O que é fulfillment? Saiba como funciona, qual é a importância e como aplicá-lo
Fulfillment é um termo um pouco complexo, mas que precisa estar na ponta da língua de quem trabalha com e-commerce.
Essa palavra inglesa é usada para se referir a toda uma operação logística, que começa na separação dos produtos comprados e termina na entrega dos itens na casa das pessoas.
Será que a sua empresa está investindo o suficiente nesse processo e garantindo a satisfação da clientela?
Descubra agora, lendo até o final este artigo completo sobre fulfillment.
O que é fulfillment?
Fulfillment é o termo usado para definir todo o processo logístico do e-commerce, desde a separação dos produtos no estoque até a entrega final às pessoas que compram.
A palavra inglesa pode ser traduzida como “cumprimento”, em referência à necessidade de cumprir com as condições de envio de um item em sua totalidade.
Fazem parte do fulfillment diversas etapas logísticas, como o armazenamento, separação de pedidos, embalagem de produtos, faturamento e expedição.
Dessa forma, as empresas precisam ter atenção a esse processo para garantir que os consumidores recebam seus pedidos no menor tempo possível e com a qualidade esperada.
Por isso, o fulfillment se tornou um dos pontos-chave do sucesso empresarial na era digital, exigindo padrões de excelência durante toda a movimentação dos produtos na cadeia de suprimentos (do inglês, supply chain).
Como funciona o fulfillment?
O fullfilment funciona em várias etapas, desde o recebimento e armazenamento dos produtos em estoque até a entrega para quem os comprou.
Esse processo pode ser realizado por meio de diversos modelos diferentes.
Os grandes e-commerces, por exemplo, costumam utilizar um fulfillment center, um tipo de centro de distribuição que cuida de toda a parte logística da loja virtual com estoques de curto prazo.
É importante ressaltar que esse formato moderno é totalmente focado na eficiência das entregas, de modo que os consumidores digitais possam ser atendidos com mais conveniência e qualidade.
Por isso, os fulfillment centers reduzem seu nível de estoque e se especializam na entrega direta aos consumidores finais, priorizando fretes rápidos e um armazenamento otimizado.
No caso, as lojas virtuais enviam seus produtos para esses centros de distribuição, deixando que o armazém se encarregue do recebimento, armazenagem, separação, embalagem, expedição e entrega.
Muitas vezes, o serviço de fulfillment também inclui a logística reversa, ou seja, o serviço de troca e devolução de produtos.
Vantagens do fulfillment para o e-commerce
O modelo de fullfilment traz inúmeros benefícios para o e-commerce que quer otimizar sua logística. Confira os principais:
Redução de custos
Com a terceirização da logística para operadores especializados, as lojas virtuais conseguem reduzir consideravelmente seus custos nessa área.
Todo o processo é otimizado para que os fretes custem menos e sejam mais rápidos.
Um exemplo de técnica que reduz custos de envio é a carga fracionada, que reúne diversas pequenas entregas de empresas diferentes em um mesmo veículo.
Dessa forma, é possível baratear o transporte e otimizar as rotas.
Redução dos prazos de entrega
Uma das grandes vantagens do fullfilment é a redução dos prazos de entrega, que é sinônimo de aumento da satisfação e fidelização de clientes no e-commerce.
Afinal, as pessoas querem serviços de frete cada vez mais rápidos e eficientes – e estão dispostas, inclusive, a pagar mais por isso.
Com um fulfillment profissional, você pode até mesmo adotar o same-day delivery (entregas no mesmo dia).
Descentralização do estoque
Ter todo o estoque centralizado em um único armazém não é muito eficiente.
O melhor é distribuir os produtos por múltiplos centros de distribuição para ter rotas mais rápidas partindo de vários pontos do território em que sua empresa atua.
Como grande parte das lojas virtuais entrega em todo o Brasil, é fundamental descentralizar o estoque para otimizar o fulfillment.
Escalabilidade do negócio
Um negócio digital que investe em fullfilment tem grande possibilidade de escalar suas operações.
Isso porque os custos se mantêm equilibrados e o e-commerce pode crescer sem se preocupar com a capacidade logística.
Com os operadores profissionais, o número de pedidos pode crescer exponencialmente, que sempre será possível atender a todos com qualidade.
Satisfação de clientes
Por fim, um bom fulfillment é garantia de satisfação das pessoas com as entregas realizadas pela loja virtual.
Quem compra fica surpreso e volta a comprar com mais frequência quando recebe seus pedidos rapidamente e sabe que pode confiar na empresa.
O resultado é uma base de clientes altamente fiel com excelentes índices de recompra.
Quais são as etapas do fulfillment?
São cinco as principais etapas do fulfillment: estoque, separação, embalagem, transporte e pós-entrega.
Entenda melhor cada uma delas.
1. Estoque
A primeira etapa do fulfillment é o armazenamento dos produtos vendidos no estoque da empresa.
Algumas lojas virtuais têm seu próprio espaço para isso, enquanto outras preferem alugar galpões e armazéns especializados.
O importante é ter uma gestão de estoque eficiente para garantir a disponibilidade dos produtos, um inventário sempre atualizado e técnicas corretas de armazenagem.
2. Separação
Também chamada de picking, consiste na organização dos produtos conforme variáveis como modelos, cores, tamanhos etc. após a compra.
É uma etapa fundamental para garantir que a pessoa receba exatamente aquilo que comprou.
3. Embalagem
Embalar os produtos também é um estágio essencial do fullfilment.
Aqui, o importante é escolher os materiais corretos para garantir a integridade da mercadoria e respeitar as regras das transportadoras.
4. Transporte
Com os produtos separados e embalados, chega o momento de carregar os veículos e enviar os pacotes por meio de uma transportadora.
Algumas lojas virtuais optam pela coleta programada para facilitar essa etapa.
Além disso, também faz parte do transporte o envio do código de rastreamento do produto para quem comprou.
5. Pós-entrega
Depois que a entrega é efetuada com sucesso, ainda existe uma etapa de pós-entrega.
Nesse estágio, a empresa deve se certificar de que a pessoa recebeu o pedido corretamente e oferecer as opções de devolução e troca, caso seja necessário.
Além disso, é um momento crucial para oferecer suporte à clientela e pedir um feedback sobre a entrega, com o intuito de melhorar continuamente os serviços prestados.
Por que melhorar a experiência de compra?
Melhorar a experiência de compra deve estar no topo das prioridades de todas as empresas, especialmente das lojas virtuais.
Quando uma pessoa tem uma vivência positiva comprando na sua loja, ela fica satisfeita, tem grandes chances de voltar a comprar e ainda pode fazer uma boa avaliação e recomendar sua marca para outras pessoas.
É dessa forma que você garante a retenção e a fidelização de clientes, além de construir uma marca com boa reputação no mercado.
Importância das formas de pagamento para o fulfillment
Antes de iniciar o processo de fulfillment, sua empresa precisa garantir formas de pagamento seguras e convenientes para seus clientes.
Dessa maneira, os consumidores terão mais segurança para fazer o checkout e terão meios de pagamento variados como cartão de crédito, boleto bancário e Pix.
E acredite: isso faz muita diferença para as suas vendas, uma vez que momentos e perfis financeiros diversos pedem vários métodos para pagar pelas compras.
Ainda bem que a Cielo oferece diversas soluções de pagamento práticas e seguras para o seu e-commerce.
Você pode vender utilizando um link de pagamento enviado pelo WhatsApp, adotar um checkout intuitivo ou ainda criar uma solução personalizada de pagamentos com a nossa API para e-commerce.
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