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Índice ICVA

ICVA de julho: vendas no Varejo têm queda de 0,7%

Efeitos de calendário e desempenho dos macrossetores de Serviços e Bens Duráveis impactam negativamente o resultado do mês.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor sorri ao olhar para tablet enquanto analisa os dados de vendas no varejo trazidos pelo ICVA.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em julho de 2023 caíram 0,7% em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado já considera desconto da inflação.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelos varejistas, houve um crescimento de 1,5%.

De forma geral, o resultado foi prejudicado por efeitos de calendário. Ao comparar com o mesmo mês do ano passado, em 2023 tivemos uma sexta-feira a menos e uma segunda-feira a mais em 2023. Tradicionalmente, a sexta-feira é um dia mais forte para o Varejo.

Outro fator que contribuiu para puxar o resultado do Varejo para baixo foi o desempenho do macrossetor de Serviços, que teve queda de 5,2%. Os segmentos com os desempenhos mais negativos foram Bares & Restaurantes, Veterinárias & Pet Shops e Estética & Cabeleireiros.

Além disso, as vendas do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis também caíram: -2,3%. Neste caso, o segmento de Materiais para Construção foi o que apresentou a maior queda do macrossetor.

Já o macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único que cresceu no mês, com alta de 2%. Postos de Combustíveis e Supermercados & Hipermercados estão entre os segmentos que mais colaboraram para o resultado.

“O macrossetor de Serviços foi o principal responsável pela queda, e, na região Sul, apresentou sua performance mais negativa. Os ciclones que atingiram a região durante o período provavelmente atrapalharam o comércio,” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Gráfico com dados do ICVA de julho de 2022 a julho de 2023.

IBGE aponta queda da inflação no mês

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou queda de 0,07% em julho.

Segundo o IBGE, a queda teve influência dos grupos de Alimentação & Bebidas e Habitação. A expectativa é que o indicador siga uma trajetória de queda.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em julho foi de 2,2%.

Sudeste, Sul e Nordeste têm alta de vendas

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a julho de 2022 foram:

  • Sudeste: alta de 0,7%;
  • Sul: alta de 0,4%;
  • Nordeste: alta de 0,3%;
  • Centro-Oeste: queda de 0,6%;
  • Norte: queda de 0,7 %.

Já pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, todas as regiões tiveram alta.

Confira os resultados de cada uma delas:

  • Sudeste: alta de 3,1%;
  • Sul: alta de 2,4%;
  • Nordeste: alta de 1,4%;
  • Norte: alta de 1,3%;
  • Centro Oeste: alta de 1%.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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