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Com o Google Meu Negócio, insira sua empresa no mundo digital

Publicado por Equipe Cielo

Hoje, ter um ponto de venda bem localizado, que seja de fácil acesso para o seu público-alvo não é o bastante para garantir bons resultados ao seu negócio. Considerando esse cenário, você deve conhecer o Google Meu Negócio, ferramenta que pode dar mais visibilidade ao seu empreendimento no mundo digital.
Não importa: pequenos, médios ou grandes negócios podem se beneficiar dessa possibilidade que o Google oferece para todos. Por isso, neste post vamos mostrar como é fácil incluir sua empresa no Google Meu Negócio e por que isso é extremamente necessário atualmente.
Vamos lá?
 

Por que sua empresa deve estar no Google?

Ficar atento aos hábitos de consumo dos potenciais clientes é uma dica muito recorrente no blog da Cielo. Afinal, se você não se adaptar às exigências do mercado, o risco de ficar para trás é enorme.
E quais são essas adaptações?
Por exemplo, você precisa comprar um chuveiro ou qualquer outro item para sua casa. A quem irá recorrer? O Google, certamente, será sua primeira fonte de pesquisa para definir qual produto é o ideal para a sua necessidade.
Depois da pesquisa, você saberá o preço que pretende pagar, o modelo que deseja ou até mesmo o local que vai comprar. Trata-se da primeira fase da jornada de compra dos consumidores. 
Se os seus clientes procurarem por produtos na web e não encontrarem sua empresa nos resultados do Google, afirmar que para ele seu negócio não existe não é nenhum tipo de absurdo. Hoje, ter um produto ou serviço de qualidade não é o bastante para se destacar.
Leia mais: Como alavancar as vendas em datas comemorativas
 

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio é uma ferramenta que simplifica a vida de empresas que desejam ser encontradas na Rede de Pesquisa do Google ou até mesmo no Google Maps. Isso, como falamos, pode ser feito sem ter um site ativo.
Sabe quando você quer ir a um restaurante, mas não sabe o horário de funcionamento e pesquisa no Google para se programar? O resultado que aparece é trabalho do Google Meu Negócio ou, se preferir, Google My Business. Veja como a Cielo aparece nesse resultado de pesquisa.
 

 
Essa ferramenta é disponibilizada gratuitamente pelo Google. É uma maneira de mostrar aos seus clientes informações básicas do seu negócio, como horário de funcionamento, localização, fotos ou até mesmo produtos e serviços que você trabalha.
Além disso, trata-se de um importante canal de interação com os usuários. Afinal, eles podem fazer comentários e avaliações da sua empresa em poucos minutos. É muito importante que todos os comentários sejam respondidos, principalmente quando se tratar de reclamações. Lembre-se: todos que pesquisarem por seu negócio no Google terão acesso às avaliações e aos comentários.
Leia mais: Os melhores produtos para vender na internet
 

Faça o cadastro no Google Meu Negócio

Para inserir seu empreendimento no Google Meu Negócio não tem muito segredo. Pelo contrário, é uma tarefa bem simples de ser feita e vamos destacar todos os passos que devem ser dados para realizá-la.
1 – Acesse a conta Google que deseja vincular ao seu negócio. Se preferir, crie uma especialmente para isso.
2 – Entre no Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”.
3 – Insira o nome do seu negócio.
4 – Informe o endereço, país, telefone, horário de funcionamento. Vale destacar se o atendimento é feito apenas no local físico.
5 – Entre as categorias disponíveis, selecione a que melhor se enquadra ao seu negócio.
6 – Insira o número do seu celular para o Google enviar um SMS e confirmar a criação da conta. Informe o código recebido para validar o processo.
Leia mais: Como montar um brechó: tenha seu negócio com pouco dinheiro
 

Mantenha o Google Meu Negócio atualizado

Embora cadastrar sua empresa nessa ferramenta seja algo simples, o trabalho não para por aí. Chegou a hora de manter todas as informações atualizadas para que seus clientes não caiam em situações desagradáveis.
Imagina que sua loja seja encontrada por determinada pessoa, que gosta dos seus produtos e decide ir até o local. Chegando ao endereço indicado pelo Google, esse potencial cliente fica sabendo que o estabelecimento mudou de endereço.
Situação extremamente desagradável, não acha? É bem provável que esse consumidor nunca mais volte a procurar seus serviços/produtos.
Portanto, manter endereço, telefone, fotos e todas informações atualizadas é crucial para que os usuários tenham uma experiência agradável com seu negócio na web.
Leia mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro
 

Quem aparece primeiro nos resultados?

O Google Meu Negócio é uma alternativa adotada por muitas empresas. Ou seja, nem todas conseguirão se destacar no momento em que o usuário realizar uma pesquisa.
O que fazer para que a sua empresa realmente seja a sugestão do Google para o usuário?
Três aspectos são considerados pelo Google para definir qual empresa será a indicada: proeminência, relevância e distância.
A proeminência tem a ver com a popularidade do negócio na web. Para chegar a essa conclusão, o Google avalia dados sobre a empresa como links que apontam para o seu site, fotos, artigos que mencionam o empreendimento, etc.
A relevância tem relação direta com as informações disponíveis para os usuários sobre a empresa. Estão detalhadas e completas? Se sim, o Google vai entender que sua relevância é maior e posicioná-la de acordo.
Já a distância, como você deve imaginar, é a alternativa mais próxima do consumidor que fez a busca. É importante ressaltar que esse critério não garante que o negócio será o melhor posicionado na busca, pois a relevância sempre terá um peso maior na indicação do Google. Afinal, o que ele deseja é satisfazer seus clientes que, neste caso, são os usuários.
 

Informações valiosas

O Google Meu Negócio pode ajudar muito a vida dos usuários e também dos empreendedores. Porém os benefícios vão um pouquinho além dos que já citamos aqui.
O engajamento com seus clientes por meio das avaliações e/ou comentários é uma arma valiosa que pode ser usada para aperfeiçoar as estratégias do seu negócio.
Se muitos clientes visualizam, mas poucos realmente interagem, por exemplo, alterar as fotos pode ser uma opção para realizar um teste A/B e avaliar a mudança de comportamento do público.
Não se esqueça de responder todos os comentários. Sejam eles positivos ou negativos. Isso vai mostrar que você se preocupa com a satisfação dos consumidores e está pronto para solucionar os problemas.
 
E aí, pronto para ser visto por seus clientes no Google?
 
 

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