Ideias de marketing para Black Friday: 11 dicas
É preciso ter boas ideias de marketing para Black Friday para aproveitar essa data comercial tão valiosa.
Muitas pessoas procuram por ofertas nessa época, e você precisa se preparar para superar a concorrência e atrair o maior número de clientes possível.
Existem várias iniciativas que podem ajudar você a fazer isso, como vamos mostrar neste conteúdo. Por isso, acompanhe e conheça algumas ideias de marketing para Black Friday que podem render bons resultados.
11 ideias de marketing para Black Friday
Veja a partir de agora 11 ideias de marketing para Black Friday.
1. Descontos progressivos
Os descontos progressivos são uma forma de aumentar o seu ticket médio – ou seja, levar clientes a gastarem mais em sua loja. A ideia é que quanto mais itens a pessoa comprar, mais vantajosa será a sua compra. Por exemplo: a loja pode fornecer um desconto de 10% para duas compras, 20% para três e 30% para quatro ou mais. Lembre-se de definir sempre um limite para não abrir mão de sua margem de lucro.
2. Crie cupons de desconto
Essa é uma iniciativa que pode ser realizada tanto em lojas presenciais quanto no e-commerce. Você pode distribuir cupons físicos que valem descontos para incentivar clientes a irem ao seu estabelecimento. Se suas vendas forem pela internet, o cupom pode ser um código que, ao ser preenchido em um campo específico, automaticamente reduz o preço da compra no percentual oferecido.
3. Kits promocionais
Kits e combos também ajudam a aumentar o ticket médio. Reúna produtos que se complementam entre si e faça um preço mais atrativo pelo conjunto do que a soma dos valores avulsos. Assim, a pessoa que inicialmente compraria um dos produtos pode optar pelos três, gastando mais. Essa pode ser uma maneira de aumentar as vendas no Instagram com uma boa postagem do kit.
4. Segmente seus clientes
Antes de pensar em ideias de marketing para Black Friday, é importante separar a clientela entre grupos diferentes. Assim, é possível escolher qual é a melhor abordagem para cada perfil. Por exemplo: algumas ações podem ajudar a vender para o público feminino, enquanto outras servem mais para os homens.
5. Ofereça produtos/serviços extras no checkout
Essa estratégia é chamada de upsell, a oferta de itens complementares ao que foi comprado para aumentar o ticket médio. Você pode configurar seu e-commerce para que essas ofertas apareçam no checkout, ou seja, a tela em que a pessoa confirma sua compra e faz o pagamento.
Assim, ele pode adicionar o produto complementar no carrinho e já pagar pelos dois itens. Nada impede que você adote essa prática na loja física, oferecendo outros produtos diretamente para a clientela.
6. Faça ofertas relâmpago
Ofertas relâmpago são promoções anunciadas que duram um período de tempo específico – geralmente uma hora – com descontos significativos. Essa é uma forma de acionar o gatilho mental da urgência, estimulando a clientela a aproveitar logo a vantagem antes que o tempo se acabe. A prática é comum no e-commerce, mas pode valer para a loja física também.
7. Ofereça frete grátis
O valor do frete é um dos principais fatores que impedem uma compra pela internet. Afinal, a pessoa faz a compra ao se sentir atraída pelo preço do item, e muitas vezes só percebe depois que precisa arcar com aquela quantia a mais. Portanto, o frete grátis representa uma quebra de objeção. Porém, faça os cálculos antes para não comprometer seus ganhos arcando com os custos de entrega.
8. Implemente uma solução de cashback
O cashback é uma forma de devolver a quem comprou uma parte do valor que a pessoa gastou na compra. A cada compra, você pode entregar parte do valor em dinheiro ou um vale para que a pessoa gaste aquela quantia apenas em novas compras na sua loja. Outra alternativa é ingressar em plataformas específicas de cashback, como Méliuz, Mycashback e Beblue.
9. Brindes e amostras grátis
A oferta de brindes e amostras grátis vale principalmente para lojas físicas. Essa é uma das estratégias mais antigas que existem, e funciona bem. Afinal, ao dar algo, você aciona o gatilho mental da reciprocidade, que incentiva a pessoa a retribuir a benesse – e a forma mais óbvia de se fazer isso é comprando o produto.
10. Concursos
Esta é uma maneira de engajar sua clientela e aumentar o alcance da marca da loja, pois o próprio público divulga iniciativas assim entre amigos e familiares. O concurso pode ser feito de várias maneiras. As mais comuns são premiar o melhor desenho ou a melhor frase, mas você pode ter alguma outra ideia mais criativa também. Mas atenção: crie um regulamento detalhado para não deixar dúvidas e não envolva diretamente o nome da sua marca no assunto do concurso.
11. Programa de indicações
Em um programa de indicações, você premia com descontos e vantagens a pessoa que levar mais clientes para comprarem na sua loja. Assim, é possível atrair mais gente. Ofereça vantagens também para quem for indicado, para estimular ainda mais as pessoas a aderirem.
Por que fazer promoção na Black Friday?
Sempre que o fim do ano se aproxima, muitas lojas já têm suas ideias de marketing para Black Friday planejadas e prontas para serem colocadas em prática. Afinal, todos querem aproveitar as oportunidades de venda que surgem nessa época do ano.
Por isso, quando a última sexta-feira de novembro se aproxima, muitas pessoas já procuram por promoções. É comum observarmos pessoas que juntaram dinheiro para comprar algo justamente nessa data, e assim encontrar preços mais baixos.
Em outras palavras, a demanda é muito mais alta durante a Black Friday. Ter boas promoções e argumentos de vendas nessa época é muito importante para seus resultados.
Qual é a importância do planejamento de marketing para a Black Friday?
É preciso realizar um planejamento ao longo do ano para o principal evento do calendário comercial brasileiro. Por isso, ter boas ideias de marketing para Black Friday é importante para não chegar na data sem nada planejado e acabar fazendo promoções genéricas e desinteressantes.
Com uma campanha bem realizada, é possível superar a concorrência, maximizar os lucros e ainda aproveitar para fidelizar clientes e colher os frutos com novas vendas. Além disso, é preciso se preparar para toda a semana que antecede o sexta-feira, pois muitas pessoas já procuram por promoções antes da data.
E na segunda-feira seguinte, ainda tem a Cyber Monday, que costuma atrair aquelas pessoas que deixaram de fazer as compras que queriam.
Como definir o preço para a Black Friday?
Além de ter ideias de marketing para Black Friday, também é importante saber definir seus preços para a data. É preciso ser competitivo sem abrir mão de seus lucros. Por isso, faça o cálculo de todos os custos relacionados à compra ou à produção dos seus produtos.
Assim, você poderá definir sua margem de lucro, ou seja, o percentual que define o quanto você ganha com uma venda além do que gastou. Uma boa precificação é importantíssima para evitar prejuízo. Faça também uma pesquisa de mercado para analisar os preços da concorrência.
Então, tente superar essas ofertas, dentro de suas possibilidades. Você pode conferir outros detalhes sobre a precificação para a data no nosso curso sobre Black Friday.
Prepare suas soluções de pagamento para a Black Friday
Além de ter ideias de marketing para Black Friday, é preciso pensar também na experiência que você quer proporcionar para a sua clientela. Procure proporcionar um atendimento ágil e cordial, seja ao receber pessoas na loja física ou responder perguntas no e-commerce.
E ao final, é importante realizar uma cobrança eficiente, sem transtornos e abrangendo o maior número possível de formas de pagamento. Se você ainda não tem como aceitar cartão de débito, crédito e Pix por QR Code, é importante providenciar suas soluções de pagamento a tempo da Black Friday.
Para isso, você pode contar com as soluções da Cielo. Nosso checkout pode ser integrado ao seu e-commerce, e você também pode usar o link de pagamento para vender direto pelas redes sociais.
E se você faz vendas presenciais, conheça as nossas maquininhas de cartão!
Acesse também o nosso Guia Black Friday e confira mais dicas para se preparar para a data!