Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma peixaria com pouco dinheiro? Veja algumas dicas!

Publicado por Equipe Cielo

Quem trabalha em locais onde a pescaria está entre os principais negócios ou até mesmo apenas gosta da área e quer investir, precisa de muita informação de confiança para ter sucesso em seu negócio. Para ajudá-lo, reunimos aqui algumas orientações sobre como montar uma peixaria com pouco dinheiro. Vamos lá?

No planejamento do negócio, uma dúvida que pode parecer comum: vender peixe dá lucro? Para ter uma ideia dos dados do setor, um estudo da Embrapa Pesca e Aquicultura, em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura, mostrou que as exportações na área aumentaram 15% em faturamento no ano de 2022.

Com o aquecimento do setor, devem surgir boas oportunidades de negócios. Abaixo, preparamos algumas dicas para empreendedores que pretendem investir nesse segmento.

Veja ainda: Melhores negócios com pouco investimento

Aprenda como montar uma peixaria com pouco dinheiro

Para ter sucesso em seu negócio, separamos abaixo alguns itens muito importantes que vão te ajudar a lucrar mais e economizar na abertura do empreendimento. Confira!

1. Escolha bem seu ponto

Quanto mais próxima a peixaria estiver de zonas residenciais, maior o conforto para o cliente. Também é preciso avaliar se o local é de fácil acesso aos fornecedores, já que o sucesso do negócio depende da chegada constante de produtos frescos.

Independentemente de pensar em como montar uma peixaria pequena ou grande, informe-se sobre as regulamentações municipais para carga e descarga no local, bem como possíveis restrições para a localização de seu empreendimento.

Uma pesquisa cuidadosa pode ajudar a evitar muitas dores de cabeça, então vista um tempo na escolha do ponto comercial ideal porque isso fará toda a diferença em seu negócio.

2. Escolha os fornecedores certos

Se você quer saber como montar uma peixaria com pouco dinheiro, não pode abrir mão desse item tão importante apenas para economizar, pois esse seria seu maior erro.

A qualidade dos peixes vendidos é fundamental para o êxito do negócio. Escolha fornecedores certificados para garantir que os produtos tenham boa procedência e não sejam provenientes de pesca ilegal.

Uma vez estabelecido um relacionamento com os fornecedores, garanta entregas frequentes.

Como uma peixaria trabalha com produtos frescos, os estoques devem ser mantidos no nível mais baixo possível para a saúde do negócio. Logo, lembre-se de escolher fornecedores que possam fazer entregas regulares e até mesmo no caso de emergências.

3. Prepare-se para datas especiais

As festividades do fim de ano representam um momento de alta no consumo e é preciso estar preparado para essas datas. Negocie com seus fornecedores para ter certeza que não faltarão produtos e planeje promoções especiais para atrair mais consumidores.

Um bom desempenho durante essa época ajuda a garantir que as finanças de seu empreendimento sigam saudáveis em momentos menos movimentados. Você deve levar isso em conta quando for pesquisar como montar uma peixaria com pouco dinheiro.

4. Diferencie-se da concorrência

Fique atento: seu negócio enfrentará concorrentes não somente de outras peixarias, mas também de feirantes e de grandes redes de supermercados. Diante dessa realidade, a tendência no setor é apostar em produtos de alta qualidade.

Você pode pesquisar como montar uma peixaria delivery e expandir as opções, atingindo um público que não more na região e goste mais de ficar em casa, por exemplo. Além disso, se oferecer salmão e atum para sashimi, por exemplo, terá um excelente diferencial em relação à concorrência que vende somente peixes em filé de outras espécies.

Lógico que você terá que pesquisar antes a demanda e necessidade da região antes de decidir quais serão seus diferenciais.

5. Ofereça diversas opções de pagamento

Essa é uma dica crucial e muito importante sobre como montar uma peixaria com pouco dinheiro. Atualmente, as pessoas buscam por empresas que ofereçam diversas formas de pagamento. Afinal de contas, diferente de antigamente e com o avanço da tecnologia, o dinheiro não fica parado apenas em uma conta bancária.

Então, se você está dos primeiros passos de como abrir uma peixaria, já comece analisando as formas de pagamento que vai oferecer ao cliente. Considere disponibilizar todas as opções seguras possíveis porque evita que perca clientes.

Além disso, se quiser saber como montar uma peixaria delivery, por exemplo, inicie o negócio solicitando máquinas de cartão ou aceite PIX. Dificilmente, as pessoas têm dinheiro em mãos, então pode facilitar até mesmo no troco e dar ainda mais segurança ao seu entregador.

Fique atento às opções via carteiras digitais. Quanto melhor for a opção de pagamento, mais fácil ficará para o cliente pagar pelas suas compras.

Se precisar de ajuda na escolha, a Cielo oferece muitos modelos de máquinas de cartão, feitos para os mais diversos tipos de negócios, então você pode avaliar qual a melhor opção no momento.

6. Invista nas redes sociais

Independente se você irá abrir um grande negócio ou se quer saber como montar uma peixaria pequena, pensar em estratégias para as redes sociais é essencial para garantir seu sucesso. Por este motivo, não deixe de criar postagens que trarão engajamento e, consequentemente, se converta em vendas.

Dê uma olhada no calendário e, por exemplo, pense em dar dicas de como fazer pratos especiais com os produtos que você vende.

Um ponto que deve ser avaliado quando for aprender como montar uma peixaria com pouco dinheiro é o formato de conteúdo consumido pelos usuários em cada plataforma. Se for vídeo, caso seja possível, produza este tipo de material. Se a maioria das publicações são em foto e texto, então, invista neste modelo.

As redes sociais são grandes distribuidoras e impulsionadoras de conteúdo. Por isso, são importantes para todos os segmentos.

7. Tenha um plano de negócios

Fazer um plano de negócios é um dos pré-requisitos para quem quer aprender como abrir uma peixaria.

Por exemplo, você quer saber se vender peixe dá lucro? Faça a análise financeira levando em conta o valor do fornecedor, seus custos e depois o quanto vai faturar. Se o planejamento não for bem detalhado, a probabilidade de o empreendedor dar um passo errado é grande.

Então, não pule esta etapa quando for aprender como montar uma peixaria com pouco dinheiro e comece o seu planejamento, pensando sempre no futuro da empresa. O plano de negócios é uma forma de avaliar o segmento, produtos e listar algumas atitudes.

É com este “documento” que você conseguirá unir diversos relatórios como, por exemplo, lista de fornecedores, clientes, serviços e produtos, concorrentes e duas coisas importantes: o ponto forte e o fraco da peixaria. Desta forma, ele atua com uma boa contribuição para conseguir identificar a viabilidade da ideia.

Se estiver com dificuldade e não souber por onde começar, pegue uma folha e fique de olho nos passos que são importantes nesta etapa:

  • Elabore o Sumário executivo, que vai resumir o que é o negócio;
  • Faça uma análise do mercado;
  • Tenha em mente os produtos que serão comercializados, já pensando no valor que chegará ao cliente;
  • Descreva como será gestão organizacional da peixaria;
  • Liste os clientes potenciais e, se possível, feche acordo com restaurantes;
  • Tenha um plano operacional e um financeiro.

Trabalhar com produtos perecíveis pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade de inovar. É possível oferecer descontos no fim do período e chances de diversificar os itens, passando a vender porções para consumo imediato, como sashimis e assados.

Planeje-se bem na hora de abrir seu negócio e garanta seu sucesso!

E então, conseguiu ver como montar uma peixaria com pouco dinheiro pode ser vantajoso se tiver público no local onde mora? Lembre-se de seguir nossas dicas e se precisar de ajuda com as formas de pagamento, entre em contato com o nosso atendimento!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288