Dia dos Pais 2023: ICVA aponta crescimento de 6,3% das vendas no e-commerce para a data
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas para o Dia dos Pais 2023, apuradas entre os dias 7 e 13 de agosto, tiveram alta de 2,3% no Varejo geral em comparação com o período referente a esta mesma data em 2022.
Já no e-commerce, o ICVA apontou crescimento de 6,3%, enquanto as vendas nas lojas físicas subiram 2%.
O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 1,8% nas vendas.
Entre eles, destaque para o segmento de Cosméticos & Higiene Pessoal, que teve alta de 11,3%.
Na sequência, aparecem:
- Livrarias, Papelarias & Afins, com 3,3%;
- Móveis, Eletro & Depto, com 2,6%;
- Óticas & Joalherias, com 1,6%.
Nos demais setores, as vendas do Varejo subiram 2,4%.
Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas que podem ser impulsionados por esta data comemorativa — como, por exemplo, Bares & Restaurantes e Turismo & Transporte.
Entre as regiões, apenas o Nordeste não apresentou crescimento
Se consideramos apenas o Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas, com exceção do Nordeste.
Veja como foi o desempenho do período do Dia dos Pais 2023 em relação ao ano anterior:
- Sudeste: alta de 2,7%;
- Norte: alta de 2,3%;
- Sul: alta de 1,9%;
- Centro-Oeste: alta de 1,5%;
- Nordeste: queda de 0,4%.
Entre os estados, os maiores aumentos nas vendas aconteceram em:
- Minas Gerais: alta de 4,9%;
- Rio Grande do Sul: alta de 4,6%;
- Distrito Federal: alta de 4,1%;
- Rio de Janeiro: alta de 3,4%.
O que é o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o que é o ICVA
ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
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