Entenda as melhores formas de segmentar publicações na sua página e aprenda como vender pelo Facebook!
A primeira pergunta que deve ser feita antes de pensar em anúncios é: quem você quer atingir com o conteúdo? A seguir, você entenderá como encontrar as pessoas certas na hora de entregar informações personalizadas.
Gerente de empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz ensina as principais diferenças entre impulsionamentos e anúncios na plataforma do Facebook, e como segmentar melhor as suas campanhas. Confira a seguir como vender pelo Facebook e o que você precisa saber para arrasar nas vendas pela plataforma!
Direcionamento por segmentação nativa
Com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, você pode optar por guiar seu anúncio com base em dados demográficos, faixa etária, geolocalização, gênero, idiomas, interesses e comportamento. Esses dois últimos são os mais importantes, justamente por direcionar melhor o que e como seu cliente gosta de consumir o seu conteúdo.
Interesse e comportamento
Entenda a diferença entre os dois: “Eu gosto de café. E quando estou no Facebook, demonstro esse interesse por café. Isso faz com que eu tenha uma probabilidade maior de ver conteúdos patrocinados sobre café (cafeteiras, produtos)”, sugere.
Comportamento, por sua vez, é um status, uma definição pessoal, como estar casado. Como isso pode ajudar? Nos formatos de distribuição. “No Facebook, eu, Daniel, gosto de ler textos e ver imagens. Já no Instagram, costumo consumir mais vídeos. Com isso, o algoritmo mescla os interesses e comportamentos dos usuários para otimizar seu anúncio”, completa o especialista.
Crie um planejamento estratégico para anúncios
Um erro muito comum é que os empreendedores iniciantes entrem na plataforma de anúncios no Facebook, apertem qualquer botão e não façam bom uso da segmentação na hora de criar campanhas.
“Para evitar isso, pegue papel e caneta e escreva qual é o seu público, quais os interesses, o comportamento, localização, faixa etária e todas as informações de segmentação. Tendo isso claro, você vai conseguir alimentar a plataforma com informações valiosas sobre o seu público”, ressalta.
Diferença entre anúncio x impulsionamento no Facebook
Quando você faz uma publicação na sua página, ela vai para a sua linha do tempo. No entanto, é possível aumentar seu alcance, impulsionando essa postagem, fazendo com que mais pessoas visualizem sua notícia ou promoção.
Anunciar, por sua vez, é focar em um objetivo de marketing por vez, seja ele vender mais ou indicar uma promoção. O anúncio não fica visível na sua linha do tempo, pode ser visto apenas pelo público segmentado.
Para quem é indicado impulsionar e anunciar?
Empresas que acabaram de abrir e precisam de mais pessoas conhecendo a marca, sabendo quem são e o que fazem. Também funciona com marcas já consolidadas no mercado, que querem ampliar seu público.
Mas costuma ser mais indicado para páginas iniciantes. Se você busca falar sobre uma ação específica e a curto prazo, o mais indicado é o anúncio.
Como fazer anúncio no Facebook?
A plataforma de anúncios possui três colunas, respectivas ao funil de marketing: reconhecimento, consideração e conversão. Esses são os estágios que a sua empresa passa até chegar nos clientes. Se você acabou de criar a sua empresa e precisa que as pessoas saibam que você existe, vale criar um anúncio de reconhecimento de marca.
Agora, pense que você tem uma empresa há três anos e precisa de mais vendas. Vá com um anúncio de consideração – assim, mais pessoas vão conhecer a sua marca através de um site, por exemplo, e considerar a compra. Mas se você quer que o público cadastre um e-mail para receber suas ofertas, escolha a opção de anúncios de conversão. Basta focar em um objetivo para esse anúncio.
Utilize o Pixel do Facebook
Esta ferramenta gratuita permite que você rastreie o comportamento de seus seguidores e utilize essas informações para otimizar os anúncios. Você, com certeza, já foi impactado por um anúncio que rastreou o seu comportamento para indicar uma passagem aérea, um sapato ou uma bebida que você procurou na internet. Como empreendedor, é possível usar essas ferramentas para vender mais.
Escolha onde e como circular seu anúncio no Facebook
Ao preencher as lacunas do anúncio, você será direcionado para uma tela de alcance. Se ele estiver muito grande ou muito pequeno, será preciso readequar. Caso seja indicado como “bom” ou “ótimo”, siga para a próxima etapa.
Em “Posicionamento”, você escolhe onde quer que o anúncio apareça, posicionando-o por plataforma: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network – rede de parceiros do Facebook que mostra anúncios da rede social fora da plataforma.
Como pagar pelos anúncios
Existem duas formas de ser cobrado pelos anúncios: por dia ou vitalício. Vitalício é quando você escolhe um período e um valor para gastar dentro dele. No modo diário, selecione o valor que quer investir por dia neste anúncio e o período de início e finalização do anúncio.
Gerencie a campanha do Facebook
No Gerenciador de Anúncios, acompanhe se você está tendo bons resultados com a sua publicação, compare o desempenho entre as plataformas e já pode editar as configurações para otimizar suas promoções.
Baixe o app Gerenciador de Anúncios no celular
Com o Gerenciador de Anúncios instalado no seu smartphone, fica mais fácil acompanhar a efetividade das campanhas ativas e pausá-las quando preciso (nos casos em que o produto anunciado acabar, por exemplo).
Agora que você já sabe como vender pelo Facebook, entenda também como vender produtos do seu e-commerce diretamente no Instagram com as dicas do especialista em empreendedorismo do Facebook.
Confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.