O que é Google Tag Manager (GTM), quais são os benefícios e como usar? Descubra!
Entender o que é Google Tag Manager (GTM) é essencial para quem empreende oferecendo produtos ou serviços pela internet.
Afinal, tag managers (gerenciadores de tags) são ferramentas que permitem gerenciar e implementar tags (etiqueta/marcadores) de rastreamento em um site sem a necessidade de editar diretamente o código do seu site ou aplicativo.
O acompanhamento do comportamento da audiência tem se tornado cada vez mais decisivo para as estratégias de crescimento em negócios de todos os tamanhos.
O uso de tag managers agiliza e ajuda a simplificar significativamente esse processo de coleta e análise de dados dos usuários.
Quer saber mais? Neste conteúdo, vamos explicar o que é Google Tag Manager, como funciona e por que pode ser tão importante para a sua empresa.
O que é Google Tag Manager (GTM)?
Google Tag Manager é uma ferramenta usada para gerenciar as tags – ou seja, códigos usados para monitorar as ações dos usuários que visita uma página.
Essas ações ajudam a identificar o comportamento dos usuários dentro do seu site, além de mostrar de onde eles vêm. Com isso, é possível obter insights valiosos para otimizar suas estratégias de marketing e experiência do usuário (UX) em ferramentas como Google Analytics, Facebook e Google Ads.
Através do GTM, você pode configurar a inclusão e a remoção de tags, sem precisar de conhecimento em desenvolvimento, programação ou códigos.
Portanto, saber o que é Google Tag Manager e como usá-lo é essencial para o plano de marketing e o planejamento de vendas de negócios de diversos nichos e segmentos.
Como funciona o Google Tag Manager?
Existem três elementos essenciais para a compreensão sobre o que é Google Tag Manager e como esse sistema funciona.
Conheça-os a seguir.
Tags
As tags (ou etiquetas em tradução livre) funcionam como um intermediário entre o seu site e as plataformas de análise de dados (no caso do GTM, o Google Analytics), facilitando a coleta e o gerenciamento de informações.
Elas são scripts, ou seja, códigos que registram ações dos usuários no site e enviam essas informações para o Analytics. Assim, você pode usar esses dados para otimizar lances em anúncios do Google ou analisar quais produtos vendem mais, por exemplo.
No Google Analytics 4, cada ação é chamada de evento e você pode personalizá-lo de acordo com as necessidades da sua jornada.
Acionadores
Também chamadas de triggers ou acionadores, as regras servem para determinar em que momento a tag será ativada.
Algumas ações que podem ser definidas como regras são:
- Clique em algum link, que pode ser um CTA para venda
- Carregamento de uma página
- Preenchimento de um formulário
- Download de um arquivo
- Compra de um produto
Variáveis
São elementos que acrescentam outras informações às tags e acionadores.
Por exemplo, é possível incluir uma variável para armazenar em todas as tags o ID de acompanhamento do Google Analytics ou o ID de um produto que foi comprado, para ser enviado no evento.
Assim, não é preciso realizar essa ação a cada nova configuração feita, otimizando o trabalho e permitindo que as informações sejam enviadas para mais de um lugar.
Por que utilizar o GTM?
Entender o que é Google Tag Manager e conhecer as melhores formas de aplicar no seu negócio é uma necessidade cada vez maior.
O uso de dados tem sido amplamente adotado por empresas de vários tipos.
Com o avanço das ferramentas de Big Data, que permitem a análise de um grande volume de informações, obter insights a partir das visitas em seu site deixa de ser um diferencial e se torna uma tarefa básica.
O uso do Google Tag Manager pode ser usado para explorar os recursos do Google Analytics 4, uma poderosa ferramenta de análise.
Ela permite análises muito além da simples contagem de visitantes em uma página, registrando os eventos que você vai configurar via GTM, sem precisar usar códigos, como vamos mostrar ainda neste artigo.
Quais são as vantagens de trabalhar com o Google Tag Manager?
Saber o que é Google Tag Manager e como usar pode render muitos benefícios ao seu trabalho.
Confira alguns.
Aumento de produtividade
A partir do Google Tag Manager, é possível incluir scripts sem precisar editar o código-fonte da página.
Essa possibilidade se deve ao recurso do contêiner, uma peça de código que só precisa ser instalada uma vez.
Portanto, não é preciso acrescentar códigos na página no dia a dia, o que libera a equipe para outras tarefas.
Como consequência, a empresa tem uma melhora na produtividade.
Acompanhamento de métricas
Por meio do GTM, você pode configurar as tags para monitorar diversas métricas relacionadas ao seu negócio no Google Analytics 4.
Por exemplo, é possível calcular a sua taxa de conversão.
Basta usar a ferramenta para configurar uma tag de evento que aponte a proporção de pessoas que realizaram a ação necessária para confirmar a compra em relação ao total.
Implementação de tags de terceiros
Além da criação de tags, também é possível configurar e gerenciar tags de terceiros na mesma plataforma do GTM.
Esse recurso pode ser usado na integração com outras ferramentas que não tenham suporte nativo do Analytics, como um CRM ou uma plataforma de cobranças.
Melhor organização
No GTM, é possível configurar as permissões de acesso para controlar quem pode usar a ferramenta.
Assim, você pode dar a um funcionário ou funcionária a tarefa exclusiva de gerenciar a análise de dados via Analytics.
Empresas maiores podem limitar o acesso a determinada equipe.
Assim, fica mais fácil organizar as responsabilidades de cada um e evitar confusões
Redução da necessidade de equipe de desenvolvimento
O Google Tag Manager permite que profissionais de marketing e análise de dados gerenciem e implementem tags sem precisar envolver constantemente a equipe de desenvolvimento.
Isso reduz a carga de trabalho dos desenvolvedores, acelera a implementação de novas métricas e garante maior autonomia para os times de marketing.
Como criar e instalar o GTM?
Agora que mostramos o que é Google Tag Manager e quais são suas vantagens, vamos explicar o que é preciso para usar essa tecnologia no seu negócio.
- Inicialmente, faça login no GTM, ou crie uma conta comum se não tiver.
- Inclua o nome da sua empresa e siga o processo para configurar seu contêiner, como vai estar indicado na tela.
- A partir daí, você receberá um código para acrescentar no HTML do seu site.
- O próximo passo é configurar a ferramenta que vai mensurar os dados. Neste caso, usaremos o GA4.
Como instalar o GA4 no GTM?
Você pode usar o GTM para configurar e gerenciar eventos do Google Analytics 4.
- Acesse o Google Analytics e crie uma propriedade para seu site, se você ainda não tiver.
- Se for seu primeiro acesso, siga os passos indicados na tela para escolher quais dados você quer receber por e-mail e selecionar o tipo de plataforma.
- Depois, basta seguir os passos para criar um filtro de dados.
- Se você já acessou a plataforma antes, essa tela pode não aparecer automaticamente, então vá em “Criar um filtro de dados”.
- Digite o endereço do site, dê um nome e confirme a geração.
- O sistema vai informar um código ID.
Guarde essa sequência, pois você vai usar ela no próximo passo.
Como instalar tags no GTM?
Em primeiro lugar, é preciso instalar uma tag de configuração, seguindo estes passos:
- Selecione a “Nova tag”, ao lado do menu que fica à esquerda.
- Escolha as opções: “Configuração da tag” e depois, “Google Analytics: configuração do GA4”.
- Preencha o campo “ID da métrica” com o código recebido na etapa anterior.
- Marque o segundo item abaixo para ser informado sobre os acessos na página, se você desejar.
- Adicione os parâmetros de evento que você quer enviar junto, como nome da tela, tipo de usuário, entre outros.
- Escolha o acionador, que será a seção em que a tag vai atuar. Se ela for válida para todo o site, vá em “All pages”.
Depois de instalar essa primeira tag, você deve adicionar as tags de evento, uma para cada tipo de dado que você quiser contabilizar.
Os passos são semelhantes.
Mas, em vez de selecionar “Google Analytics: configuração do GA4”, escolha a opção “Evento do GA4” e insira o nome do evento que deseja rastrear. Esse nome será usado para identificar a ação no Google Analytics 4.
Repita esse processo para cada ação que você quer mensurar no seu site, e sua configuração estará concluída.
Estabeleça metas viáveis e tome decisões a partir dos dados coletados
Neste artigo, mostramos o que é Google Tag Manager e como configurá-lo para usar as vantagens dessa poderosa ferramenta no seu negócio.
Aproveite este conhecimento para definir suas metas de vendas pelo método OKR (Objetivos e Resultados-Chave).
Assim, para cada meta elaborada, você pode criar um evento para mensurar os resultados chave.
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