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Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma peixaria: o guia básico para abrir seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

      Confira como montar uma peixaria e transformá-la em uma empresa rentável

 
No último ano, foram cultivadas mais de 720 mil toneladas de peixe no Brasil, o que representa um crescimento de 4.5% em relação ao 2017. A expectativa do setor é que o aumento da produção seja acompanhado por um crescimento no consumo: atualmente, o brasileiro consome em média 10 quilos de peixe por ano, sendo que a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 20 quilos.
Com o aquecimento do setor, devem surgir boas oportunidades de negócios. Preparamos dicas para empreendedores que pretendem montar uma peixaria:

1) Escolha bem seu ponto

Quanto mais próxima a peixaria estiver de zonas residenciais, maior o conforto para o cliente. Também é preciso pensar se o local é de fácil acesso aos fornecedores, já que o sucesso da peixaria depende da chegada constante de produtos frescos.
Informe-se sobre as regulamentações municipais para carga e descarga no local, bem como possíveis restrições para a localização de seu empreendimento. Uma pesquisa cuidadosa pode ajudar a evitar muitas dores de cabeça. Veja outras  o para seu negócio.
 

2) Escolha os fornecedores certos

A qualidade dos peixes vendidos é fundamental para o êxito do negócio. Escolha fornecedores certificados para garantir que os produtos tenham boa procedência e não sejam provenientes de pesca ilegal.
Uma vez que tenha estabelecido um relacionamento com os fornecedores, garanta entregas frequentes. Como uma peixaria trabalha com produtos frescos, os estoques devem ser mantidos no nível mais baixo possível para a saúde do negócio.
 

3) Prepare-se para datas especiais

As festividades do fim de ano representam um momento de alta no consumo e é preciso estar preparado para essas datas: negocie com seus fornecedores para ter certeza que não faltarão produtos e planeje promoções especiais para atrair mais consumidores. Um bom desempenho durante essa época ajuda a garantir que as finanças de seu empreendimento sigam saudáveis em momentos menos movimentados.
 

4) Diferencie-se da concorrência

Fique atento: seu negócio enfrentará a concorrência não somente de outras peixarias, mas também de feirantes e de grandes redes de supermercados. Diante dessa realidade, a tendência no setor de peixarias é apostar em produtos de alta qualidade. Uma peixaria que ofereça salmão e atum para sashimi, por exemplo, terá um excelente diferencial em relação à concorrência.
 

 
Trabalhar com produtos perecíveis pode ser desafiador, mas também pode ser visto como uma oportunidade de inovar: você pode oferecer descontos no fim do período e chances de diversificar os produtos, passando a vender também porções para consumo imediato, como sashimis. Planeje bem na hora de abrir uma peixaria e garanta o sucesso do seu negócio.


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