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Veja como as estratégias omnichannel impactam a jornada dos clientes

Entenda o que é estratégia omnichannel, como implementar e veja exemplos de como a integração de canais é importante para aumentar a fidelização.
Publicado por Equipe Cielo

Cubos interligados simbolizando a experiência do cliente em uma abordagem de estratégia omnichannel.

A estratégia omnichannel (ou multicanal, em português), trata-se da concentração de todos os canais de venda e comunicação de uma empresa em um só ecossistema integrado.

E ela está mudando a forma como o varejo opera, e, consequentemente, seus resultados. Afinal, essa integração tem o potencial de transformar a relação com o consumidor

Além de aumentar a satisfação, a abordagem fortalece a fidelidade, pois garante que os clientes encontrem o que precisam, onde e quando quiserem.

Neste artigo, você vai entender como unir diferentes canais para criar uma jornada mais eficiente e alinhada às expectativas do mercado.

E mais: vamos apresentar exemplos de estratégias multicanal que deram certo para você se inspirar!

Boa leitura!

O que é estratégia omnichannel? Como ela funciona?

Estratégia omnichannel é a integração de todos os canais de venda e comunicação de uma empresa para criar uma experiência unificada aos clientes. 

Isso significa que o consumidor pode interagir com a marca de forma contínua, seja em lojas físicas, e-commerce, redes sociais, aplicativos ou outros pontos de contato. 

O objetivo é garantir que, independentemente do canal escolhido, a experiência seja fluida e consistente.

Para tanto, a integração dos canais deve ser bem planejada. Assim os clientes podem sentir familiaridade e confiança ao interagir com a marca.

Vamos imaginar, por exemplo, uma loja de roupas que integra sua loja física, e-commerce e redes sociais. 

Nesse caso, se o cliente quiser, pode ver um produto no Instagram, comprar online e escolher retirar na loja física

E, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com o atendimento via chat no site ou por telefone. 

Além disso, o histórico de compras online é acessível para os vendedores na loja, que podem oferecer recomendações personalizadas.

Esse nível de integração oferece uma experiência consistente e contínua, independentemente do canal que o cliente escolher.

Confira também: 

Por que implementar uma estratégia omnichannel na sua empresa?

Mãos segurando um smartphone com ícones de diversos canais, representando uma estratégia omnichannel.

A implementação de uma estratégia omnicanal é essencial para acompanhar as mudanças no comportamento de compra dos consumidores. 

É uma forma de não só facilitar a jornada de compra, mas criar uma experiência mais próxima e personalizada.

Até porque os consumidores de hoje (e os de amanhã) não se limitam a um único canal

De acordo com uma pesquisa da Kantar, 42% dos consumidores pesquisam em seus smartphones enquanto estão dentro de uma loja física, e 45% compram em loja física após pesquisar online. 

Então, digamos que um cliente em potencial esteja na sua loja física, mas encontre o mesmo produto de interesse online em um site concorrente. 

O problema é que o site em questão tem opções de pagamento variadas e um checkout otimizado. Nesse caso, sua loja corre o risco de perder a venda.

Agora, se sua empresa for omnicanal, esse consumidor poderá encontrar o mesmo produto online, com as mesmas facilidades de compra, e poderá até solicitar a retirada na loja.

Percebe a diferença? O omnichannel adapta a experiência de compra aos hábitos do consumidor.

Não à toa, empresas que adotam essa estratégia retém em média 89% de seus clientes, em comparação com 33% das empresas com estratégias fracas, segundo dados reunidos pela V12 Data

Além disso, consumidores omnichannel compram com 70% mais frequência e gastam 34% a mais. 

Leia também: 

Exemplos de estratégias omnichannel que deram certo

Um bom exemplo de estratégia multicanal que deu certo é o Burger King. A rede de fast food apostou no aplicativo para facilitar a experiência do cliente

Através da ferramenta, é possível pedir e pagar pelo celular, retirando o pedido diretamente no balcão. Essa facilidade torna a compra mais prática e rápida.

O Magazine Luiza é outro grande exemplo. Desde 2015, a empresa tem investido na integração entre o online e o físico. 

Além disso, a estratégia Click and Collect (Clique e Retire) ajudou a elevar as vendas no digital em 241% e nas lojas físicas em 51%

E por falar no Magazine Luiza, outro exemplo é a parceria entre a varejista e a Cielo, que oferece aos lojistas a possibilidade de vender produtos do Magalu em suas lojas físicas. 

Isso é possível com uma plataforma integrada ao sistema Cielo LIO On, que facilita a digitalização do varejo – uma das principais bandeiras defendidas pela Cielo. 

E você, já conhece a LIO On? Veja no vídeo abaixo como fazer vendas na maquininha inteligente da Cielo!

Saiba tudo sobre a Cielo LIO On, a maquininha inteligente que integra seu negócio de ponta a ponta!

Como implementar a estratégia omnichannel no seu negócio?

Para implementar uma estratégia omnichannel, é importante integrar todos os canais de venda e comunicação utilizados pela sua empresa. 

Ou seja: loja física, e-commerce, redes sociais, aplicativos, chats de atendimento, entre outros. 

Ao conectar esses pontos de contato de forma fluida, é possível garantir uma experiência consistente para os clientes, além de aumentar a fidelização e melhorar o atendimento em cada interação.

Veja agora algumas dicas de como colocar isso em prática!

Analise o público-alvo e selecione os canais

Compreender os hábitos e comportamentos do seu público é um passo de extrema importância para definir sua estratégia multicanal. 

Se seus clientes usam frequentemente WhatsApp, redes sociais e fazem compras online, é preciso integrar todos esses canais. 

Integre os canais e mantenha a comunicação alinhada

Como já vimos, combinar diferentes canais de comunicação, como loja física, redes sociais e e-commerce, permite ao cliente transitar de um a outro sem perder a continuidade na experiência

Isso facilita a jornada de compra e aumenta a fidelização, já que o consumidor encontra a marca sempre à sua disposição.

Centralize os dados e monitore os canais

Ter todos os dados centralizados facilita a análise do comportamento do consumidor. Para isso, use ferramentas de monitoramento para rastrear interações em todos os canais. 

Assim, você garante uma visão completa da jornada do cliente e consegue fazer ajustes rápidos para melhorar a experiência.

Saiba mais: Entenda a importância da análise de dados e como ela pode impactar as suas vendas

Mulher sorridente, de cabelos cacheados e curtos, usando um smartphone em um ambiente de trabalho moderno fazendo estratégias omnichannel, com plantas e prateleiras ao fundo.

Precisa implementar uma estratégia omnichannel? Conte com as soluções da Cielo!

A Cielo apoia a digitalização do varejo brasileiro e oferece soluções que facilitam a implementação da estratégia omnichannel, independentemente do porte ou segmento do seu negócio.

Por isso, em cada uma das etapas da digitalização, temos uma solução para colocar seu negócio em movimento!

Para começar, você pode contar com as nossas ferramentas de inteligência de mercado para criar estratégias personalizadas! 

O ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) te dá acesso a dados completos e atualizados do varejo! Já o Cielo Farol proporciona uma visão completa do seu negócio e dos seus clientes. 

Na hora da venda, a Cielo LIO On é a nossa maquininha inteligente, com mais de 50 apps para a gestão do seu negócio. Ah, e ela já vem pronta para integração com o seu sistema de automação, viu?

Isso tudo, é claro, aceitando todas as formas de pagamento físicas e digitais!

E, pra fechar, com o App Cielo Gestão você monitora suas vendas em tempo real e tem acesso a mais de 25 autosserviços para gerenciar seu negócio de maneira fácil e segura.

Conheça todas as soluções Cielo e digitalize seu negócio agora!

Conclusão

As estratégias omnichannel são fundamentais para tornar a jornada de compra mais simples e personalizada, conectando o cliente nos mais diversos canais, conforme suas preferências. 

Essa integração melhora a experiência e traz bons resultados para o seu negócio, uma vez que pode ajudar a aumentar a fidelização e, claro, as vendas. 

Adotar o omnichannel é uma maneira de se destacar no mercado e oferecer o que o consumidor busca.

Dá uma olhada no nosso blog e confira outros artigos para conferir mais dicas de estratégias que podem ajudar o seu negócio!

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