Empreender em alimentação é sempre uma boa ideia! E ter um negócio com a opção de entregar algo diretamente na porta do consumidor pode ser um grande diferencial.
Mas, para se destacar no ramo, é necessário trabalhar bem o marketing digital para pizzaria delivery ou mesmo aquele estabelecimento que só atende presencialmente.
E não tem como discordar: depois dos gatinhos mais fofos, o que mais chama atenção nas redes sociais, são as imagens de comidas. Então, para fazer sucesso em sua divulgação, você já tem a faca e o queijo na mão, literalmente!
Por isso, preparamos cinco formas de divulgar sua pizzaria com sucesso. Continue a leitura e se prepare para aquecer bastante o forno – e as vendas também!
Desenvolva um site
Ter um site próprio é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso no marketing digital para pizzaria delivery ou outros tipos de negócio. Afinal, mais do que um canal de divulgação, ele pode ser também um canal de vendas e ajudar você a conquistar mais clientes.
Mas nada de deixar a criação do seu site na mão daquele conhecido que “sabe tudo de tecnologia”. Busque profissionais especializados para digitalizar seu negócio e escolher o sistema mais adequado para que seus clientes possam fazer seus pedidos online.
Outro ponto importante: contrate também um bom fotógrafo para tirar aquelas fotos tentadoras das pizzas para você colocar no seu cardápio digital.
E não deixe de orientar seus clientes com informações sobre como eles podem fazer os pedidos!
Use as redes sociais
“Comer com os olhos”. Essa expressão descreve bem como uma boa fotografia pode ajudar no marketing para pizzaria delivery.
E não há lugar melhor para exibir as fotos das delícias que seu negócio oferece do que as redes sociais. É lá que você pode engajar seus clientes e também converter parte deles na hora da fome.
Além de mostrar imagens das pizzas e do seu cardápio, use as redes sociais como canais de contato e divulgação de promoções para aumentar suas vendas.
Crie cupons de desconto específicos para cada mídia social e avalie como está o seu alcance em cada uma delas. E você ainda pode realizar vendas pelas redes sociais, gerando links para seus clientes.
Presenteie seus clientes que, ao receberem seus pedidos em casa, publicarem fotos e vídeos em suas redes sociais saboreando suas pizzas. Esse tipo de divulgação é a mais eficiente nos tempos atuais, onde as pessoas confiam em pessoas como elas dando testemunhos na web sobre a qualidade dos produtos e serviços adquiridos.
Não se esqueça de também disponibilizar um Whatsapp Business para seu negócio. Essa versão do aplicativo oferece várias ferramentas que você poderá utilizar para o seu marketing digital para pizzaria delivery.
A mais eficiente delas é o catálogo digital que permite que seus clientes façam seus pedidos dentro da conversa. Mas você também poderá usar outros recursos a favor da sua divulgação, como as mensagens automáticas e as etiquetas, onde você pode categorizar seus clientes de acordo com os critérios que desejar.
Dessa forma, você poderá favorecer os seus clientes que compram com recorrência oferecendo descontos progressivos ou mesmo provocar a recompra de consumidores novos com recompensas de encher os olhos (e a barriga também!)
Assista aqui vídeos sobre essas estratégias em nosso canal do Youtube
Faça divulgação local
Quem tem um negócio nesta área precisa explorar estas dicas de marketing digital para pizzaria delivery para fortalecer a divulgação local na região onde o estabelecimento está.
A principal razão para isso é que os pedidos feitos na localidade da pizzaria poderão ser atendidos com mais rapidez – e você aumenta as chances de agradar seus clientes com um produto mais quentinho. Afinal, comer pizza fria é uma boa opção só para o dia seguinte!
Então, invista na produção de folhetos, imãs de geladeira e outras peças gráficas que você pode deixar em centros comerciais locais ou estabelecimentos parceiros (já vamos falar disso na próxima dica).
Nessas peças gráficas, lembre-se de colocar suas redes sociais e canais de atendimento pelo Whatsapp, além de um QR Code para seu cardápio digital. Dessa forma, você estará ampliando o alcance das estratégias de seu marketing digital para pizzaria também no mundo offline.
Você também pode – e deve – investir em marketing digital e anúncios online, onde é possível fazer segmentação pela localização dos seus consumidores.
Promova parcerias
Desenvolver parcerias com outros estabelecimentos comerciais também é uma boa maneira de divulgar sua pizzaria delivery com sucesso.
Com custo relativamente baixo, essa estratégia pode incluir diversas ações simples como, por exemplo, a disponibilização de suas peças gráficas que citamos acima no espaço no balcão onde fica a maquininha de pagamentos ou em mural para divulgar negócios parceiros (e pedir o mesmo em troca).
Você também pode criar ações especiais, como oferecer degustação de suas pizzas em algum evento próximo ou destinar parte da renda de um dia de vendas para uma associação local engajada com causas sociais. Use a criatividade!
Crie um perfil no Google Meu Negócio
Uma das ferramentas básicas para quem deseja implementar o marketing digital para pizzaria é fazer um perfil do Google Meu Negócio.
Você com certeza já procurou algum estabelecimento na internet e viu um resultado aparecendo em destaque à direita da página de resultados do Google, né?
Isso é “obra” do Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que permite a criação de perfis de empresas, ajudando que elas apareçam em buscas feitas no próprio buscador e pelo Google Maps.
Ao criar seu perfil, você pode disponibilizar aos seus clientes informações básicas sobre sua pizzaria, tais como: horário de funcionamento, endereço e fotos dos seus produtos.
Com o Google Meu Negócio, você também interage com seus consumidores e aumenta a visibilidade do seu site nas buscas, podendo até adicionar um link para ele ao seu Perfil de Negócio. Nada mal, hein?
Estas são as nossas dicas de marketing digital para pizzaria delivery. Experimente todas e veja quais funcionam melhor em seu negócio!