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Dicas e Histórias de Sucesso

Dia Mundial do Café: oportunidade para vender mais

Publicado por Equipe Cielo

O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril. A origem da data é desconhecida, mas nem por isso ela deixa de representar uma ótima oportunidade para vender mais.

Afinal, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Ao todo, são servidas mais de 400 bilhões de xícaras de café todos os dias, segundo dados do site Review Café.

Então, se você tem uma cafeteria, restaurante, bistrô ou qualquer outro negócio onde o cafezinho faz parte do cardápio, pode aproveitar o Dia Mundial do Café para vender mais.

Confira algumas ideias que trouxemos para você se inspirar!

4 ações para você aumentar as vendas no Dia Mundial do Café

As datas comemorativas representam uma maneira muito eficaz de ter sucesso nas vendas durante o ano todo.

Para gerar o resultado esperado, a palavra-chave é planejamento, já que você precisa:

  • Pensar as ações com antecedência;
  • Gerir o estoque para o aumento de demanda sazonal;
  • Fazer a decoração da loja (seja ela física ou virtual);
  • Preparar as peças de comunicação que vão ajudar a alavancar a promoção e por aí vai!

Ufa! É bastante coisa! Mas, com preparação prévia, você tem grande chance de garantir o aumento nas suas vendas.

Ainda mais se você tiver maquininha da Cielo que, além de aceitar todas as bandeiras de cartão de débito, crédito, vale refeição e alimentação, ainda permite pagamentos feitos via QR Code, Pix, NFC e muito mais!

Agora, vamos às ações que você pode fazer no Dia Mundial do Café:

Explore a data nas redes sociais

Não importa como é consumido, mas o fato é que o café tem muitos fãs! E eles estão nas redes sociais….

Então, destaque essa data comemorativa nas postagens do seu estabelecimento. Explore fotos da bebida, associando-a com o consumo de outros produtos da sua loja como bolos ou biscoitos.

Faça também vídeos mostrando a preparação do café no seu estabelecimento ou enquetes divertidas, perguntando aos seus clientes como eles preferem seu café.

Além de engajar os consumidores, você divulga seus produtos e promoções e realiza vendas também!

Para isso, basta gerar links de pagamento que podem ser compartilhados por e-mail, WhatsApp ou pela própria rede social, sem precisar de um site para fazer vendas online.

Organize um evento temático

Organizar um evento temático é sempre uma boa pedida para aumentar as vendas.

Quer um exemplo? Que tal contratar um barista para preparar aquele cafezinho especial e oferecer como brinde para quem consumir determinados pratos do seu menu?

Ou, então, promover uma “tarde do café”, oferecendo degustação da bebida de diversas formas: quente, gelada, com chocolate, canela, moído na hora, expresso e por aí vai…

No digital, explore o universo das lives. Você pode falar sobre assuntos relacionados à bebida, sempre associando o café ao segmento em que você atua e aos produtos que vende.

Explore a venda cruzada

Também conhecida como upsell, a venda cruzada consiste em oferecer a compra de produtos adicionais para um cliente, visando gerar mais receita.

Mais do que fazer a oferta de produtos mais lucrativos, essa estratégia também pode ser usada para convidar seus clientes a conhecerem novas opções do seu mix de produtos, como um café com um novo sabor ou uma torta especial feita para acompanhar a bebida em comemoração ao Dia Mundial do Café.

Para ajudar a vender mais ainda, ofereça a seus clientes diversas  opções de pagamento como Pix, QR Code e por aproximação (NFC).

Ofereça degustação e aulas sobre café

Gerar interesse para o seu produto é o primeiro passo para vender mais. Para isso, é vantajoso investir “na educação” do seu público oferecendo degustação e aulas sobre café.

Avalie a possibilidade de oferecer a seus clientes a experimentação semanal de novos sabores ou receitas com a bebida gratuitamente. O retorno pode valer muito esse investimento.

Sobre as aulas, elas podem até ser cobradas ou não terem custo para clientes que tenham consumido um determinado número de vezes no seu estabelecimento.

Quanto mais conhecerem o produto, mais eles terão interesse em comprá-lo!

Explorando o Dia Mundial do Café em outros segmentos

O café é um produto tão consumido que tem o poder de movimentar não só o setor de bebidas e alimentos, mas também outros segmentos.

Então, use a criatividade para explorar o potencial que o Dia Mundial do Café tem para incrementar suas vendas, mesmo que seu empreendimento seja de outro segmento.

As livrarias, por exemplo, podem destacar na vitrine e no site as publicações relacionadas à bebida. Há dezenas de livros sobre o assunto!

Já as lojas de eletrodomésticos e de departamentos podem oferecer descontos especiais em cafeteiras, máquinas e cápsulas de café expresso, moedores, jogos de xícara etc.

Mercados e mercearias podem alinhar promoções conjuntas com fornecedores para estimular a venda do produto em volumes maiores ou, quem sabe, convidar os clientes que estiverem nas lojas para tomar um café bem gostoso!

Até salões de beleza podem atrair mais clientes com a data! Além de oferecer o tradicional cafezinho, é possível realizar promoções para quem pintar o cabelo ou a unha na cor de café, por exemplo.

Outras datas comemorativas sobre o café para movimentar o seu negócio

Por ser tão valorizado e consumido mundialmente, o café é celebrado em mais de uma data do calendário promocional.

Então, vale você saber que, além do Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril há pelo menos outras duas datas que representam ótimas oportunidades para aumentar as vendas.

Anote aí:

  • Dia Nacional do Café (24 de maio): comemorado aqui no nosso país desde 2005, o Dia Nacional do Café foi criado por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC);
  • Dia Internacional do Café (1º de outubro): essa data foi criada pela Organização Internacional do Café (OIC), considerada a principal organização intergovernamental a serviço do café. A data foi criada com objetivo de pensar os desafios do setor e também as pessoas que atuam em toda a cadeia de produção do café.

Você também por se interessar por: “O charme das cafeterias”.

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