercado e oferece cada vez mais inovações. Surgem novos tipos de café, formatos de atendimento diferenciados e combinações. Confira essas dicas para alcançar o sucesso.
Publicado por Equipe Cielo

Ao longo dos anos, aquele café da tarde com pão de queijo ganhou espaço na vida dos brasileiros. Seja em casa ou nas mesas das cafeterias, esse momento se tornou, acima de tudo, uma boa experiência.

Nesse contexto, este segmento ganha força no mercado e oferece cada vez mais inovações. Surgem novos tipos de café, formatos de atendimento diferenciados e combinações.

Esse movimento torna os apreciadores do bom café cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos. Quem se senta à mesa das cafeterias passou a buscar diferenciais em cada detalhe. E para quem pretende investir nesse mercado, é necessário estar disposto a se reinventar todos os dias.

Mais do que isso, estar preparado para os riscos de abrir uma cafeteria e os momentos de adversidade é essencial.

Uma estrutura flexível é básica para garantir que as mudanças possam acontecer de forma saudável para o negócio. Por exemplo, vale a pena abrir uma cafeteria? E como oferecer uma experiência igual ao ambiente físico por meio do delivery? Fique tranquilo, pois, neste texto, vamos dar dicas para garantir a alegria dos coffee lovers.

Veja também: O que é diferencial competitivo?

Aprenda como montar uma cafeteria com pouco dinheiro

As variáveis, assim como em qualquer negócio, são inúmeras. Por isso, entrar nesse segmento envolve não apenas estudar o mercado, mas buscar formas de se diferenciar e encantar clientes todos os dias. Mas não para por aí!

 

Para você, que se interessa pelo segmento, trouxemos algumas dicas que podem ajudar!

Conheça seu mercado

Esse item é muito importante. Não se limite aos produtos tradicionais, busque conhecer as variedades, principalmente as que possam diferenciar seu negócio.

 

Entenda seu público-alvo, estude seu perfil e suas principais demandas, como a forma de superar expectativas. Garanta que seus produtos ofereçam diferenciais que justifiquem a escolha pelo seu estabelecimento em relação à concorrência.

Vale a pena considerar cursos e outras formas de aperfeiçoamento e atualização. Dessa forma, você estará sempre por dentro das novidades.

A importância do plano de negócios

O planejamento é fundamental para saber como montar uma cafeteria com pouco dinheiro e deve ser formalizado por meio de um plano de negócios. Esse documento descreve cada fase do estabelecimento, desde sua concepção até implementação.

Nele, você pode apresentar a estrutura do negócio. Da localização do estabelecimento ao capital de giro, tudo é contemplado de forma detalhada, inclusive os riscos de abrir uma cafeteria. Lembre-se: esse documento é a base do seu empreendimento e precisa ser feito com calma e atenção.

Ele extrapola a estrutura, definindo oportunidades e riscos de investimento. Essas informações são importantes para entender, inclusive, a viabilidade do negócio. Então já sabe, né? Um bom plano é o princípio do sucesso. Comece já o seu!

Café

Em uma cafeteria, nada será mais importante do que o café. Mesmo tendo outros itens à venda, ele será o principal produto do comércio, além de ser a paixão nacional.

Considere a textura, o aroma e a cor dos grãos, prezando pela qualidade do fruto e isso fará a diferença com a clientela. Por isso, busque ótimos fornecedores.

Localização

Como em qualquer negócio, ao pesquisar sobre como montar uma cafeteria com pouco dinheiro é preciso investigar a fundo o local em que abrirá sua empresa, além de estudar a frequência e a qualidade de um ponto comercial. Visite os locais, em horários diferentes, e verifique a frequência da região.

 

Alguns comerciantes optam por abrir cafeterias em lugares movimentados. Outros, recorrem a endereços mais exclusivos, como edifícios comerciais. Nesses casos, certifique-se de que há clientela suficiente para se manter e obter lucro.

Leia mais: Como abrir uma hamburgueria

Estrutura física

A estrutura física das cafeterias pode variar, mas alguns elementos são básicos e devem ser contemplados no planejamento. Por exemplo, é importante ter mesas para quem quiser tomar um café com mais calma e balcão para quem tem pressa.

 

Seja o estabelecimento pequeno ou grande, ter um estoque no local também é importante. Afinal, o giro de produtos nesse modelo de negócio é grande.

 

A higiene é primordial, especialmente quando lidamos com alimentos o dia todo. Por isso, tenha um depósito para materiais de limpeza disponíveis e abastecido.

 

Também é importante oferecer banheiros para clientes e funcionários, bem como possuir um escritório. Este último não precisa ser grande ou possuir várias salas, apenas estar disponível para atender fornecedores, por exemplo.

 

Esses elementos precisam estar presentes para que uma cafeteria possa funcionar de forma adequada. Não deixe de considerá-los no seu planejamento.

Equipamentos

Você vai precisar de uma área suficiente para acomodar os equipamentos necessários. O que precisa para montar uma cafeteria? Saiba que é possível alugar uma máquina de café expresso ou, até mesmo, comprar uma usada, o que reduzirá parte dos investimentos iniciais.

 

Além do café, você precisa saber o que vender em uma cafeteria e alguns itens podem ser necessários, como:

  • máquina de café expresso;
  • moedor de café ou cápsulas (a depender da máquina que você terá);
  • freezers ou geladeiras;
  • estufa fria;
  • estufa quente;
  • balcão refrigerado;
  • micro-ondas;
  • banquetas e balcão ou mesinhas com cadeiras (para os clientes).

Fornecedores, produtos e estoque

Antes de locar um espaço físico (conforme já falamos acima), pesquise sobre aqueles que vão precisar de possíveis reformas, além das instalações na cafeteria e os fornecedores dos produtos para o seu comércio.

Isso é primordial para saber como montar uma cafeteria com pouco dinheiro, inclusive, para quem vai abrir um negócio pequeno.

Infelizmente, é bem comum o comerciante perder clientes por esperar enquanto faz reformas em um estabelecimento, gerando desconforto. Antes de colocar salgados, pães de queijo, doces e bebidas à venda, prove-os e saiba das condições de entrega, preço e faturamento dos principais fornecedores.

Abaixo, listamos algumas opções do que vender em uma cafeteria, porém você deve sempre analisar a viabilidade:

  • chás (tente oferecer opções quentes e geladas);
  • salgados como croissant, coxinha, quibe, pastéis de forno e sanduíches;
  • doces como tortas, bolos, brigadeiros, casadinhos;
  • sucos (não precisa variar tanto, oferecer de laranja e frutas da estação já é o suficiente).

Leia mais: Como montar uma lanchonete com pouco dinheiro

O desperdício e a má gestão podem levar o negócio à falência. Logo, para você que está estudando como montar uma cafeteria, acompanhar todos os processos do seu estabelecimento é essencial para reduzir as perdas.

Tendências e novidades

O consumidor adora novidades e, por isso, o comerciante deve ser antenado se quiser saber como montar uma cafeteria com pouco dinheiro.

A moda do verão é servir café gelado, também chamado de “cold brew”, que é ótimo para os dias mais quentes. A infusão do pó é a frio, o que ressalta a doçura do grão e diminui a sensação de amargor.

Apesar de ser servido gelado, o sabor do “cold brew” em nada parece com o café esquecido na garrafa térmica.

Por ficar horas em uma temperatura baixa, o pó não libera todos os seus componentes solúveis como acontece com a água fervente. Assim, o perfil de sabor desta bebida é mais aromático e menos ácido que a quente.

Portanto, lembre-se: o fato de você ter interesse em como abrir uma cafeteria com pouco dinheiro te obriga a criar novas oportunidades em seu negócio, o que ajuda a ter mais lucros e reduzir os gastos!

Preço

Atenção máxima para essa dica de ouro na lista de como montar uma cafeteria com pouco dinheiro: o conceito de caro e barato é muito relativo. Em alguns bairros, R$ 5 por um café espresso é um preço completamente normal, em outros pode ser muito caro.

Além disso, se você já estudou os fornecedores, provavelmente tem uma ideia de quanto cada produto irá custar.

Junte isso aos custos fixos de manutenção da cafeteria e poderá chegar a um preço que seja bom para sua clientela, mas que também proporcione lucros a sua empresa.

Concorrência

E então, se você chegou até aqui, acha que vale a pena abrir uma cafeteria? Se a resposta for sim, vamos a esse ponto bem importante do seu negócio.

Para qualquer atividade, é preciso avaliar a concorrência de forma mais abrangente. Até mesmo para quem quer entender como montar uma cafeteria com pouco dinheiro, os demais estabelecimentos serão um termômetro para o negócio porque mostra quais são os diferenciais da sua empresa, além de ajudar a criar produtos e serviços cada vez melhores.

A concorrência não deixará que você se acomode. Livrarias, docerias, restaurantes, bares e até mesmo lojas dos mais variados segmentos que também vendem café devem ser tratadas como concorrentes diretos. Diferencie-se deles e saia na frente!

Contratações

Assim como no caso dos fornecedores, o ideal é saber o que precisa para montar uma cafeteria, antes mesmo de formalizar o negócio. Precisará de quantos funcionários?

Se possível, realize algumas entrevistas antes mesmo de abrir as portas. Verifique na concorrência os níveis salariais pagos, assim você ganha poder de barganha junto aos candidatos e não oferece mais do que deveria.

Dica: mesmo com a equipe formada, tenha sempre contatos e profissionais “na manga” dispostos a cumprir horas extras em períodos mais movimentados. A rotatividade no comércio é bastante alta e pode ser que você precise de novos funcionários a toque de caixa.

Leis

Também faz parte do conhecimento de como montar uma cafeteria com pouco dinheiro estar atento às leis que regulamentam seu negócio.

Regularização sanitária: a cafeteria depende da liberação de uma licença de funcionamento e licença sanitária. Procure a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária para se informar sobre os procedimentos de regularização.

Autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad: ambientes de acesso ao público sonorizado com música, ao vivo ou por rádio, são obrigados a recolher os valores relativos a direitos autorais junto ao Ecad, de acordo com o § 4º da Lei nº 9.610/98.

Prática de tabagismo: o uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo ou similar, é proibido em local público ou privado, totalmente ou parcialmente fechado, que seja de acesso ou uso público. A cafeteria pode comercializar esses itens, mas o uso proibido no local deve ser sinalizado, conforme Decreto Federal nº 8.262/14.

Acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: a cafeteria deve estar de acordo com as normas gerais que atendam aos critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida em edificações de uso coletivo.

Leia mais: Como abrir uma empresa?

Divulgue!

Como temos falado com frequência, divulgar é fundamental para efetuar vendas. Utilize redes sociais, WhatsApp e até mesmo o chamado “boca a boca” para posicionar seu negócio.

Esteja atento ao seu público-alvo e aos canais que despertam seu interesse. Mantenha sua marca presente, como forma de se manter na memória do cliente. Isso é de extrema importância!

Formas de pagamento

Não tem como falar como montar uma cafeteria com pouco dinheiro ou qualquer outro tipo de negócio sem levar em conta que você deve disponibilizar vários meios de pagamento aos seus clientes, não é mesmo?

 

Foi-se o tempo em que todos estavam com dinheiro em mãos ou tinham apenas um cartão de débito.

 

Com as tecnologias mudando, você também precisa se atualizar. E é por isso que a Cielo oferece as melhores maquininhas de cartão de crédito, bem como soluções inovadoras para receber seus pagamentos à distância ou como preferir.

Agora que você já sabe como montar uma cafeteria com pouco dinheiro, ponha a mão na massa e encante os adoradores do café. Agora, antes de qualquer coisa, um cafezinho, por favor! E lembre-se: conte com a Cielo para tudo o que precisar!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288