O que é Business Intelligence? Entenda para que serve e como usar em seu negócio
Entender melhor sobre esse tema e quais são as suas vantagens muda uma empresa de patamar. Afinal, esse é um conhecimento que permite usar dados e informações confiáveis para tomar decisões de forma assertiva e segura.
Pensando nisso, vamos explicar o que é Business Intelligence (BI) e te ajudar a colocá-lo em prática!
Dividido nas etapas de captação, análise, compartilhamento e monitoramento de dados, o BI é uma solução que pode ajudar qualquer negócio a melhorar a performance e alcançar objetivos.
Foi-se o tempo em que empreendedores de sucesso tomavam decisões com base no “feeling” ou em qualquer outro aspecto subjetivo, apenas.
Profissionais de gestão e marketing precisam dominar o Business Intelligence como forma de otimizar a operação, apoiando-se em insights que realmente reflitam a realidade do negócio. Para saber melhor esse termo, como surgiu, como funciona e por que o BI é importante, acompanhe o texto até o fim!
Entenda o que é Business Intelligence
De forma prática, a expressão significa Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, na tradução.
O conceito de Business Intelligence pode ser resumido como um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas com o objetivo de oferecer suporte à tomada de decisões na gestão de empreendimentos de qualquer porte.
Quando falamos sobre BI, podemos dizer que é uma maneira de coletar, reunir e analisar uma diversidade de informações, transformando-as em preciosas indicações para os rumos do negócio. A partir disso, elas podem ser compartilhadas e facilmente monitoradas, permitindo a avaliação das ações em busca dos objetivos propostos.
Nesse processo todo, é utilizada uma grande quantidade de dados (por isso se fala tanto em big data hoje em dia) e outras metodologias, ferramentas, teorias, processos e aplicações de tecnologia.
Ao entender o conceito de Business Intelligence, saiba que ele pode abranger e ajudar os mais variados setores de uma empresa como operacional, financeiro, marketing e recursos humanos, entre outros. E, claro, precisa do apoio da Tecnologia da Informação (TI) para sua operacionalização.
Como surgiu o Business Intelligence?
A primeira menção ao termo de que se tem notícia está no histórico artigo “Um Sistema de Inteligência de Negócios”, escrito pelo cientista de computação alemão Hans Peter Luhn, da IBM, em 1958.
O texto visionário descreve um sistema designado para reunir e disseminar informações para diferentes departamentos de uma instituição, seja ela empresarial, científica ou organizacional.
Quando procuramos o que é Business Intelligence, Luhn o define como “a habilidade de apreender as interrelações de fatos apresentados, de forma que possam guiar ações na direção de um caminho desejado”.
É curiosa a maneira como ele argumentava, há mais de seis décadas, que a informação estava sendo gerada e utilizada em uma velocidade cada vez mais rápida, devido à evolução acelerada das atividades humanas. E que por isso, segundo ele, os métodos de comunicação da época eram totalmente inadequados para as necessidades do futuro.
A partir da década de 1960, então, o termo Business Intelligence começou a ser usado com letras maiúsculas, indicando os sistemas de compartilhamento de informações das empresas, praticamente uma pré-história do que vemos hoje.
Esses sistemas evoluíram bastante a partir dos anos 1980, com o avanço da tecnologia.
O conceito moderno de Business Intelligence foi então se formando e agora relaciona-se a tornar a análise de informações mais fácil, rápida e certeira, para orientar a tomada de decisões.
Por que o Business Intelligence é importante?
O BI foca na interpretação e análise de dados que refletem a realidade de um negócio e de seu mercado. Sem esses insights, o empreendedor pode acabar ficando só no palpite e no achismo.
Entendendo o que é Business Intelligence, você já consegue ver que ele é extremamente importante para elaborar uma estratégia e também para colocá-la em prática, monitorando os passos ao longo do caminho. Suas técnicas proporcionam descobertas importantes sobre qualquer área referente ao negócio, seja interna ou externa.
Com o BI, é possível fazer uma leitura dos cenários de forma muito mais aprofundada, levando em consideração todas as variações, o histórico e os agentes envolvidos.
Além disso, facilita a gestão empresarial e torna as informações muito mais claras para todos os envolvidos.
Vamos ver um exemplo de segmento em que BI pode ser muito útil: o e-commerce.
BI aplicado nos negócios online
As lojas virtuais formam um mercado com muito potencial de crescimento, porém extremamente competitivo e cheio de detalhes que podem fazer a diferença. Para vencer a enorme concorrência, nada como contar com uma poderosa inteligência de dados, que pode ajudar em várias frentes.
A experiência do usuário, por exemplo, é um aspecto crucial das vendas online e o BI pode indicar quantos clientes estão desistindo da compra na hora do checkout, entre outras informações. Nesse caso, é bom lembrar que a taxa média de “abandono de carrinho” no Brasil chegou a 85%, em 2022, conforme pesquisa realizada pela Opinion Box.
Imagine quão útil seria para uma loja virtual descobrir os principais motivos do abandono dos seus clientes.
E essa é apenas uma das aplicações possíveis, pois saber o que é Business Intelligence e colocá-lo em prática pode ajudar ainda na detecção de erros, no controle de despesas, no gerenciamento de informações, enfim, em objetivos diversos. Sem contar a avaliação do desempenho de diferentes setores, como marketing, logística e estoque.
Como funciona o BI?
O Business Intelligence não é apenas uma ferramenta ou uma tecnologia, mas um conceito que utiliza diversas ferramentas e softwares para alcançar seu objetivo – que é reunir, filtrar e analisar dados, transformando-os em informação útil.
Estamos falando de um processo relativamente complexo, mas que fica mais fácil de entender quando observamos por partes. Entenda melhor o que é Business Intelligence vendo suas etapas.
Coleta
A primeira parte do trabalho é a coleta dos dados, que vêm das fontes mais diversas. Números, planilhas, finanças, bancos de dados, relatórios de vendas, registros de RH, histórico de navegação dos clientes, interação nas redes sociais, enfim, tudo que tiver relação com a atividade da empresa e inteligência de mercado.
Quanto maior for o alcance da busca, melhor.
Aí começamos a ver a importância dos softwares envolvidos na tarefa, afinal, reunir tudo isso de informação já seria um trabalho descomunal para realizar manualmente – e com muito mais chances de erros.
Nesta fase, já é importante identificar qual tipo de informação é útil para o negócio ou para o projeto ou meta em questão.
Por isso, é importante fazer o estudo com um objetivo definido previamente.
Análise de dados
Para fazer a análise, é preciso definir as métricas que serão utilizadas e saber como empregar os diferentes indicadores.
As métricas podem ser as mais variadas possíveis, estabelecidas de acordo com o contexto de cada negócio (você pode definir isso após entender o que é BI e avaliar todas criteriosamente, já que ele lida justamente com a inteligência empresarial).
Alguns exemplos de métricas são:
- taxa de conversão;
- produtividade;
- satisfação do cliente;
- tempo médio de atendimento, resposta e manutenção;
- número de contratações.
Enfim, as possibilidades são amplas. Nesta fase do trabalho de BI, é feita ainda a organização do material, que precisa ficar disposto de forma visível e compreensível para os envolvidos.
Compartilhamento
Com as informações reunidas, filtradas, organizadas e analisadas de acordo com as métricas relativas ao negócio, chegou a hora de compartilhá-las. Cada tipo de dado interessa a um “público” dentro da empresa. Então, os relatórios específicos são montados e enviados aos responsáveis.
Assim, colaboradores e gestores podem tomar conhecimento das situações e ter conversas com o intuito de agir em cima das informações.
Monitoramento
As descobertas precisam ser mensuráveis, de forma que permitam o acompanhamento ao longo do tempo. O monitoramento é crucial para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos.
Quais são os benefícios do BI para os negócios?
Depois de ler até aqui e entender o que é Business Intelligence, você já tem uma boa ideia sobre as razões para usar o BI.
E para não deixar dúvidas, veja algumas das principais vantagens do Business Intelligence para negócios.
Melhora a experiência do cliente
Com um conhecimento claro de quem o seu cliente é, você pode caprichar na “customer experience”.
Afinal, com Inteligência Empresarial, você poderá agir baseado em dados concretos do relacionamento entre vocês, como histórico de navegação nas páginas (no caso de um e-commerce), comportamento de compra, motivos de abandono do carrinho, enfim, gostos e necessidades em geral.
Otimiza as ações de marketing e reduz o custo de aquisição
Sabendo o que é BI e onde mirar, você pode otimizar suas ações de marketing, planejando-as de forma muito mais certeira.
Afinal, os dados mostram de onde os clientes estão vindo e geram bons insights de como alcançar mais deles, o que diminuiu o custo de aquisição.
Eleva as vendas e o ticket médio
Ao conhecer os clientes e investir em melhorar a experiência deles, além de diminuir o custo para alcançá-los, o resultado só pode ser o aumento nas vendas. Além disso, é possível elevar outro indicador importante, o ticket médio, já que os pedidos poderão ser de valores mais altos.
Como mudar a cultura e implementar uma gestão por dados?
Para mudar uma cultura empresarial, não adianta apenas saber o que é Business Intelligence, é necessário ser intencional, dar o exemplo (no caso dos líderes em relação aos colaboradores) e ter consistência, ou seja, manter-se fiel ao plano ao longo do caminho.
As coisas começam a ficar mais naturais quando as pessoas veem os resultados das mudanças e percebem os benefícios. É o que você pode fazer na sua equipe ao implementar uma gestão por dados com base na inteligência empresarial.
Nessa estratégia, vale contratar especialistas em Business Intelligence e também dar liberdade aos colaboradores que vão fazer esse trabalho de forma interna.
Então, passe a pautar as suas decisões no que os dados mostram. Para isso, a Cielo pode ser sua parceira!
Oferecemos produtos como o Cielo Farol, que disponibiliza uma extensa inteligência de mercado ao seu negócio.
E então, gostou de entender o que é Business Intelligence e como pode ser vantajoso para o seu empreendimento?
Aproveite também para conferir outros conteúdos como este em nosso blog e seguir aprendendo sobre técnicas e ferramentas para levar seu negócio ao sucesso que deseja.