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Como vender mais no Natal? 6 dicas para aumentar seu faturamento

Publicado por Equipe Cielo

Mulher observando uma loja com 50% de desconto nos produtos de Natal

As festas de fim de ano são o grande momento para o setor varejista. É nesse período que os lojistas passam por uma verdadeira prova de fogo. Neste momento, dentre as dicas de como vender mais no Natal é importante cuidar para que os estoques estejam abastecidos, a equipe treinada e que haja uma boa promoção.

Conversamos com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, e selecionamos dicas infalíveis para você aumentar as vendas no período natalino.

Confira o texto até o final e ainda veja um bônus para manter as vendas aquecidas também após o Natal. Vamos lá? Ho, ho, ho!

Veja como vender mais no Natal

Não existe receita pronta para aumentar seu faturamento, mas com certeza a atenção aos detalhes podem fazer esse período natalino ser um sucesso de vendas. Confira algumas dicas importantes dadas por Eduardo Terra, especialista da área!

1. Organize sua agenda

Quem trabalha como prestador de serviços (cabeleireiro, mecânico ou dentista, por exemplo) precisa organizar a agenda para atender a alta de movimento se quiser saber como vender mais no Natal. É importante deixar claro para os clientes até que dia você fará os atendimentos.

As redes sociais são ótimas aliadas nas vendas de Natal, mas seu cliente mais fiel provavelmente vai gostar de receber uma ligação para informar que ele tem preferência no agendamento. Uma saída para dar conta do volume desta época do ano é ampliar os horários.

2. Deixe os equipamentos em dia

Manter o bom funcionamento de seu ponto de venda é essencial em qualquer época do ano. Alguns cuidados básicos ajudam a manter as soluções da Cielo operando em 100% de sua capacidade: mantenha a bateria com mais de 30% da carga, evite o contato com os líquidos e com a chuva e não dobre os cabos.

Isso pode levar ao mau funcionamento. Mas, caso tenha algum problema, saiba que as máquinas possuem garantia permanente para te ajudarem na missão e serão peça-chave se quiser saber como vender mais no Natal.

O suporte técnico da Cielo opera durante 24 horas, sete dias por semana. Entre em contato pelos telefones: 4002-5472 (todas as localidades) e 0800 570 8472 (exceto capitais).

3. Faça um teste de estresse

Você tem uma equipe bem treinada, a decoração está um brinco, mas na hora de atender um fluxo maior de clientes no fim de semana, o sistema da loja cai. Como evitar isso?

“É importante fazer testes de estresse em toda a operação digital do seu negócio. Teste o sistema geral, de emissão de notas, máquinas de cartão e internet – da loja e a oferecida aos clientes”, destaca Eduardo Terra.

4. Peça reforço

Se você planeja vendas de Natal muito acima do que está acostumado, é bom estar preparado para isso. Fique atento ao seu estoque. De nada adianta criar promoções, atingir o público nas redes sociais e lotar a loja se você não consegue atender a alta demanda que criou.

Por isso, uma das formas de saber como vender mais no Natal, segundo Eduardo, está em se programar. Ele diz que “é preciso organizar e planejar muito bem junto aos seus fornecedores o estoque do seu negócio”.

Também é importante investir em funcionários temporários: “Ninguém quer esperar o vendedor concluir uma compra para depois ser atendido. Se ele tiver que esperar, certamente sairá da loja”, ressalta Eduardo.

Ter mais equipe também demanda mais agilidade na hora de pagar. Com a Cielo, por exemplo, você pode pedir uma máquina de cartão extra para o seu negócio no período que antecede as festas.

5. Trabalhe a relação vendedor-consumidor

Um item muito importante que deve ser levado em conta se está pesquisando o que fazer para vender no Natal é esse. A relação mais próxima é o que vai garantir sucesso nas operações.

“As lojas precisam contar com vendedores que entendam muito bem sobre o produto que estão negociando”, aponta Eduardo. De acordo com ele, a forma como você interage com o consumidor tem sido muito mais próxima e deve-se levar isso em conta se deseja saber como vender mais no Natal.

“Invista nas notificações de promoções e novidades por meio de SMS com um texto de Natal para atrair clientes, e-mail marketing e nas redes sociais. Toda a forma que alcance o seu público-alvo”, sugere. Trate-o sempre com cordialidade.

6. Cuide da ambientação

Decoração nesta época do ano é algo essencial para as lojas, principalmente os pontos físicos do varejo. É ela que atrai os olhos do consumidor. “Mas ainda deve prevalecer o bom espaço para circulação das pessoas dentro do comércio”, indica o especialista.

Se um Papai Noel gigante dificulta a entrada de clientes na loja, repense os aparatos decorativos.

Seguindo essas dicas você já saberá como vender mais no Natal, mas é comum que depois das datas comemorativas a queda no faturamento, não é? Por isso, preparamos um conteúdo ‘bônus’ que vai te ajudar a ter muito sucesso. Continue lendo!

Bônus: e depois, como continuar vendendo muito após o Natal?

Seja para quem não conseguiu vender tudo no Natal ou para quem quer preparar as prateleiras com novos produtos, o saldão é essencial para os lojistas que pretendem garantir um balanço positivo e atrair clientes para o seu ponto comercial.

O economista Emílio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo, dá dicas infalíveis para fazer a liquidação perfeita. Confira!

1. Chame a atenção dos clientes investindo em saldões de fim de ano

Tão importante quanto saber como vender mais no Natal é estar preparado para depois.

“Muita gente espera o Natal passar para correr atrás das melhores ofertas. Por isso, os saldões da virada do ano podem ser vantajosos tanto para o lojista quanto para o consumidor”, afirma Emílio.

“Ver um cartaz de liquidação na vitrine vai fazer o consumidor parar e se interessar pela loja”, explica.

Há algumas maneiras de potencializar essas ações seguindo as demais dicas que separamos.

2. Tenha uma estratégia no mundo digital

Se quiser conquistar clientes pela internet, saiba que fazer promoções atrativas também é possível, mesmo sem ter um site de e-commerce.

O pagamento por link da Cielo, por exemplo, possibilita fazer isso em passos simples: o vendedor cadastra seu produto ou serviço em uma página de pagamento da Cielo, que pode ser personalizada com o logo da loja ou marca. Link gerado! Basta enviá-lo aos seus clientes por e-mail marketing, SMS ou qualquer rede social.

“Oferecer esse tipo de vantagem pode fazer com que o cliente se sinta bem atendido e, muitas vezes, o empreendedor consegue incluir outros itens ou serviços na mesma venda”, ressalta Emílio.

3. Fique de olho nas oportunidades de negócio

Um estudo da Associação Comercial de São Paulo indica que o consumidor procura bens duráveis que tendem a custar um pouco mais. Ofereça descontos especiais para esses produtos.

4. Saiba como divulgar o seu negócio

“Quem não é visto não é lembrado”. Esse ditado faz total sentido no varejo quando se tem uma loja virtual ou mesmo um negócio físico. “Por isso, é importante que seu público seja impactado o máximo possível por propagandas e informações relacionadas à sua marca”, diz o economista.

No universo digital, marque presença não só nas postagens com um texto de Natal para atrair clientes, mas também tente interagir com o seu público nos comentários, estreitando o relacionamento.

E isso vale não apenas quando você pensa no que fazer para vender no Natal, mas também após o período.

Além disso, promova parcerias com outros negócios próximos à sua loja (física) e apresente seus produtos para novos públicos.

5. Vender parcelado facilita a compra

O consumidor já realizou gastos no Natal, portanto, facilitar as vendas durante o saldão pode ser uma ótima estratégia. “Lojas que não trabalham com parcelamento ou o fazem em poucas prestações podem ter maiores ganhos se reconsiderar a alternativa”, conclui Emílio.

Após ler as dicas sobre como vender mais no Natal e continuar faturando após esse período, é hora de iniciar o seu planejamento e colocar as ações em prática. Não se esqueça de contar com as melhores soluções da Cielo para te ajudar nesse momento e nos demais!

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