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Black Friday

Escolas e a Black Friday

Com alguns cuidados extras, as escolas também podem aproveitar essa data tão importante para o Varejo e faturar muito.
Publicado por Equipe Cielo

Não é segredo para ninguém que a Black Friday sempre traz a perspectiva de aumentos no faturamento. Muitos empreendedores preparam seus negócios ao longo do ano todo para garantir o sucesso dessa data.

Segmentos como o de vestuário e de eletrodomésticos já aproveitam as oportunidades da última sexta-feira de novembro há alguns anos. Por outro lado, alguns nichos ainda se fazem tímidos quanto as promoções para este dia ou sequer oferecem benefícios.

Deixar de oferecer benefícios ou pequenos descontos não significa que os negócios não tenham interesse nas oportunidades da Black Friday. Em alguns casos, existem inseguranças que impedem o empreendedor de investir nesta data.

Dessa forma é importante deixar claro que qualquer negócio pode lucrar com a Black Friday. Um planejamento adequado, combinado à estrutura e qualidade, criam as bases para o sucesso nos mais diversos segmentos.

Não é diferente no caso das escolas. Embora sua participação nas ações de Black Friday ainda não seja massiva, começam a surgir oportunidades valiosas, que merecem atenção.

Para ajudar os empreendedores deste segmento, trouxemos algumas dicas sobre como construir ações promocionais criativas e lucrativas. Que tal conferir logo a seguir?

Ensino básico x cursos

Antes de mais nada, saiba que ações em escolas de ensino básico se diferenciam das ações em cursos. Escolas de ensino básico possuem uma estrutura mais rígida, enquanto os cursos são mais flexíveis.

Normalmente, logo no início do ano, as escolas assinam contratos anuais com seus alunos, baseados em mensalidades fixas. Por outro lado, os cursos tendem a oferecer matrículas em diversas épocas do ano. Além disso, sua duração costuma ser mais curta, o que gera um maior fluxo de estudantes.

Em um curso, você pode oferecer descontos para matrículas combinadas ou pagamento antecipado, brindes, benefícios em próximas matrículas. Nas escolas, as possibilidades são mais restritas, mas com criatividade é possível estruturar ações muito atrativas. Não se esqueça: pensar fora da caixa é primordial!

A base é a honestidade

Como temos falado com frequência, independentemente do segmento ou da época do ano, oferecer promoções verdadeiras é básico. Sobretudo no caso das escolas e cursos, a expectativa em relação a princípios e valores consistentes é alta.

Oferecer promoções que estejam fora do seu alcance faz com que o público passe a ter uma visão negativa do seu negócio. As expectativas criadas devem ser atendidas e, sempre que possível, superadas.

Mais do que isso, os órgãos especializados na defesa do consumidor são uma constante na Black Friday. Uma promoção enganosa pode ocasionar graves problemas jurídicos para o seu negócio.

Que fique nítido: o que for prometido ao cliente deve ser cumprido, ok? Mas não para por aí!

Saiba se planejar

Tenha uma coisa em mente: as promoções da Black Friday precisam ser vantajosas para o seu negócio. Quando você oferece vantagens para o seu cliente, deve considerar quais benefícios terá em troca.

Numa loja de roupas, por exemplo, um desconto deve trazer um aumento no número de vendas. Para escolas e cursos, vale considerar um contingente maior de matrículas.

Além disso, é necessário ter estrutura para comportar os novos alunos de forma confortável. Avalie a instituição e entenda qual a sua capacidade máxima antes de iniciar a promoção.

Por fim, entenda a capacidade de atendimento dos seus fornecedores. Por exemplo, novos alunos envolvem um maior número de materiais didáticos. Seu fornecedor está preparado para suprir essa demanda?

Venda sua qualidade

Algumas pessoas ainda associam promoções à baixa qualidade do produto ou serviço oferecido. E quando falamos em educação, a qualidade é a o elemento determinante para que uma matrícula seja feita ou não.

Sendo assim, procure demonstrar a qualidade da instituição em todas as comunicações. Trabalhe com imagens, divulgue seus diferenciais e, sempre que possível, utilize depoimentos de clientes.

Use os diversos canais de atendimento para oferecer suporte e tirar dúvidas. Divulgue os materiais utilizados, apresente os professores e seus currículos. Vale até apresentar as instalações da escola.

Tudo isso gera confiança no cliente e faz com que seu negócio seja lembrado no momento da escolha. Mas você pode utilizar muitas outras ferramentas, de acordo com a sua realidade. Basta colocar o espírito inovativo em prática!

Deu para ver que o segmento de educação pode aproveitar muitas oportunidades na Black Friday, não é mesmo? Então não espere mais: comece já a se planejar para vender muito!

E não se esqueça: conte com a Cielo para impulsionar seu negócio.

Leia também: Black Friday 2024: Guia Completo para vender mais

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