Como vender por catálogo? Veja dicas de como conquistar e fidelizar clientes
Esse tipo de negócio é mais conhecido, principalmente, no ramo de cosméticos, mas ganhou muitas variações ao longo do tempo. Logo, aprender como vender por catálogo tornou-se uma ótima opção para ganhar uma renda extra de forma autônoma ou mesmo para iniciar um empreendimento.
Entre as principais vantagens de ser um revendedor estão cuidar da própria agenda, aumentar o rendimento e criar vínculos com os clientes.
Estima-se que no Brasil existam ao menos 12 milhões de vendedores porta a porta – a chamada venda direta – e, apesar de antiga, essa atividade continua em plena expansão. Além da área de cosméticos, é possível oferecer roupas, bijuterias (já falamos aqui sobre como revender semijoias) e utensílios domésticos, dentre outros.
As empresas que possuem produtos para revenda por catálogo trabalham com comissões. Se você tem perfil, não perca tempo e fique atento às informações que daremos nesse texto!
Aprenda como vender por catálogo
Foi-se o tempo em que era possível oferecer apenas cosméticos. Atualmente, há muitas áreas que adotaram esse modelo de negócio. Assim, você pode revender realmente o que gosta e ser bem remunerado com isso.
Siga as dicas abaixo e conquiste sua independência financeira como revendedora de catálogos.
Estude sobre os produtos
A primeira atitude para saber como vender por catálogo é escolher um produto que você conheça e tenha mais potencial. Analise-o bem: as qualidades e os diferenciais farão toda a diferença nessa decisão!
Segundo analistas do Sebrae, é importante que o vendedor identifique quais são as principais dúvidas dos clientes sobre o item e saiba respondê-las.
Defina uma área e direcione os esforços
Após escolher uma das ideias para revenda (cosméticos, bijuterias, roupas, utensílios), direcione seus esforços para ela. Um dos erros mais comuns de quem quer saber como vender por catálogo é tentar oferecer de tudo um pouco. O melhor caminho é dedicar-se a apenas a um segmento.
Procure as pessoas próximas e conte que você trabalha com venda por catálogo
Quem começa um negócio na área normalmente aciona amigos, parentes e colegas de trabalho. Todos são potenciais compradores.
Portanto, vale a pena deixar com eles as revistas com produtos ou links para versões digitais delas. E, claro, não se esqueça de deixar seus dados de contato: seu nome e telefone.
Se deseja saber como vender por catálogo não pode ter medo de falar sobre o seu trabalho porque é justamente isso que vai te ajudar a lucrar cada vez mais.
Entre as opções de ideias para revenda, você também pode oferecer o seu produto para empresas ou lojas que trabalham com setores parecidos e realizar parcerias. Use a criatividade para que o seu item seja cada vez mais solicitado.
Não chegue de surpresa
Quem trabalha com venda por catálogo não pode chegar de surpresa. Isso pode prejudicar a sua marca pessoal, algo tão importante quando se é um profissional autônomo.
Sempre agende suas visitas. Ninguém gosta de receber um vendedor em casa sem ter destinado um tempo a isso.
Além disso, entre as dicas de como vender por catálogo, procure conhecer pessoas, ampliar a sua rede de contatos e fazer novos amigos diariamente. A propaganda boca a boca costuma ser eficiente e permite criar “pontes”.
Tenha produtos em primeira mão
O bom vendedor sempre apresenta as novidades e as promoções para os seus clientes, pois isso estimula a intenção de compra. Então, fique de olho no lançamento das novas coleções.
Outra dica é ter um mostruário com alguns artigos para que o cliente possa testar, principalmente se você trabalha com roupas, acessórios ou revenda de cosméticos por catálogo.
Ofereça comodidade
Quem opta pelo catálogo, em geral, está buscando conforto e comodidade – não tem tempo de ir comprar.
A dica de como vender por catálogo dos consultores do Sebrae é manter um pós-venda eficiente, acompanhando a avaliação do cliente sobre o item e oferecer comodidades.
Bons exemplos que você pode colocar em prática são: disponibilizar formas diferentes de pagamento (aceitar cartões e parcelar as vendas, por exemplo) e realizar a entrega na data combinada.
Ganha pontos também quem não impõe muitas restrições para fazer trocas.
Mantenha seu financeiro em dia
Todo profissional autônomo sabe o quão importante é manter o seu financeiro em dia, pois sua renda é incerta, os ganhos podem ser muito elevados em um mês e pouco em outro. Portanto, se você decidiu se tornar uma revendedora de catálogos, uma organização pode facilitar a rotina do seu negócio.
Se você chegou até aqui, já deve ter notado que organizar a revenda por catálogo nem sempre é algo tão simples, mas pode valer a pena. O financeiro é um dos pontos essenciais. Se não mantê-lo organizado, não saberá o quanto o seu negócio está lucrando de verdade.
Sendo assim, ao planejar suas vendas ou seu estoque, sempre analise o valor dos produtos e, principalmente, as promoções.
Em alguns casos, quando o cliente compra mais de um produto da mesma marca ou linha, sai mais barato, e essas pequenas promoções podem favorecer o seu negócio, fazendo com que ele funcione e flua mais facilmente.
Tenha aplicativos sempre à mão para ajudar!
Quem trabalha com produtos para revenda por catálogo pode contar com aplicativos completos que possuem funções como estoque, financeiro e até divulgações dos itens.
Em outras situações, você precisa separar um tempo da sua rotina para organizar todos os setores que fazem parte do seu trabalho, principalmente com as atividades que fazem parte da gestão do seu negócio.
Além disso, caso você esteja precisando de uma ajudinha na parte administrativa do seu financeiro, pode contar com uma máquina de cartão que oferece diversas facilidades. É importante que o equipamento seja compacto para facilitar na hora de visitar os seus clientes, como a Cielo Zip.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como vender por catálogo, continue acompanhando a Cielo nas redes sociais para extrair várias ideias de negócio.