Dia das Mães esta chegando e sabemos que a vitrine é o cartão de visitas de uma loja e, bem montada, pode responder por até 75% das vendas, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Tamanha importância leva os lojistas a dedicarem boas horas na criação de um espaço que encante o cliente. Para ajudar nessa tarefa, conversamos com Roberta Branchini, um dos principais nomes do vitrinismo do país e responsável por desenvolver projetos destinados a marcas de luxo como Louis Vuitton, Versace e Dolce & Gabbana. Ela revelou segredos para que você garanta o sucesso das vendas no Dia das Mães – e em outras datas também. Confira abaixo:
1 – Escolha suas prioridades para o Dia das Mães
Montar a vitrine com excesso de produtos é um erro comum. “Escolha quatro ou cinco produtos e invista neles”, indica Roberta. Expor muitos itens pode causar a impressão de saldão, em vez de sugerir que passaram por uma curadoria.
2 – Destaque dentro e fora
“Tudo que está na vitrine também merece evidência no interior da loja”, explica a especialista. É preciso pensar que o cliente entrou no seu estabelecimento porque viu algo fora e quer encontrar ali de maneira fácil.
3 – Atenção às cores
Opte por cores alegres e que podem ser trocadas em uma próxima data comemorativa de maneira mais gradual. “Para o Dia das Mães, opte pelo uso de tons rosados, como o rosa envelhecido”, sugere a vitrinista. “No Dia dos Namorados, sua vitrine deixa de lado os tons de rosa-claro e ganha mais impacto com o rosa-escuro, tons de vermelho e vinho”, ressalta.
4 – Atenção à posição dos produtos na vitrine
Nossos olhos tendem a prestar atenção primeiro para o centro da vitrine. Roberta dá a dica: “É nessa posição que deve ficar o produto mais importante”. Os outros poucos objetos devem ser posicionados perifericamente a ele, em posições mais altas ou baixas.
5 – A luz é essencial
Toda a iluminação deve ser trabalhada com objetivo de criar pontos de foco visual. “Isso ajuda a direcionar o olhar do consumidor para os produtos que queremos destacar”, conta a especialista. Opte por lâmpadas brancas quentes na vitrine, que valorizam os produtos que tendem a ter mais saída no dia das mães.
6 – Rotatividade de produtos
É importante mudar sua vitrine de tempos em tempos. “Isso renova o visual da loja e evita, de quebra, que produtos que são expostos ao sol percam a cor ou o brilho”, afirma a especialista.
7 – Crie um cenário e dê mais destaque à sua vitrine
Quer criar um cenário para sua vitrine?
Posicione seu produto em destaque e, de apoio, invista em itens que sejam neutros. “Por exemplo, materiais como metal ou madeira e cores como branco, preto ou cinza”, diz Roberta. Utilizar molduras é um outro recurso para valorizar os produtos e com isso, melhorar o desempenho das vendas no dia das mães.