Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Venda por catálogo: dicas para ser um revendedor de sucesso

Publicado por Equipe Cielo

A venda por catálogo, principalmente de cosméticos, é uma ótima opção para ganhar uma renda extra de forma autônoma. Entre as principais vantagens de ser um revendedor de cosméticos autônomo estão cuidar da própria agenda, aumentar o rendimento e criar vínculos com os clientes.

Estima-se que no Brasil existam ao menos 12 milhões de vendedores porta a porta –a chamada venda direta –e, apesar de antigo, essa atividade continua em plena expansão, incluindo a área de cosméticos, roupas, bijuterias (já falamos aqui sobre como revender semijoias) e utensílios domésticos.

As empresas que possuem revenda de cosméticos por catálogo trabalham com comissões das vendas. Se você tem o perfil de vendedor, não perca tempo. Siga as dicas abaixo e conquiste sua independência financeira.

Estude a variedade de cosméticos

A primeira atitude a tomar para revender cosméticos por catálogo é escolher um produto que você tenha mais conhecimento e que possua bom potencial de vendas. Estude-o bem, suas qualidades e seus diferenciais. Segundo analistas do Sebrae, é importante que o vendedor identifique quais são as principais dúvidas dos clientes sobre o item e saiba respondê-las.

Defina uma área e direcione os esforços

Após escolher o artigo que deseja revender (cosméticos, bijuterias, roupas, utensílios), direcione seus esforços para ele. Um dos erros mais comuns do vendedor iniciante é tentar oferecer de tudo um pouco. O melhor caminho é dedicar-se a apenas a um segmento.

Procure as pessoas próximas e conte que você trabalha com venda por catálogo

Quem começa um negócio de revenda de cosméticos por catálogos normalmente aciona amigos, parentes e colegas de trabalho. Todos são potenciais compradores. Portanto, vale a pena deixar com eles as revistas com produtos ou links para versões digitais delas. E, claro, não se esqueça de deixar seus dados de contato: seu nome e telefone.
Se você deseja trabalhar com venda por catálogo não pode ter medo de falar sobre o seu trabalho, porque é justamente isso que vai te ajudar a vender cada vez mais.
Entre as opções de venda direta, você também pode oferecer o seu produto para empresas ou lojas que trabalham com setores parecidos, realizar parcerias e usar a criatividade para que o seu produto seja cada vez mais solicitado.

Não chegue de surpresa

Quem trabalha com venda por catálogo não pode chegar de surpresa. Isso pode prejudicar a sua marca pessoal, algo tão importante quando se é um profissional autônomo.

Sempre agende suas visitas. Ninguém gosta de receber um vendedor em casa sem ter destinado um tempo a isso. Além disso, determine-se a conhecer pessoas, ampliar a sua rede de contatos e fazer novos amigos diariamente. A propaganda boca a boca costuma ser eficiente e permite criar “pontes”.

Tenha produtos em primeira mão

O bom vendedor sempre apresenta as novidades e as promoções para os seus clientes, pois isso estimula a intenção de compra. Então, esteja sempre de olho no lançamento das novas coleções. Outra dica é ter sempre um mostruário com alguns artigos para que o cliente possa testar, principalmente se você trabalha com roupas, acessórios ou revenda de cosméticos por catálogo.

Ofereça comodidade

Quem compra cosméticos por catálogo, em geral, está buscando conforto e comodidade –ele não tem tempo de ir comprar. A dica dos consultores do Sebrae é manter um pós-venda eficiente, acompanhando a avaliação do cliente sobre o item e oferecer comodidades, como disponibilizar formas diferentes de pagamento (aceitar cartões e parcelar as vendas, por exemplo) e realizar a entrega na data combinada. Ganha pontos também quem não impõe muitas restrições para fazer trocas.

Mantenha seu financeiro em dia

Todo profissional autônomo sabe o quão importante é manter o seu financeiro em dia, pois sua renda é incerta, os ganhos podem ser muito elevados em um mês e pouco em outro.

Portanto, se você decidiu que irá trabalhar com venda por catálogo, uma organização financeira pode facilitar a rotina do seu negócio. Por esses e outros motivos, não se esqueça de manter o seu financeiro em dia.

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que organizar a revenda por catálogo nem sempre é algo tão simples, mas pode valer a pena. O financeiro é um dos pontos essenciais. Se você não mantê-lo organizado, não saberá o quanto o seu negócio está lucrando de verdade.

Sendo assim, ao organizar suas vendas ou seu estoque, sempre analise o valor dos produtos e principalmente as promoções.

Em alguns casos, quando o cliente compra mais de um produto da mesma marca ou linha, sai mais barato, e essas pequenas promoções podem favorecer o seu negócio, fazendo com que ele funcione e flua mais facilmente.

Para quem trabalha com catálogos para revender, existem aplicativos completos com funções como estoque, financeiro e até divulgações de produtos. Em outras situações, você precisa separar um tempo da sua rotina para organizar todos os setores que fazem parte do seu trabalho, principalmente com as atividades que fazem parte da gestão do seu negócio.

Além disso, caso você esteja precisando de uma ajudinha na parte administrativa do seu financeiro, pode contar com uma máquina de cartão que te ajuda a vender até mesmo pela internet. É importante que ela seja compacta para facilitar na hora de visitar os seus clientes e potenciais clientes para venda por catálogo, como a Cielo Zip.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como trabalhar com venda por catálogo, continue acompanhando a Cielo nas redes sociais para extrair várias dicas para o seu novo negócio.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288