Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma hamburgueria

Publicado por Equipe Cielo

Listamos os principais passos para você abrir seu próprio espaço e

receber bem seus clientes

 
Comemorar um aniversário, uma promoção no trabalho e reunir os amigos são os principais motivos para organizar uma refeição fora do trivial. Alimentar-se fora de casa é uma realidade vivida por pelo menos 25% dos brasileiros, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o brasileiro gasta até 25% da sua renda em comida fora do lar – uma questão de necessidade e não necessariamente de lazer. Por isso, o ramo alimentício é uma área com grande potencial de viabilidade para o pequeno empreendedor.
Considerando que o hambúrguer é um sanduíche tradicional no mundo todo, selecionamos algumas dicas de como abrir uma hamburgueria e virar um empreendedor de sucesso.
 

1) Estude a compra de uma franquia

Uma das possibilidades é abrir uma franquia de alguma hamburgueria já existente, com marca consolidada no mercado. Você receberá apoio da franqueadora, mas precisa pensar que também precisará abrir mão da liberdade de gerenciar o negócio do seu jeito. Veja as principais diferenças na operação de um negócio próprio e uma franquia para analisar melhor o seu modelo de trabalho.
 

2) Defina o local para abrir sua hamburgueria

Pesquise bem a região onde pretende instalar o negócio. O ideal é que o lugar não esteja saturado, com outras lanchonetes ou padarias e que, ao mesmo tempo, tenha um bom fluxo de pessoas o dia todo. Se não tiver dinheiro para contratar uma consultoria, caminhe você mesmo pelo bairro e registre a distância entre os estabelecimentos existentes.
 

3) Identifique o público que quer atingir

Você quer vender para estudantes, trabalhadores em horário de almoço ou pessoas que estão de passagem? Ou pretende atingir um público mais fiel, de maior renda, que quer viver a experiência de comer um hambúrguer artesanal, elaborado com ingredientes especiais? A definição do público-alvo é fundamental para escolher o local, as matérias-primas, o perfil de cardápio oferecido e o preço final.
 

4) Entenda qual é o seu diferencial


Mesmo com a economia em crise, o público não abre mão de comer com qualidade. Alguns exemplos de diferenciais incluem: ingredientes incomuns no lanche, proporcionando mais sabor, molhos especiais, acompanhamento, variedade de bebidas e atendimento. Pense também em benefícios que você pode oferecer para o cliente, como refil grátis de bebidas ou molhos “da casa”. É um pequeno investimento que pode cativar os clientes.
 

5) Elabore um cardápio bacana

Embora a maioria dos clientes sempre opte pelo famoso “x-salada”, oferecer um cardápio variado, com mais opções de lanches, sempre é uma boa ideia. Aposte também em um sabor elaborado pela casa, e invista na divulgação. Os clientes, com certeza, vão espalhar as novidades.
 

6) Pense em alimentações restritas

Muitas pessoas, cada vez mais, estão adotando alimentação vegetariana ou vegana. Além disso, inúmeros consumidores possuem restrições alimentares (alergia a glúten ou intolerância à lactose, por exemplo). Se o seu cardápio tiver opções que atendam esse público, certamente seu local terá um diferencial importante, o que permitirá fidelizar esse público e reunir grupos maiores de clientes.
 

7) Crie receitas especiais para a sua hamburgueria


Estima-se que 50% do consumo mundial de carne bovina seja na forma de hambúrguer. Então, por que não se especializar, criar a própria receita e colocar seu estabelecimento entre os melhores da cidade? Segundo a revista InFood (2015), lanchonetes especializadas em hambúrguer foram as que tiveram maior crescimento na cidade de São Paulo.
 

 

E qual é a dica de ouro para ter uma hamburgueria de sucesso?

“Criamos a nossa receita de hambúrguer em 1970, nossa maionese também é produzida aqui até hoje. É muito importante para nós, e para os nossos clientes, mantermos as nossas raízes. A tradição e a qualidade que nos fizeram chegar até aqui precisam existir mesmo com a modernização dos nossos processos, aprendizado de novos métodos e tecnologias. Para quem está começando, minha dica é manter-se conectado às inovações do mercado mas manter-se fiel ao DNA do seu negócio”, indica Guilherme Saba, sócio do News Lanchonete, em São Paulo.
Ter uma hamburgueria de sucesso é muito mais do que saber fazer hambúrgueres: é preciso pesquisar, planejar o seu espaço e entender o público que você quer atender. Aproveite para conhecer as vantagens de ter uma maquininha de cartão em um pequeno negócio. As dicas estão no nosso blog!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288