Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Ideias de comidas caseiras para vender e ganhar dinheiro

Para os amantes de cozinha, empreender no mercado de refeições caseiras pode ser uma boa oportunidade, com baixo investimento.
Publicado por Equipe Cielo

Com o tempo cada vez mais escasso diante da rotina de cada um (com muitos afazeres), temos acompanhado uma busca crescente por comidas caseiras para vender. Afinal, quem não gosta de uma refeição bem feita, não é mesmo? Então, se não há tempo de fazer a sua, certamente você quer manter a qualidade quando vai se alimentar.

Essa tendência de consumo ocasionou um aumento no nicho de alimentos e despertou o interesse de muitos empreendedores em investir nesse segmento, que oferece um atrativo a mais: a possibilidade de rentabilizar com dicas sobre como montar um negócio com comida.

Mas você pode estar se perguntando o que tem despertado o interesse do público para esse tipo de refeição e a resposta é simples: a busca por uma alimentação mais saudável combinada com a necessidade de economizar.

Cada vez mais, a população tem se conscientizado sobre a importância de uma alimentação rica em nutrientes. Por outro lado, comidas calóricas, muitas vezes manuseadas de forma inadequada nos famosos fast foods, vêm perdendo espaço no mercado.

Essa mudança de perspectiva gerou uma demanda que oferece oportunidade para muitos empreendedores. Mas as vantagens não param por aí: o investimento é baixo, além de não exigir um ponto comercial.

E para você que pensa em entrar nesse mercado, trouxemos algumas ideias de comidas caseiras (e de como aproveitar a chance de ter seu negócio) que podem ajudar. Confira abaixo!

Como montar um negócio com comidas caseiras para vender?

Diante de tantas oportunidades no ramo de alimentação, conforme já mencionamos, se você gosta de cozinhar e quer ter seu próprio negócio (ou até mesmo complementar uma renda), siga algumas dicas importantes que separamos abaixo.

Estude o seu público

O público interessado em refeições caseiras é bastante diversificado, gerando uma demanda variada e consumidores bastante exigentes. Nesse contexto, é necessário conhecer o mercado de alimentos e definir o seu foco considerando tanto custos, quanto características dos clientes.

Avalie a região em que você vai atuar, o comportamento da população e potenciais clientes. Busque insumos para definir produtos interessantes de se trabalhar e que possam despertar o interesse do público.

Dado esse primeiro passo, é hora de definir seu modelo de negócio de comidas caseiras para vender e em qual produto investir. Vamos conhecer algumas possibilidades para aumentar seu faturamento?

Tenha um modelo de negócio

Definir um modelo de negócio é importante para adequar sua oferta ao público que você pretende alcançar. É bom lembrar que algumas opções são mais caras do que outras. Por isso, é sempre importante avaliar os custos.

Uma vantagem desse mercado de comidas caseiras para vender é a possibilidade de atender desde um público clássico, até uma clientela mais personalizada. Por isso, a seguir trazemos algumas opções para ajudá-lo na definição do seu negócio.

Invista em um cardápio personalizado

O nicho de mercado de alimentos ainda é pouco explorado e oferece boas oportunidades. Como os custos desse modelo podem ser altos, é necessário ser assertivo quanto ao interesse do público.

Em geral, quando você oferece comidas caseiras para vender como um produto personalizado, seu cliente está disposto a pagar mais por tal comodidade. Afinal, seu negócio estará oferecendo diferenciais que não são encontrados em qualquer lugar, não é mesmo?

Não abra mão do cardápio clássico

O surgimento de novos hábitos de consumo não substitui o bom e velho arroz com feijão. Dessa forma, você pode optar por trabalhar com pratos tradicionais, em um cardápio padronizado.

É possível, por exemplo, disponibilizar um cardápio semanal por meio dos seus canais de atendimento. Esse modelo de negócio gera custos mais baixos e atende aqueles que querem comer bem sem gastar muito.

Então quando for buscar ideias de comidas caseiras para vender, leve sempre em consideração que o tradicional também deve fazer parte do seu portfólio.

Vale a pena incluir algumas refeições saudáveis

A busca por uma alimentação saudável está em alta e cria uma demanda por marmitas que se adequem a ela. Pratos balanceados, contendo diversos nutrientes e com baixo teor de gordura são a base para atender esse público.

O foco dos clientes é manter uma alimentação prática e balanceada, com alimentos de qualidade e preparados de forma criteriosa.

Avalie opções de refeições gourmet

Algumas pessoas fazem questão de combinar uma alimentação saudável com a sofisticação dos restaurantes e você deve pensar nisso quando for fazer comidas caseiras para vender.

Para esse público, vale oferecer um cardápio diversificado, com pratos diferenciados que agregam valor ao seu negócio.

Os clientes desse nicho, assim como os que buscam por refeições personalizadas, tendem a pagar mais pelos produtos oferecidos. Vale pesquisar seu mercado e avaliar a possibilidade de investir nesse tipo de prato.

Refeições veganas também são uma opção

Há alguns anos, falar em veganismo era algo distante da realidade de muitas pessoas. Mas isso mudou e a alimentação vegana ganha cada vez mais espaço. Você deve avaliar essa opção ao pensar em como montar um negócio com comida.

Nesse contexto, você pode atuar com pratos voltados apenas para esse público ou com variações do seu cardápio básico. Se optar pela primeira alternativa, lembre-se de que seus clientes serão mais restritos e pode ser mais difícil encontrá-los.

Mas não para por aí…

Além de todas as possibilidades que já falamos, você pode optar por trabalhar com outros produtos quando for fazer comidas caseiras para vender.

Que tal oferecer pratos da culinária de outros países como a japonesa, a árabe ou a italiana? Lembre-se que vivemos em um país que recebe imigrantes todos os dias e é influenciado por esse compartilhamento de culturas.

Mas você também pode ter opções focadas naqueles que convivem com restrições alimentares. Esse público é pouquíssimo explorado e, normalmente, tem dificuldades para encontrar alimentos que atendam às suas necessidades. Pesquise algumas ideias de comidas caseiras nesse sentido para avaliar essa opção.

Atente-se às formas de pagamento

Depois de falarmos sobre as ideias de comidas caseiras, como aproveitar o mercado e inovar no cardápio, não tem como deixar de lado essa parte tão importante: como você vai receber pelas comidas?

As pessoas nem sempre terão ‘dinheiro na hora’ e o cartão de crédito será uma opção para que possam comer fora de casa. É por isso que você deve contar com as maquininhas de cartão de crédito da Cielo e ainda disponibilizar a opção de links de pagamento online, caso os clientes não possam ir pessoalmente e seja uma entrega delivery.

Isso fará toda a diferença em seu negócio!

Deu para perceber que existe um horizonte de possibilidades de comidas caseiras para vender, não é mesmo? E para você, que se interessa pela gastronomia e tem espírito empreendedor, vale conhecer um pouco mais desse mercado:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288