Setor apresenta crescimento de 7% no segundo trimestre de 2017.
As franquias têm se mostrado um porto seguro para os empreendedores de primeira viagem. A opção por marcas já consolidadas é uma maneira um pouco mais confiável de aprender a gerenciar o próprio negócio. Esse atrativo vem movimentando o setor, que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou alta de 6,8% no segundo trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 37,5 bilhões ante R$ 35,1 bilhões).
Com esse desempenho, é provável que o mercado de franquias termine o ano com faturamento bem superior aos R$ 151,2 bilhões anotados em 2016. Além disso, espera-se também um aumento no número de unidades franqueadas – hoje são cerca de 142 mil.
Para quem está pensando em aderir a uma marca, listamos dicas essenciais para não errar na escolha e fazer o negócio decolar.
1 – Questão de afinidade
Se você está apostando em um mercado em que nunca trabalhou, é importante que tenha afinidade com o produto ou o serviço. O sucesso está ligado ao grau de afinidade do investidor com o segmento. Ter interesse genuíno sobre o assunto também vai ajudar na hora em que precisar resolver questões complexas e afastará a ideia de desistir da empreitada.
2 – Reunindo o capital
Esse é um dos momentos mais delicados para quem pretende abrir uma empresa. De acordo a ABF, o ideal é que o empreendedor tenha recursos para fazer investimento imediato. Esperar para vender imóveis e automóveis pode esfriar a vontade de tocar um novo negócio.
3 – Marca forte
Errar na escolha da franquia causará, além de prejuízo, muita frustração. Segundo a ABF, após escolher o ramo que mais tem a ver com o seu perfil, o ideal é checar pontos como reputação, conduta no mercado, experiência, competência, porte, métodos e marcas.
4 – Ouça a voz da experiência
Uma dica valiosa para quem está prestes a abrir uma franquia é conversar com franqueados mais experientes para obter dicas de negócio. Eles poderão fornecer informações preciosas de como funciona o sistema da empresa, os pontos fortes e os que podem ser aprimorados e até ajudar na escolha do ponto de venda. Afinal, eles já passaram por todo esse processo antes.
5 – Encante seu cliente
Aqueles que já selecionaram uma marca e começam a desvendar esse universo precisam ter foco total no cliente. Criar promoções ajuda a fidelizar os consumidores e a atrair novo público, e é aí que o Cielo Promo pode ser a ferramenta ideal para o lojista. Com o serviço, é possível realizar promoções diretamente nas máquinas Cielo, online e fácil de gerenciar. Basta criar a mecânica e a máquina faz todo o resto. Um exemplo bem-sucedido vem da maior rede de cafeterias do país, a Fran’s Café. “Em nossa primeira promoção com o Cielo Promo, o cliente ganhava um café gelado a cada compra acima de R$ 30″, explica o gerente de marketing e produtos, Francisco Almeida Conte, filho do fundador. Para ele, a iniciativa deixou todo mundo feliz: “O cliente, que ganha um brinde, o franqueado, que vende mais, e a empresa, que reforça sua marca”.
6 – Com gestão não se brinca
Se a ideia é investir em uma franquia para obter renda extra, atente-se para não descuidar da gestão do negócio. Um erro comum dos franqueados que trabalham em outro lugar é não estar envolvido no dia a dia da empresa. Organização financeira é imprescindível para a saúde de sua franquia. A Cielo é um apoio importante para o lojista nesse caso. Pelo site ou pelo aplicativo da Cielo, pode-se analisar o relatório de vendas e observar seu desempenho, além de antecipar as vendas a crédito, para manter o fluxo de caixa ou recompor o estoque.