Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

O que é empreendedorismo e como ser um empreendedor? Descubra agora!

Publicado por Equipe Cielo

O Brasil é uma nação de empreendedores. Muita gente quer ter seu próprio negócio, mas não sabe como. Contudo, é importante explicar o que é empreendedorismo. Vamos lá?

Podemos destacar que trata-se da disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços ou negócios. A concepção do seu negócio depende muito do que você gosta e/ou busca.

Para ajudar quem está neste desafio, rodamos o país para descobrir novas dicas de negócios. O projeto Cielo na Estrada percorreu mais de 12 mil quilômetros, passando por 24 cidades. Em Recife (PE), o especialista em marketing digital Bruno Ávila realizou oficinas para quem visitou o HFN (Hotel & Food Nordeste).

Veja também: Como montar um negócio com 5 mil reais?

Entre os três temas abordados, Bruno falou sobre “Como e por que empreender?”. Confira abaixo algumas dicas do especialista para entender melhor o que é empreendedorismo e como alavancar seu negócio.

Todo mundo nasce com essa habilidade

“Temos que desmistificar uma coisa: empreender não é a mesma coisa que ser dono de um negócio. Mesmo sendo funcionário de uma empresa, você tem essa habilidade porque faz isso desde criança quando transformava uma massinha branca em um boneco de neve.

Empreender nada mais é que ter uma ideia e, com sua ação, transformar aquilo em algo melhor. Essa é a graça do empreendedorismo: ter alguma coisa tangível”, explica Bruno Ávila.

A era digital é o melhor momento para empreender

Ainda falando sobre o que é empreendedorismo e como ter sucesso, a outra dica é bem importante. Nunca na história da humanidade foi tão fácil e tão barato ser dono do seu próprio empreendimento.

“Antigamente, todo mundo precisava colocar muito dinheiro na frente, não tinha como testar o seu negócio, antes de abri-lo. Ou você mergulhava de cabeça em algo ou não empreendia”, aponta Bruno.

Como destaca o especialista, era preciso alugar um lugar, imprimir panfletos, publicar anúncio em jornal, contratar funcionário. Com a chegada da era digital, saber como ser empreendedor é mais fácil porque você tem acesso a um leque de informações, pesquisas e estudos de mercado para entender o cenário que deseja investir.

Computador + mesa = Empresa

Entre as dicas de empreendedorismo, vale atentar-se ao local de trabalho.

“Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple) começaram seus negócios com zero investimento, em um computador na garagem da minha residência. Hoje, as empresas que eles criaram são as maiores do mundo.

Comecei em 1997 com uma agência de criação de sites. E, desde então, empreendo. Iniciei no meu quarto, na casa dos meus pais. Tinha só uma mesa e um computador. Atualmente, tenho uma escola online e fui um dos pioneiros em cursos digitais do Brasil”, indica o especialista.

Não largue seu emprego para empreender

Se você entender o que é empreendedorismo, saberá que não precisa radicalizar para colocá-lo em prática.

O palestrante declara: “muita gente pensa dessa forma: eu não vou empreender porque preciso largar o meu emprego. Antigamente era assim. Só que hoje não, pois consegue gerenciar sua empresa pelo celular e pelo computador enquanto continua trabalhando”.

“Há a opção de apertar o botão de envio e se conectar com os Correios para que eles peguem e mandem a mercadoria para você. Não tem problema de logística e ainda tem o suporte do seu salário para dar segurança”, destaca.

Invista em e-commerce e controle a empresa do celular

Ao pesquisar o que é empreendedorismo, entenda que é possível colocá-lo em prática de muitas formas. Para ajudá-lo, Bruno reforça alguns detalhes:

Hoje é muito mais barato ter uma estrutura, um comércio eletrônico, por exemplo. A Cielo tem serviços digitais que vão além da maquininha. Você consegue colocar o seu produto no ar pagando bem menos que o aluguel de uma loja.

Outra forma super fácil de vender e testar seu produto é pelo WhatsApp. Lá, é possível criar grupos ou lista de transmissão. E quando você faz uma venda por meio deste App, está fazendo comércio eletrônico, não tem diferença nenhuma.

Se quer saber como ser um empreendedor, aqui vai uma dica dele: “quando comecei com meu negócio, vendia cursos online numa época em que só existiam opções em DVD. Não havia nenhum serviço de pagamento como hoje, era tudo feito à mão, com boleto.

Hoje, não. Você já consegue usar um Cielo Link de Pagamento, por exemplo. Se vender uma bolsa pelo WhatsApp, vai no sistema de pagamento, e pronto, gera um link, copia e envia para o grupo, manda para a lista de transmissão e vende”, completa.

Aproveite a crise e faça seu negócio decolar

Ao ler o que é empreendedorismo, é importante saber quando colocá-lo em prática.

“A gente está passando por uma crise econômica. A melhor hora de empreender é nessa situação. A pessoa surge com uma ideia diferente e faz muito mais sucesso que as dentro da caixa.

Um exemplo para quem gosta de cozinhar, mas não quer abrir um restaurante é montar um food truck. Um trailer custa em torno de R$ 15 mil e ali você monta seu esquema com poucos funcionários, posta nas redes sociais onde parou e atinge muito mais gente indo em vários lugares”, pontua.

Dicas de empreendedorismo: como ir além começando com pouco

Se ainda é um microempreendedor, a Cielo pode te ajudar a alavancar o seu negócio. Um exemplo disso é o caso de Douglas Vendramini, de 27 anos, um feirante do interior de São Paulo que inventou a Feira 2.0. Sua antiga barraca deu lugar a um trailer descolado, cheio de tecnologia.

Há dez anos, ele assumiu a gestão da empresa, que começou com seu avô na década de 1980. Pensando em formas de ganhar dinheiro e não perder nenhuma venda, decidiu trabalhar com a maquininha de cartão da Cielo.

“As máquinas de cartão facilitam a vida do cliente e a nossa. Quase não precisamos mais mexer com dinheiro”, afirma Douglas. “Muitos colegas pedem a maquininha emprestada”.

O feirante dá cinco ideias para que o microempreendedor incremente seu negócio.

1. Use a tecnologia a seu favor

Para explicar o que é empreendedorismo, é válido apresentar algumas dicas para que você tenha sucesso em sua iniciativa, não é mesmo?

Para um microempreendedor, um dos principais dramas é administrar o fluxo de caixa enquanto cuida de outras áreas do estabelecimento. Para isso, o feirante conta com o auxílio do App Cielo.

“O site da Cielo é bem melhor que o das outras. Posso ver tudo pelo celular, com o aplicativo, ou em casa, na internet”, diz Douglas.

2. Tenha dinheiro sempre à mão

Ver uma ideia avançar é uma das maiores conquistas dos empreendedores. Na maioria das vezes, porém, isso só acontece depois de receber algum investimento.

Para quem já possui um negócio em funcionamento e agora já sabe o que é o empreendedorismo, o ideal é ter sempre um dinheiro reservado para aprimorá-lo.

“Nosso fluxo intenso é no fim de semana. Com a Cielo, troquei a barraca por um trailer. Conversei com meu pai, que tocava a barraca antes, e contei sobre minha ideia de projetar um trailer. Desenhei tudo e deu certo. A freguesia gosta bastante. É mais confortável e mais higiênico”, detalha o feirante.

4. Mantenha o foco na experiência do cliente

Ninguém fica na fila do peixe na Pantanal Pescados. Douglas adotou um sistema de senhas para facilitar a vida da freguesia.

“Eles pegam a senha, escolhem o peixe e podem continuar as compras na feira enquanto limpamos. Depois, é só vir retirar o produto”, assinala ele.

No momento de pagar, ninguém mais precisa contar trocados. “A máquina sem fio da Cielo facilitou muito. A bateria é boa, posso carregar a máquina para vários lugares e ajuda o consumidor na hora de fazer o pagamento”.

Esse é um bom exemplo que mostra que não basta saber o que é empreendedorismo se não souber inovar.

5 – Pense a longo prazo

Com as vendas em alta e dinheiro na mão, empresas como a Pantanal Pescados já pensam em como devem se programar para um futuro próximo. “Estou projetando um trailer maior, com oito metros de comprimento. Minha barraca é a feira do futuro”, afirma Douglas.

Além das dicas de especialistas sobre o que é o empreendedorismo, montamos um quadro de perguntas a serem respondidas por quem deseja iniciar sua vida empreendedora:

Perguntas para provocar o seu perfil empreendedor

Responda essas questões e entenda melhor se está preparado para iniciar um negócio próprio.

1. O que te move?

Não há resposta certa ou errada, mas você precisa ter um propósito ao estudar o que é empreendedorismo (a fim de colocá-lo em prática). Pode ser o desejo de inovar, de não ter chefes ou de apostar em uma causa.

Não importa. O propósito dá fôlego ao seu negócio, é o valor que chega para seus clientes.

2. Qual o diferencial da sua marca?

Seja um cliente ou um investidor, a regra é a mesma: eles vão apostar em você se conseguir colocar valor no que oferece.

Por isso, seu produto ou serviço precisa ter um diferencial e ser uma oportunidade de negócios.

3. Quais são suas metas?

Empreendedores precisam definir objetivos possíveis para, então, responder como os alcançarão. Onde você quer estar daqui a cinco, dez anos? Tão importante quanto entender o que é empreendedorismo é ter essa resposta.

Para o seu negócio chegar lá, é necessário fazer um plano de negócios detalhado e o planejamento financeiro da empresa.

4. Quanto terá que investir?

Enumere todos os custos que você terá: locação de estabelecimento, equipe, contas fixas (como água e luz), capital de giro, taxa de franquia (se for o caso).

5. Como vai se manter até ter lucro?

Essa é uma das dificuldades que precisam ser mapeadas. Em geral, os negócios começam a dar lucro em três anos. Como você vai se manter durante esse tempo?

Se tem um emprego, entre as dicas de empreendedorismo, os especialistas afirmam que a melhor saída é manter os dois trabalhos paralelamente até o seu negócio decolar, uma vez que, para crescer, precisa reinvestir o que ganhou.

6. Como lida com riscos?

Não se engane, empreender é viver com incertezas. Você precisa se sentir confortável em situações assim porque elas vão se repetir muitas vezes na sua trajetória.

7. É disciplinado?

Aquela ideia que empreender é ter autonomia sobre sua agenda é verdade – em parte. De fato, você vai conseguir gerir seu tempo. Mas precisará trabalhar muito para o negócio dar certo e ter disciplina é essencial.

Atrasos, faltas e ruídos na comunicação espantam clientes.

8. Você é bom em tomar decisões?

Empreender significa fazer escolhas, sempre. Elas mudam ao longo da jornada – e naturalmente tornam-se mais complexas. Se a pessoa não se sentir confortável nesta posição, provavelmente terá problemas nos negócios.

9. Que tipo de líder quer ser?

Ser líder não significa ser chefe, mas sim inspirar. E não existe um só modelo. Há líderes que são mão na massa, enquanto outros são mais questionadores.

Para saber como ser um empreendedor, o importante é mapear seus pontos fortes e trabalhar os fracos. Afinal, seus colaboradores e sua empresa são o seu reflexo.

10. O que é sucesso para você?

O conceito mudou. Se antes significava poder e dinheiro, hoje muitos empreendedores buscam, primeiro, negócios com propósito e sucesso dentro e fora do trabalho. Logo, as metas precisam ser coerentes com o que almejar.

Empreender é responder constantemente questões – de funcionários, de fornecedores – e você precisa estar atento aos mínimos detalhes na hora de desenvolver o seu plano de negócios e o de contas.

Depois de responder a essas perguntas acima, aproveite e aprenda sobre modelos de empreendimento e veja o que mais se adapta às suas necessidades.

Agora, você já sabe o que é empreendedorismo, e possui diversas dicas e histórias de casos reais de como ter sucesso. A Cielo estará ao seu lado desde o início de sua história, te ajudando a alavancar o seu sonho de negócio e aprimorar o seu perfil empreendedor.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288